domingo, agosto 10, 2008


NOTÍCIA DO MOMENTO

MANCHETE

 

Vitória massacre o Vasco

 

O Vasco trocou de técnico, mas o futebol apresentado pela equipe continua deixando os torcedores de cabelos em pé. Neste domingo, na estréia de Tita, substituto de Antônio Lopes, o time foi totalmente envolvido pelo Vitória e deixou o Barradão amargando a terceira derrota consecutiva no Brasileirão: 5 a 0.

 

Apenas o veterano Edmundo mostrou lucidez e, em dois momentos, levou perigo à meta defendida pelo colombiano Viáfara. O Vitória, por sua vez, apresentou um futebol de toques rápidos e não teve dificuldades para construir a goleada, com gols de Dinei e Ramon no primeiro tempo, Leandro Domingues, Jackson e Adriano no segundo.

 

Os três pontos levaram o rubro-negro baiano de volta à quinta posição na tabela, com 32 pontos, mesmo número do Coritiba e um atrás do São Paulo, último integrante do G-4, com 33. O Vasco, por sua vez, segue ameaçado pelo fantasma do rebaixamento, com 19 pontos.

 

O Vitória volta a campo no próximo sábado para encarar uma parada indigesta: o Cruzeiro, postulante ao título da temporada, às 18h20, no Mineirão. O Vasco atua apenas no domingo, às 16 horas, diante do Internacional, em São Januário.

 

PEQUIM

 

 

Ginástica artística consegue feito inédito

 

As meninas da ginástica artística brasileira garantiram neste domingo mais um importante resultado. Em apresentação sem grandes riscos, Jade Barbosa, Daniele Hypólito, Daiane dos Santos, Laís Souza, Ana Cláudia Silva e Ethiene Franco asseguraram o conjunto comandado por Oleg Ostapenko na final geral da modalidade nos Jogos Olímpicos de Pequim.

 

Essa foi a primeira vez que o Brasil chegou a uma Olimpíada para participar da prova por equipes e já alcançou a final.

 

A equipe do Brasil se colocou entre as oito melhores classificadas já a partir do segundo aparelho, o salto sobre o cavalo, atrás apenas de China, Rússia e EUA. O desempenho na trave, que fechava a participação brasileira, acabou sendo prejudicado pelas quedas de Laís, Daniele e Jade. No entanto, mesmo assim, o sexteto conquistou um sétimo lugar e avançou para a final geral, ao lado de China, Rússia, EUA, Romênia, Austrália, França e Japão.

 

De quebra, Jade Barbosa e Daiane dos Santos ainda conquistaram vagas para finais individuais da modalidade. A carioca, de apenas 17 anos, fez uma exibição de gala no salto sobre o cavalo e faturou o sétimo lugar na eliminatória, com média 15,050 nos dois saltos. Já Daiane voltou à final olímpica do solo, graças à nota 15,275 que deu a ela o quinto lugar na classificação geral. Jade ainda disputará a final individual geral, já que somou 59,500 nos quatro aparelhos e garantiu a 12ª vaga.

Brasil goleia Nova Zelândia

 

O Brasil conseguiu vencer com folga o time de amadores da Nova Zelândia neste domingo. Para Ronaldinho Gaúcho 'É um dia especial', disse, após marcar um gol de falta e outro de pênalti na vitória do Brasil por 5 x 0.

 

"Por tudo o que aconteceu, pela atuação, pela classificação, por tudo mesmo. O ambiente aqui também é um dos melhores que encontrei, e isso ajuda demais", acrescentou ele, segundo o site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

 

Ronaldinho, de 28 anos, foi incluído como um dos jogadores acima de 23 anos na seleção brasileira numa tentativa do técnico Dunga de reerguer sua carreira.

 

O atacante, recentemente contratado pelo Milan, mal jogou pelo Barcelona na segunda metade da última temporada por estar fora de forma e sofrer com diversas contusões.

 

Muitos especularam se ele havia perdido a motivação e se seria capaz de voltar ao seu melhor.

 

Ronaldinho foi abraçado pelos companheiros. "O Ronaldinho merece, ele é um craque e uma grande pessoa", declarou o volante Lucas.

 

 

INTERNACIONAL

 

Presidente do Paraguai toma posse esta semana com intenção de revisar tarifas de Itaipu

 

 A revisão do preço pago pelo Brasil ao Paraguai pela energia da Usina Hidrelétrica de Itaipu deverá ser discutida entre os presidentes dos dois países na próxima semana. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve participar da cerimônia de posse do presidente eleito do Paraguai, Fernando Lugo, marcada para sexta-feira (15).

 

 

A alteração do Tratado de Itaipu foi um dos principais temas de campanha de Lugo. Para ele, o preço negociado deve levar em conta os valores praticados no mercado. O Brasil paga atualmente US$ 45,31 pelo megawatt-hora de Itaipu ao Paraguai.

