sábado, agosto 02, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

NACIONAL

 

Governo manterá estímulo ao crescimento econômico

 

 São Paulo - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai manter as linhas de crédito com taxas de juros mais moderadas voltadas à indústria de infra-estrutura e à indústria de base. A garantia foi dada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, a executivos da Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib). Ele também sugeriu aos empresários que captem recursos no mercado de capitais.

 

Em entrevista à imprensa logo após o encontro, na sede da Abdib, em São Paulo , Mantega procurou afastar o temor de um eventual desaquecimento interno por causa do ajuste da política monetária e fiscal adotado para conter a inflação. "A economia está caminhando para um patamar adequado".

 

Ao se referir aos investimentos em infra-estrutura, o ministro informou que não estão previstas mudanças no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que deverá ser cumprida a meta do setor de investir nos próximos dois anos, algo superior a R$ 100 bilhões.

 

Ele destacou que o crescimento da economia brasileira será "menos robusto" do que o do ano passado. "Não dá para ter 5,5% ou 6%, mas dá para alcançarmos entre 4,5% e 5%", projetou ele, acrescentando que" o país continua na rota do crescimento sustentado".

 

Na avaliação de Mantega, é um crescimento vigoroso. Fazendo uma analogia com o resto do mundo, ele afirmou que o Brasil tem vantagens competitivas em relação a vários países que convivem "com inflação alta e crescimento baixo". No Brasil, assinalou, a inflação está moderada.

 

Mantega disse que "o pior já passou no campo da inflação" e comemorou o fato de, nos últimos dias, terem sido anunciados índices inflacionários em desaceleração, como, por exemplo, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe)-; o Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) e o Índice de Preços ao Consumidor- Semanal (IPC-S), da Fundação Getulio Vargas (FGV. Este último foi divulgado hoje e aponta que a taxa fechou o mês de julho em 0,53%, 0,14 ponto percentual abaixo da terceira prévia do mês.

 

 

Estiagem começa a castigar gado apreendido pelo Ibama em estação ecológica no Pará

 

Terra do Meio (PA) - Gado apreendido na fazenda Lourilândia durante a Operação Boi Pirata, do Ibama. O rebanho de 3.146 cabeças vai a leilão pela quarta vez na próxima terça-feira (5) 

São Félix do Xingu (Pará) - O gado apreendido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais  Renováveis (Ibama) na Fazenda Lourilândia, na Estação Ecológica da Terra do Meio, no Pará, já começa a sentir os efeitos da estiagem e de falta de manejo, como a separação de acordo com a idade e características físicas do animal para colocá-lo nos pastos adequados as suas necessidades de alimentação.

 

Outro fator que causa a perda de peso é a concentração de  todo o rebanho nas pastagens ao redor da sede da propriedade. O adensamento de gado no local esgotou rapidamente a pastagem e, na falta do capim, as reses comem folhas. "Algumas delas são tóxicas", informou o coordenador da Operação Boi Pirata, do Ibama, Weber Rodrigues Alves.

 

"Algumas das reses foram mortas por erva tóxica, a Vick – ela tem esse nome porque a folha macerada tem cheiro da pomada Vick Vaporub", explicou o chefe do Ibama  aos enviados da Agência Brasil e da Rádio Nacional à  Estação Ecológica da Terra do Meio.

 

A equipe de repórteres visitou três dos dez pastos da fazenda. Num deles, avistou uma concentração de urubus.  No local também havia duas carcaças de animais, que o chefe do Ibama ainda não tinha conhecimento.

 

TEMPO

 

Agosto marca início de períodos de queimadas na Bahia

 

Em agosto inicia o período do ano mais propenso à ocorrência de focos de queimadas na Bahia e o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Cemba/INGÁ), alerta para os riscos nas regiões Oeste, São Francisco e Norte do Estado. O Cemba orienta para que as pessoas evitem ações que podem dar início a um incêndio, como as tradicionais queimadas para o preparo do solo para plantio e jogar pontas de cigarros nas margens das estradas.

