sexta-feira, agosto 22, 2008


ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anatel não cede a apelo de operadoras e mantém cronograma para início da portabilidade

 

 Brasília - Apesar do apelo das empresas de telefonia, a diretoria da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) decidiu hoje (22) manter o início da implementação da portabilidade numérica no dia 1º de setembro.

 

Os diretores também decidiram, por meio de circuito deliberativo, que o Grupo de Implementação da Portabilidade (GIP) deve acompanhar diariamente as dificuldades apresentadas durante os testes realizados pelas operadoras e cobrar a resolução dos problemas. A equipe de fiscalização da Anatel vai acompanhar a veracidade dos resultados dos testes de rede apresentados pelas prestadoras.

 

Na última quarta-feira (20), sete operadoras de telefonia enviaram uma carta à Anatel solicitando mudanças no cronograma da portabilidade. As empresas alegam que ainda é preciso concluir os testes antes de colocar o sistema em prática.

 

A portabilidade, que vai permitir que o usuário troque de operadora sem ter que mudar o número do telefone, passa a valer no dia 1º de setembro para as regiões com código 14 (SP), 17 (SP), 27 (ES), 37 (MG), 43 (PR), 62 (GO), 67 (MS) e 86 (PI). A previsão é que até março de 2009 o sistema já esteja disponível em todo o país.

 

 

 

GERAL

 

Turismo Étnico traz à Bahia cerca de 300 afro americanos

 

 

 

Jornalistas, intelectuais, operadores de turismo e profissionais liberais afro americanos, não param de chegar à Bahia, para participar da Festa da Irmandade da Boa Morte, que acontece de hoje até o dia 15, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano. Na madrugada de hoje, mais um grupo destes visitantes chegou a Salvador e foi recepcionado por capoeiristas, baianas e técnicos da Bahiatursa.

 

 

 

A vinda destes americanos, é resultado do trabalho que a Secretaria de Turismo e a Bahiatursa vêem realizando nos Estados Unidos, com o objetivo de incrementar o Turismo Étnico, no estado da Bahia, pontua a Diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França.

 

 

 

"É como se a gente estivesse começando um trabalho de educação com estes americanos, diz a diretora. Muitos deles nem sabiam aonde ficava o Brasil. Anteriormente existia  um forte interesse em trabalhar a Europa. E nós queremos trabalhar a nossa história, a  nossa   cultura e o nosso povo, conclui  Rosana.

 

 

 

"Existe um grande interesse do afro americano com relação à Bahia, fala Rosana. Eles possuem um alto nível intelectual e sempre buscam o conhecimento da sua origem africana, hoje mais preservada aqui em Salvador do que em muitos países da África. A Boa Morte é um bom momento com relação à religiosidade" finaliza Rosana.

 

 

 

Segundo Billy Arquimimo, Coordenador de Turismo Étnico da Secretaria de Turismo da Bahia, existe uma previsão de 300 afro americanos este ano na Festa da Boa Morte. "E este pessoal não deve visitar apenas a cidade de Cachoeira, diz Billy: eles irão provar a comida afro baiana, visitar o Pelourinho, o Centro Histórico, os  terreiros de candomblé e no sábado pela manhã, um grupo vai conhecer um pouco do trabalho realizado pelo Ilê Aiyê, que inclusive prepara uma apresentação para eles. O Ilê, que   há mais de 30 anos, luta pela  preservação da cultura africana em nosso estado, conclui Billy.

 

 

 

 

American Airlines aposta forte no mercado baiano

 

Após seu encontro com o governador Jaques Wagner e o Secretário Domingos Leonelli – quinta-feira, na governadoria - Peter Dolara, vice-presidente sênior da American Airlines para a Flórida, Caribe e América Latina, saiu entusiasmado, vislumbrando um enorme potencial de negócios com a Bahia a partir da implantação, em 3 de novembro, do novo vôo direto ligando Miami a Salvador.