 

Pelo Tratado de Itaipu, cada um dos dois países tem direito a usar 50% da energia gerada pela usina, mas como a demanda do Paraguai é menor (apenas 5% do que teria direito), o país vende o restante ao Brasil. A usina tem 14 mil megawatts de potência instalada e atende a 19% da energia consumida no Brasil e a 91% do consumo paraguaio.

 

Recentemente, em entrevista à BBC Brasil, Lugo disse que pretende esgotar todas as instâncias de diálogo com o Brasil. Segundo ele, o governo paraguaio já apresentou suas reclamações a técnicos e assessores de política internacional do Brasil. Em maio, Lula se reuniu com Lugo no Paraguai, mas, oficialmente, a revisão das tarifas não foi tratada no encontro.

 

NACIONAL

 

Tarso avalia amanhã necessidade de reforço federal na campanha eleitoral no Rio

 

 Rio de Janeiro - O ministro da Justiça, Tarso Genro, antecipou que discutirá amanhã (11) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio, desembargador Roberto Wider, formas de garantir a segurança no estado durante a campanha eleitoral, que vai até outubro.

 

 

"Na reunião de amanhã, vamos avaliar quais são as necessidades que daqui para diante podemos suprir para que o processo eleitoral tenha estabilidade e normalidade no estado", disse o ministro, em entrevista à imprensa. Ele negou que o TRE vá pedir o envio de forças federais ao estado para reforçar a segurança no período. Segundo ele, apesar dos problemas no Rio, a Polícia Federal e as instituições de segurança estaduais têm condições de manter a ordem.

 

 

"A situação é delicada, mas não está fora de controle. E o trabalho de inteligência que os órgãos do estado e da União já vinham fazendo dão condições para que os cidadãos dessa região não sejam afetados."

 

 

No encontro de amanhã, a Polícia Federal deve apresentar investigações que apuram atos de intimidação de milícias e de traficantes contra candidatos. Há indícios de que os criminosos e milicianos querem impor os candidatos de sua preferência aos eleitores, inclusive impedindo o trabalho da imprensa nas comunidades.

 

 

 

Recadastramento de pensionistas é prorrogado

 

 

 

Foi prorrogado até o dia 20 de agosto o prazo para recadastramento de pensionistas do Estado. Cerca de 700 pessoas ainda não atualizaram os dados junto ao Sistema Integrado de Recursos Humanos do Estado (SIRH).

 

O recadastramento dos pensionistas é cíclico e deve ser realizado no mês de aniversário do servidor falecido, do qual o beneficiário é dependente.

 

Nessa etapa foram convocados dependentes de servidores falecidos que aniversariavam nos meses de abril, maio, junho e julho.

 

O não comparecimento resulta na suspensão do benefício. Mais informações no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), pelos telefones (71) 3115-1607 e (71) 3115-3102, ou através do e-mail suprevatende@saeb.ba.gov.br.

 

CIDADE

 

 

Procon constata 63% dos ônibus da empresa Praia Grande sem câmeras

 

 

 

Após rigorosa fiscalização que durou cinco horas, na madrugada desta sexta-feira (8), a Superintendência de Apoio e Proteção ao Consumidor (Procon), da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), constatou que 63,29% dos 158 ônibus vistoriados na garagem da Praia Grande Transportes Ltda, na Suburbana, não possuem câmera de vídeo. A empresa é a terceira colocada em número de assaltos registrados na polícia.

 

A superintendente do Procon, Cristiana Santos, ponderou que é entendimento da secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Marília Muricy, que a queda dos indicadores de violência e criminalidade só será alcançada com a articulação de ações por parte do governo, da sociedade e do empresariado, papel que vem sendo desempenhado pela SJCDH por meio de toda a sua estrutura.

 

Segundo Cristiana, "o decreto municipal 17.376/07, acertadamente, atribuiu aos empresários a obrigação de contribuir para a solução desse grave problema que atinge a população trabalhadora de Salvador, que ganha seu salário com o suor do seu trabalho e perde pela ação de assaltantes. Não podemos aceitar que eles estejam se recusando a cumprir a lei, oferecendo um serviço com segurança. A instalação das câmeras, de um lado, inibe assaltos e, de outro, auxilia a polícia na identificação dos assaltantes".

 

A fiscalização também identificou nos ônibus, 46 pneus totalmente gastos, sem condições de rodar e lacrou dois ônibus que não puderam sair da garagem  -  um, porque estava com quatro dos seis pneus carecas, e o outro, com três. A superintendente exigiu a troca, mas o encarregado alegou que a empresa não tinha pneus, mão-de-obra, nem equipamentos suficientes para efetuar a substituição na madrugada, solicitando um prazo até o final da tarde para cumprir a exigência.

 

 A empresa Praia Grande possui 222 ônibus em circulação - a frota total, com a reserva, é de 239 veículos. O encarregado argumentou que os veículos da reserva já estavam substituindo outros que se encontravam em manutenção. Foi lavrado auto de constatação da existência dos pneus carecas, que tiveram o número de série anotados, e apreendidos quatro de um dos ônibus que teve os pneus substituídos na hora.

______________________________________________________________________