"O período chuvoso acabou em abril. A vegetação seca e a baixa umidade o ar é uma combinação que oferece perigo", explica o meteorologista do Cemba/INGÁ, Heráclio Alves. Com temperaturas em elevação e umidade relativa do ar baixa, os locais onde há maiores riscos de ocorrência de focos de queimadas são os municípios do Extremo Oeste, a exemplo de Luiz Eduardo Magalhães, São Desidério, Correntina e Formosa do Rio Preto.

Para este final de semana, a umidade relativa do ar deve oscilar entre 30 e 50% nessas regiões, as temperaturas mínimas variam de 13 a 17 ºC e as máximas de 27 a 31°C. Esse panorama é provocado por uma intensa massa de ar seco centrada nas Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte das Regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Para Salvador e Região Metropolitana, a previsão do CEMBA / INGÁ é que haja uma diminuição das chuvas, já que o período das precipitações mais significativas se encerra com o mês de julho. Para este final de semana, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Estas chuvas serão mais freqüentes à noite e nas primeiras horas da manhã. Já o frio deve continuar, mas com menor intensidade do que na semana passada, quando, no dia 25, os termômetros registraram mínimas de 17ºC na capital baiana. Para os amanhã (01/08), sábado (2) e domingo (3), as temperaturas devem variar entre 19°C (mínima) e 29°C (máxima).

Os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico continuam influenciando as condições do tempo em toda a faixa centro-leste da Bahia. Com isso, a previsão para as regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul do Estado é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. As mínimas previstas para essas regiões deverão variar entre 16 e 19°C e as máximas entre 28 e 30°C.

As menores temperaturas do Estado deverão ser registradas nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde as mínimas deverão variar entre 11 e 16°C e as máximas entre 26 e 28°C. Nessas regiões a previsão é de céu parcialmente nublado a claro com chuvas fracas em áreas isoladas.

 

CIDADE

 

Obras em Nova Esperança beneficiarão mais de 2 mil famílias

 

 

 

Mais de 200 pessoas moradoras da Comunidade Nova Esperança participaram, nesta quinta-feira (31), de reunião com dirigentes e técnicos da Conder que explicaram as intervenções já em andamento na área do antigo Barro Duro para assegurar melhores condições de vida à população local.

 

As intervenções que vão mudar o aspecto de toda a área habitada pela Comunidade Nova Esperança  começaram pelo esgotamento sanitário. As obras incluem, ainda, a implantação de rede de abastecimento de água, drenagem, pavimentação, sistema viário, recuperação da mata ciliar, construção de 475 unidades habitacionais e melhorias em outras 776, construção de 330 unidades sanitárias, além de  equipamentos comunitários como quadras polivalentes, centro de convivência, campo de futebol, quiosque e passarelas.

 

Todas as intervenções asseguradas vão beneficiar, diretamente, 2.190 famílias, que formam, há 30 anos, a comunidade nascida da ocupação do chamado Barro Duro. Nestas intervenções serão investidos recursos de R$ 38.993.70,40, oriundos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), via Ministério das Cidades e do tesouro estadual.

 

EDUCAÇÃO

 

Estudantes começam  maratona de estudos para Enem

 

 

 

Os estudantes do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães começam neste sábado uma maratona de estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até o dia 31 de agosto, quando será realizada a avaliação nacional, eles trocarão o lazer dos finais de semana pelos estudos, participando de curso preparatório. Até lá, terão aulas também aos sábados e domingos, das 8h às 17h.

 

Ao todo serão oitos encontros e mais um aulão e um simulado na véspera da avaliação. Durante as 72h de aula, os estudantes receberão reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa, Redação, Literatura, Geografia, História, Matemática, Biologia, Química e Física. O colégio atende a 2.601 alunos do Ensino Médio, distribuídos nos três turnos. Para o curso preparatório foram disponibilizadas 500 vagas.