 

 

 

"A American Airlines está vibrando com a possibilidade de garantir aos novos clientes deste mercado uma ampliação da oferta de vôos para o destino Brasil. Este é um país dinâmico que está crescendo bastante e a ampliação dos nossos vôos alcançarão uma oferta abrangente de negócios, lazer e cultura, de uma forma rápida, fácil e coerente", afirma o vice-presidente American Airlines. Também acompanharam a visita ao governador, Erli Rodrigues, diretor geral da American Airlines no Brasil e o diretor comercial da empresa, Dilson Verçosa,

 

 

 

Segundo os dirigentes da empresa, a American Airlines já é líder nos vôos para a América Latina partindo dos Estados Unidos. A empresa opera com 30 destinos, e 175 escalas para esse mercado. No Brasil, enquanto Belo Horizonte só tem 3 vôos por semana, Salvador  ganhou sete vôos semanais , utilizando um Boeing 767-300. "Com essas sete novas freqüências, somam 15 novos vôos internacionais por semana conquistados pelo governo Wagner desde janeiro de 2007. São 7 vôos para a Argentina, ligando Buenos Aires a Salvador, 1 vôo Paris/Salvador, e agora 7 Miami/Salvador", destaca o secretário Domingos Leonelli.

 

 

Iguatemi apóia movimento mundial

de estímulo à leitura

 

 

Cidadãos do mundo todo têm participado de um movimento cultural denominado Livro Livre, que consiste em encontrar livros "esquecidos" nos mais diversos locais, lê-los e deixá-los novamente em lugares públicos, para que outras pessoas possam usufruir de suas histórias. Essa prática, difundida nos Estados Unidos, Europa e América Latina, ganha o apoio do Shopping Iguatemi, que sediará, entre 25 a 30 de agosto, a Praça Literária - uma iniciativa do projeto Livro Livre Salvador Fazendo o Povo Pensar, criado pelo Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em parceria com a Avante - Educação e Mobilização Social, Faculdade 2 de Julho, Asa da Palavra, Fundação Gregório de Matos, Fundação Pedro Calmon, Universidade do Estado da Bahia, Proler - Salvador, Fundação João Fernandes da Cunha e bibliotecas comunitárias de Salvador.

 

 

 

Localizado na Praça Divaldo Franco, o evento irá reunir poetas, escritores, cordelistas, contadores de histórias e outros artistas baianos, além de voluntários das lojas C&A que irão desenvolver atividades de mediação de leitura para crianças e jovens durante o dia 29, das 9h às 22h. Cerca de 5 mil livros, no período de 25 a 29/08, serão "deixados" em vários pontos do shopping. Aproximadamente 120 mil pessoas circulam diariamente pelo Iguatemi e, assim, poderão ser envolvidas nessas atividades. A programação detalhada do evento será conhecida na próxima segunda-feira (25/05).

 

Regata Aratu – Maragojipe acontece neste sábado

 

Terá início neste sábado, 23, a 39ª Regata Aratu-Maragojipe. Cerca de mil participantes estarão velejando em mais de 400 embarcações, que partem da Base Naval de Aratu, com destino à cidade de Maragojipe. A cerimônia de abertura será nesta sexta-feira, 22, às 19h30, na sede do Aratu Iate Clube.

 

A raia de largada da competição fica entre o farolete da Base Naval de Aratu e a Ilha de Maré, marcando um percurso pelo mar por cerca de 15 milhas, atravessando a Baía de Todos os Santos, para seguir pelo Rio Paraguaçu por mais 16 milhas, em um trajeto até a cidade de Maragojipe. A competição náutica é direcionada a veleiros de oceano, distribuídos em 20 classes, além de saveiros, escunas e barcos de pequeno porte.

 

Amanhã, 23,  a Secretaria de Turismo e Bahiatursa oferecerão uma recepção no pier de Maragojipe, aos velejadores com distribuição de folheteria por duas baianas. O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, estará presente.

 

A premiação será realizada em 30 de agosto, na sede do Aratu Iate Clube a partir das 16h, com a entrega de troféus e uma festa ao som da Banda Estakazero e Anônimos.

 

 

6º Núcleo de ginástica rítmica

A Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) vai implantar, na próxima quinta-feira, dia 28, no Centro Municipal de Educação Infantil Adalgisia Souza Pinto, no Largo da Lapinha, o 6º Núcleo de Ginástica Rítmica da rede municipal de ensino. As atividades ocorrem duas vezes por semana, nos turnos opostos aos das aulas, ministradas por professores de educação física especializados. Serão atendidas 40 meninas com idade entre seis e 10 anos. O projeto teve início no ano passado como uma atividade do Programa de Educação Esportiva, desenvolvido pela secretaria e que atende atualmente 400 estudantes da rede municipal, contando com a parceria do centro de Ginástica Olímpica e Rítmica da Bahia (Gorba).

