segunda-feira, agosto 04, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

NACIONAL

 

Projeção de inflação recua depois de 18 semanas de alta

 

 Brasília - A projeção de analistas de mercado para a inflação oficial, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) recuou depois de 18 semanas de aumentos consecutivos, mas continua acima do limite superior da meta para o ano.

 

De acordo com o boletim Focus, publicação semanal do Banco Central elaborada com base em consultas a analistas de mercado sobre os principais indicadores da economia, a projeção para o IPCA ao final deste ano passou de 6,58% para 6,54%. Para 2009, foi mantida a estimativa de 5%. O centro da meta de inflação para este ano e para 2009 é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, o limite superior é de 6,5%.

 

Os analistas de mercado também reduziram as projeções para os demais índices de inflação neste ano. A expectativa para o Índice de Preços ao Consumidor, medido pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (IPC-Fipe), passou de 6,69% para 6,53%, em 2008.

 

No mercado atacadista, a expectativa dos analistas para o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI) caiu de 12,18% para 12,13%. No caso do Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a estimativa passou de 12,04% para 12%.

 

A projeção para os preços administrados também caiu e passou de 3,81% para 3,80%. Para o próximo ano, os analistas estimam aumento de 5,09%, 0,05 ponto percentual a mais do que na semana passada (5,04%).

 

 

Para 2009, a projeção para o IGP-DI passou de 5,37% para 5,40% e para o IGP-M permaneceu 5,50%. No caso do IPC-Fipe, a estimativa subiu de 4,55% para 4,61%.

 

4 de Agosto de 2008 - 11h20 - Última modificação em 4 de Agosto de 2008 - 11h54

 

 

Ministério da Justiça prorroga permanência da Força Nacional na Raposa Serra do Sol

 

 

 Brasília - O Ministério da Justiça prorrogou por 90 dias o prazo de atuação da Força Nacional de Segurança na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima.

 

De acordo com a Portaria n.º 1.414, publicada na edição de hoje (4) do Diário Oficial da União, o período deve ser contado a partir de 22 de julho e pode ainda ser prorrogado outras vezes. Os agentes da Força Nacional estão no estado desde o acirramento dos conflitos entre Índios e produtores de arroz, em maio, em função da demarcação da área.

 

 

A decisão levou em conta as operações desenvolvidas pelo Departamento de Polícia Federal, por determinação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no estado de Roraima, além de um pedido da própria PF.

 

Lula acredita na retomada de discussões da Rodada Doha

 

 Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse hoje (4), em seu programa semanal de rádio Café com o Presidente, que ainda acredita na possibilidade de uma retomada das discussões da Rodada de Doha. Para ele, houve dificuldades e foi necessário parar para repensar em como continuar.

 

"É preciso que nós tenhamos coragem de dar uma resposta: o que é que nós queremos de paz no mundo? O que nós queremos de combate ao terrorismo no mundo? como é que nós queremos tratar a questão da migração? Porque tudo isso está ligado à possibilidade do desenvolvimento dos países", defendeu Lula.

 

O presidente lembrou que a crise dos alimentos poderia não estar acontecendo se Estados Unidos e Europa atendessem ao pedido dos países em desenvolvimento para que reduzissem os subsídios agrícolas. Mesmo assim, Lula acredita que ainda há a possibilidade de negociar.

 

"No sábado, falei com o presidente Bush e fui muito claro dizendo para o Bush que não era possível que dois países importantes como Estados Unidos e Índia, que estão negociando um acordo nuclear, não tenham condições de fazer um acordo na questão de alimentos, porque é muito pouco o que tem de diferença entre eles", afirmou.

 

Lula voltou a afirmar que tratará sobre a retomada da Rodada com o presidente chinês, Hu Jintao, e com o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. Ele irá à China nesta sexta-feira (8), onde participará da abertura da Olimpíada de Pequim.