 

 

 

 

SAÚDE

 

Unidade de otorrinolaringologia do Santa Izabel atenderá pelo Planserv

 

 

 

Os funcionários públicos do Estado que possuem Planserv já têm garantido o atendimento de urgência e emergência especializado em otorrinolaringologia no Hospital Santa Izabel, que fica no bairro de Nazaré, em Salvador. A Unidade de Otorrinolaringologia Nilvano Andrade, inaugurada hoje (31), durante as comemorações dos 115 anos do hospital, é a única da Bahia com atendimento 24 horas especializado em doenças do ouvido, nariz, faringe e laringe.

 

Na unidade, o atendimento eletivo (consultas e exames com hora marcada) será feito em quatro consultórios e em salas equipadas com máquinas modernas para diagnóstico e tratamento das patologias, como o audiômetro, que mede a capacidade auditiva do paciente. Também serão realizados os exames laringoscopia direta, videolaringoscopia e videonasofibroscopia, além de serviços como retirada de corpo estranho e tratamento de epistaxes.

 

 

 

Exposição

 

Carros antigos ocupa corredores do Shopping Iguatemi

 

 

 

O Shopping Iguatemi programou para o Dia dos Pais uma exposição de carros antigos. Dentre os 15 modelos que estarão expostos, figuram raridades como um Chevrolet Master 38, Mustangs - um deles conversível -, Aerowillys e a famosa pick-up Marta Rocha, assim chamada em homenagem à baiana vencedora do Miss Brasil 1954.

 

 

 

Essas pérolas do automobilismo, cedidas por associados do Veteran Car Clube do Brasil – BA, estarão dispostas nas praças Dorival Caymmi e Dodô e Osmar, no 2º piso, além de outros pontos do 3º piso do shopping, entre os dias 3 e 24/08.

 

 

 

 

 

SAÚDE

 

Unidade de otorrinolaringologia do Santa Izabel atenderá pelo Planserv

 

 

 

Os funcionários públicos do Estado que possuem Planserv já têm garantido o atendimento de urgência e emergência especializado em otorrinolaringologia no Hospital Santa Izabel, que fica no bairro de Nazaré, em Salvador. A Unidade de Otorrinolaringologia Nilvano Andrade, inaugurada hoje (31), durante as comemorações dos 115 anos do hospital, é a única da Bahia com atendimento 24 horas especializado em doenças do ouvido, nariz, faringe e laringe.

 

Na unidade, o atendimento eletivo (consultas e exames com hora marcada) será feito em quatro consultórios e em salas equipadas com máquinas modernas para diagnóstico e tratamento das patologias, como o audiômetro, que mede a capacidade auditiva do paciente. Também serão realizados os exames laringoscopia direta, videolaringoscopia e videonasofibroscopia, além de serviços como retirada de corpo estranho e tratamento de epistaxes.

 

 

 

Exposição

 

Carros antigos ocupa corredores do Shopping Iguatemi

 

 

 

O Shopping Iguatemi programou para o Dia dos Pais uma exposição de carros antigos. Dentre os 15 modelos que estarão expostos, figuram raridades como um Chevrolet Master 38, Mustangs - um deles conversível -, Aerowillys e a famosa pick-up Marta Rocha, assim chamada em homenagem à baiana vencedora do Miss Brasil 1954.

 

 

 

Essas pérolas do automobilismo, cedidas por associados do Veteran Car Clube do Brasil – BA, estarão dispostas nas praças Dorival Caymmi e Dodô e Osmar, no 2º piso, além de outros pontos do 3º piso do shopping, entre os dias 3 e 24/08.

 

 

 

 

______________________________________________________________________

1 Comments:

At 2:19 PM, Blogger Jamile Gonçalves said...

Uhm...
Fico feliz por saber que existe vida intligente na web. Cada vez que vejo blogs úteis como o seu me vem a certeza de que não é inútil o meu hobby.
Abraços

 

Postar um comentário

<< Home