 

 

Festival de ginástica rítmica

Em setembro, a Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC) vai promover o 2º Festival Municipal de Ginástica Rítmica, com a participação das alunas inscritas no projeto, que reúne prática esportiva e educação. O evento está previsto para ocorrer no dia 27, no ginásio de esportes do Colégio Salesiano. Atualmente, o projeto de Ginástica Rítmica da rede municipal de ensino atende a 400 crianças. Os primeiros núcleos foram instalados nas unidades educacionais Ricardo Pereira, no bairro de Cajazeiras, Escola Comunitária de Bom Juá, em Bom Juá e na Escola Municipal Senhor do Bonfim, de Pernambués. Os outros dois núcleos estão localizados na Escola Municipal Hildete Bahia de Souza, em Pernambués, e no Centro Social Mangueira, no bairro de Massaranduba.

 

 

Vivendo melhor

Começaram ontem (dia 21), os trabalhos de limpeza das encostas que cercam a Vila Viver Melhor, no Engenho Velho de Brotas. A limpeza do conjunto está sendo realizada pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), cujos operários também estão retirando o mato das calçadas, das escadarias de acesso além da varrição das ruas.  As ações foram solicitadas pela Administração Regional de Brotas (AR-V). Após a limpeza, o Banho de Luz, a cargo da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), com a troca das atuais lâmpadas de 70 watts por outras de 100 watts. O intuito é dar mais segurança no local com o aumento da claridade. A rotatória também será limpa e pintada pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal). A Superintendência de Manutenção e Conservação da Cidade (Sumac) está na área fazendo a limpeza das caixas de sarjeta e poços de visita da rede de microdrenagem, para melhorar o escoamento da água para, em seguida, promover a Operação Tapa-buraco.   

 

Vagas do Simm

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm) oferece para esta sexta-feira, dia 22, em Salvador, vagas para mecânico eletricista de automóveis, diretor de auto-escola, encarregado de bar e restaurante, caldeireiro de manutenção, atendente de consultório dentário, ajudante de padeiro, operador de grua de obra, polidor de mármore e granito, auxiliar de administração, ajudante de cabista, técnico eletrônico, auxiliar contábil, mecânico de refrigeração, eletricista, ajudante de carga e descarga, encarregado de manutenção, médico do trabalho, promotor de vendas e consultor de vendas. Os interessados devem à seleção de uma das vagas disponíveis devem comparecer à sede do Simm, na Rua Miguel Calmon, 382, Comércio, das 8 às 17 horas. Levar Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. Mais informações: www.simm.salvador.ba.gov.br

 

 

Ações de saúde

Hoje (22), o Serviço Social do Comércio (Sesc) participa da Feira de Saúde da Administração Regional de Brotas (AR-V), levando instruções às crianças e adultos sobre a escovação dentária adequada, e ainda faz a aplicação de flúor e distribuição de escovas de dente. A Escola de Nutrição da UFB está no local, orientando a população sobre formas adequadas de nutrição. Já o Distrito Sanitário de Brotas está realizando a vacinação contra rubéola, exame de glicemia e aferição da pressão arterial para acompanhamento da hipertensão. As pessoas que desejarem tirar a Carteira de Identidade original ou segunda via podem procurar o estande da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no mesmo local.

 

 

Parceria Codesal

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) solicitou à Secretaria Nacional de Defesa Civil, uma parceria para a implantação de quatro estações meteorológicas em Salvador. O objetivo é ampliar o monitoramento da chuva na capital baiana. Seguindo o conceito nacional, a Codesal tem intensificado os trabalhos de prevenção e capacitação nas comunidades, envolvendo lideranças comunitárias nas ações educativas para facilitar inclusive o acesso dos técnicos aos locais que oferecem algum tipo de dificuldade, a exemplo da criminalidade. Técnicos do órgão estão otimistas com a parceria, que já tem como resultado a doação de mais de 45 mil itens, representando um melhor atendimento à população nos períodos emergenciais.   

 

Nova plotagem de carros

Os veículos da frota operacional da Defesa Civil de Salvador (Codesal) estão com nova plotagem. Estampadas nas cores azul, amarela e laranja, tem como objetivo, facilitar a identificação dos serviços junto à população, pois em alguns bairros os técnicos do órgão estavam tendo dificuldade em desenvolver suas atividades. Os carros da Codesal estavam sendo confundidos com os da polícia, inclusive já tendo sido alvo de ataque de bandidos. A novidade na frota foi apresentada na manhã de ontem (dia 21), no pátio do órgão, Avenida Mário Leal Ferreira (Bonocô). Durante o evento, foi assinado um convênio entre a Codesal e a Secretaria Nacional de Defesa Civil para doação de 45.132 itens entre colchões, lonas plásticas, mosquiteiros, filtros, toalhas, dentre outros equipamentos de socorro utilizados nos trabalhos do órgão.