 

CIDADANIA

 

Trabalhadores da construção civil vivenciam ações de cidadania

 

A 2ª edição do Dia Nacional da Construção Social, promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia – Sinduscon-BA e pelo Sesi-Bahia, reuniu no último sábado (2), no Sesi-Itapagipe, na Cidade Baixa, trabalhadores do setor da construção civil, que foram beneficiados, gratuitamente, com diversas ações de saúde, lazer e cidadania.

 

Participaram da ação, comandada nacionalmente pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), 18 estados e mais o Distrito Federal. Entre os benefícios, foram prestados serviços de emissão de documentos, avaliações de saúde, além de atividades culturais e esportivas. Os organizadores do evento calculam que, apenas na Bahia, cerca de seis mil atendimentos tenham sido realizados para os trabalhadores e seus familiares.

 

Cidadania - Dentro desta política de desenvolvimento social, a construtora baiana, Sertenge, uma das empresas que apoiaram o evento, busca, dentro de suas ações  internas, motivar atitudes que valorizem e potencializem o exercício de cidadania entre seus funcionários. Buscando esta mobilização interna no engajamento social voluntário, a empresa está promovendo a 1ª Campanha Cultural de Arrecadação de Livros, que serão doados às escolas escolhidas pelos colaboradores.

 

Alguns dos serviços oferecidos no Dia Nacional da Construção Social foram inclusive, incluídos nas ações internas promovidas pela construtora. "A Sertenge tem levado ao canteiro de obra, o programa SESI Indústria Saudável. Quando são realizadas durante três dias, em cada obra, atividades voltadas à saúde do trabalhador, como exames de glicemia, massa corpórea, saúde bucal, palestras sobre DST's, entre outras ações", diz Alessando Barreto, coordenador do Sistema de Gestão Integrado (SGI), da construtora Sertenge.

 

Em parceria com o SENAI, a empresa oferece cursos de aperfeiçoamento profissional para os colaboradores, como pedreiros e operários, das obras em construção. Além dos cursos profissionalizantes, a empresa conta com um programa de alfabetização no canteiro de obras, realizado em parceria com o SESI. Alessandro Barreto relata que o programa já atendeu diversas turmas e atualmente conta com 130 funcionários matriculados.

 

Estendendo suas ações de responsabilidade para além do canteiro de obras, a construtora baiana firmou parceria com o Centro Desportivo e Profissionalizante do Boiadeiro (CEDEP) que busca criar oportunidade de qualificação profissional e desenvolvimento humano a jovens de baixa renda para atuarem no setor da construção civil como auxiliares de pedreiro, eletricista, encanador e pintor. São adolescentes e jovens residentes nas comunidades de Novos Alagados, Alagados, Paraíso Azul I e II (Costa Azul), Recanto Feliz, Moradas da Lagoa e entorno (Fazenda Coutos). Essa parceria consiste na contratação de alunos que concluem o curso.

 

Um dos empreendimentos que estão sendo construídos pela Sertenge, o Vivai Imbuí, conta com o Programa Escola de Fábrica, juntamente com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE) e o Ministério da Educação (MEC). "Com a implantação deste programa, teremos a qualificação de 20 jovens residentes no bairro, no curso de Formação Inicial Polivalente em Construção Civil Pedreiro e Pintor", descreve Alessandro Barreto.

 

 

ESPORTE

 

Central conquista título da Copa do Sertão

 

 

 

A seleção de Central conquistou o título da Copa do Sertão ao derrotar o time de Ibipeba por 3 a 2. Cerca de 5 mil pessoas presenciaram a final, realizada no sábado (2), no Estádio Almir Ribeiro Maciel, no município de Central.

 

A primeira edição da Copa do Sertão, promovida pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), com apoio da Federação Baiana de Futebol (FBF), envolveu 16 municípios da microrregião de Irecê e teve como principal objetivo vencer as barreiras da extensão estadual e revelar novos valores para o futebol baiano.

______________________________________________________________________