 

 

POLÍTICA

 

Divulgação de fotos de pessoas desaparecidas

 

em contas de água e luz é proposta em sessão

 

 

Sensibilizado com o drama vivido pelas famílias que têm um ente querido desaparecido, o vereador Sidelvan Nóbrega (PRB) requereu e dirigiu uma sessão especial sexta-feira (22), na Câmara, para debater o tema "Procura e Defesa das Pessoas Desaparecidas" e propor medidas junto aos poderes constituídos no sentido de ajudar estas famílias.

 

A falta de políticas públicas para minimizar a dor de quem tem um parente desaparecido marcou a fala do vereador Sidelvan, que viu o tráfico de crianças e o comércio ilegal de órgão como fatores de desaparecimento. A divulgação das fotos dos desaparecidos, em contas de energia elétrica e de água, foi uma das propostas lançadas pelo vereador.

 

"O apoio da Coelba e da Embasa, divulgando as fotos dos desaparecidos, ajudará a encontrar estas pessoas", propôs Sidelvan, que vê a iniciativa como uma forma de atenuar o drama destas famílias e a eterna esperança de reencontrar o parente a cada novo amanhecer.

 

Para Josenilda Lima, presidente do Movimento Nacional de Busca e Apoio às Pessoas Desaparecidas Simone Pinho, "é muito difícil falar dos desaparecidos e muito mais é viver a situação de ter um desaparecido". Relatou o seu drama, ocorrido em 2000, quando sua filha desapareceu e foi morta por um matador em série.

 

Relatou como tem sido a sua luta, usando recursos próprios para manter o Movimento, e observou que as TVs Bahia e Aratu e o jornal A Tarde fazem sua parte ao divulgar as fotos de pessoas desaparecidas. "É um trabalho de formiguinha e não contamos com ajuda do governo", lamentou Josenilda.

 

Acrescentou que o Movimento precisa de uma sala, de linha telefônica, de acesso à Internet e de duas pessoas para fazer contato direto com as famílias que têm desaparecidos. Sugeriu uma lei de incentivo ao voluntariado, que, se for devidamente comprovado o serviço prestado, este poderia ganhar incentivos, como licença prêmio proporcional ao tempo de voluntariado.

 

As ações do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca) foram relatadas pelo diretor da entidade Waldemar Oliveira. A angústia das famílias de desaparecidos e a falta de apoio das secretarias de ação social foram destacadas pelo dirigente. No sentido de ampliar as buscas dos desaparecidos, sugeriu a fixação de cartazes com fotos dos desaparecidos em locais de grande movimentação, com financiamento do governo.

 

A delegada Marlene Ferreira Santos, da Polinter, disse que a polícia tem feito a sua parte ao dar apoio às famílias que prestam queixas de desaparecimento. Observou os casos interpretados erradamente como desaparecimento, quando uma pessoa sai de casa por livre iniciativa ou motivada por desentendimento.

 

O gerente do Departamento de Comunicação Institucional da Coelba, André Godim, informou que a Companhia Elétrica pretende colaborar ao divulgar as fotos dos desaparecidos nas contas.

 

Durante o debate, numa tela à frente do painel de votação, fotos de desaparecidos com os respectivos nomes eram mostradas sequencialmente. Nas galerias, familiares de desaparecidos, em sua maioria mães, acompanhavam atentamente a sessão. O silencioso drama vivido por estas mães estava representado numa rosa branca trazida por cada uma delas.

 

Também participou do debate, compondo a Mesa de Trabalho, José Jorge, representando a Associação de Proteção da Infância e da Juventude do Estado da Bahia.

 

 

Câmara homenageia médico Lúcio Ricardo

 

com Título de Cidadão de Salvador

 

 

Em uma sessão solene realizada quarta-feira, 20, à noite, no Plenário Cosme de Farias, a Câmara Municipal outorgou o Título de Cidadão da Cidade do Salvador ao médico Lúcio Ricardo de Oliveira Rodrigues. "É sempre um privilégio e satisfação, para mim, celebrar momentos como este que agora vivenciamos, pois são oportunidades que temos de reconhecer a valorosa contribuição de pessoas notáveis de nossa Bahia", disse o vereador Valdenor Cardoso (PTC), presidente da Câmara e autor da resolução.

 

Nascido em Caetité, em pleno sertão da Bahia, dia 10 de janeiro de 1964, desde cedo Lúcio tomou gosto pelo estudo e, ainda nos primeiros anos de colégio, decidiu que seria médico. Estimulado pelos pais, José Rodrigues Pereira e Adosaíde Fagundes Oliveira, que definiram como prioridade em suas vidas proporcionar todas as condições necessárias para que os filhos chegassem à universidade, Lúcio veio para Salvador, onde se formou em medicina aos 23 anos, pela Escola Bahiana de Medicina. Em seguida, ingressou no Hospital Santa Izabel, para concluir sua residência médica.

 

"O convívio com os pacientes, o envolvimento com os dramas de cada um e de seus familiares aguçaram sua sensibilidade e o desejo de salvar vidas. Dizem os místicos e os poetas que o coração é o centro da emoção, da sensibilidade, do amor e da compaixão. Pessoa de extrema sensibilidade, nosso jovem médico optou pela cardiologia como sua especialidade", enfatizou Valdenor Cardoso.

 

 

Cardiologia

 

 

O homenageado afirmou que no Hospital Santa Izabel ele realizou os cursos de pós-graduação em Clínica Médica e em Cardiologia "sob a coordenação do eminente professor doutor Gilson Soares Feitosa", e obteve o Título de Especialista em Cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.

 

Em seu discurso, enfatizou que faz da medicina um verdadeiro sacerdócio. "Os que o conhecem mais intimamente são unânimes em afirmar que é um médico extremamente competente, que honra sua categoria profissional e um homem generoso e dedicado aos seus pacientes e à luta para salvar vidas humanas", frisou Valdenor Cardoso.

 

 

Campanha contra o fumo

 

 

"Não é por mero acaso que doutor Lúcio dedica-se no combate ao fumo, que causa tantos malefícios à saúde e mais de 200 mil mortes todos os anos no Brasil. A perseverança de doutor Lúcio no aconselhamento aos fumantes para que abandonem o vício tem me estimulado a amplificar minha luta pela proibição do fumo nos bares, restaurantes e recintos públicos de Salvador. Neste sentido, apresentei projeto aqui na Câmara Municipal e que já está em fase final de tramitação. Com um aliado de porte do nosso homenageado, tenho certeza de que venceremos esta batalha", falou o vereador Valdenor Cardoso.

 

Segundo ele, graças a uma brilhante atuação na área profissional marcada pela ética e lealdade e pelo vasto conhecimento adquirido no período da formação e na participação de centenas de seminários e cursos de especialização no Brasil e no exterior, e por vários trabalhos científicos apresentados, o médico Lúcio é referência em cardiologia na Bahia e respeitado em todo o Brasil.

 

 

 

Utilidade pública para Associação

 

Universitária e Cultural da Bahia

 

Projeto de autoria do vereador Cristóvão Ferreira Júnior (PDT) considera de utilidade pública municipal a Associação Universitária e Cultural da Bahia, mantenedora da Universidade Católica do Salvador (UCSal). "A entidade sem fins lucrativos, fundada em 29 de novembro de 1932, com sede e foro na cidade de Salvador, com o nome de Sociedade Bahiana de Cultura, é uma associação civil, regida pelos Estatutos e pelas instruções do Conselho Diretor da Associação", afirma o vereador.

 

Ele destaca que a associação tem como principais finalidades manter e dirigir a Universidade Católica do Salvador, assim como outras organizações de caráter cultural e social; ministrar o ensino superior, em todas as suas modalidades; estimular a investigação científica; contribuir para a formação de uma cultura superior, informada pelos princípios cristãos e pela realidade brasileira.

 

A Associação Universitária e Cultural da Bahia, segundo Cristóvão, promove o desenvolvimento da religião através de curso dentro ou fora da Universidade; promove desenvolvimento da comunidade universitária; presta assistência social, educacional e profissional aos jovens e aos adultos em geral e, especialmente, ao trabalhador, de modo a possibilitar-lhes melhores condições de vida.

 

"Esta associação luta pelo progresso material, cultural e moral do País; contribui para o desenvolvimento da solidariedade entre todas as nações do mundo, especialmente no campo cultural e social, em defesa da civilização cristã", complementou o vereador Cristóvão Ferreira Júnior.

 

Campanha de incentivo a doações dedutíveis

 

para fundos de apoio a crianças e adolescentes

 

A Lei 8.069/90, que criou o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), permite que pessoas físicas destinem até 6% do Imposto de Renda devido a fundos dos direitos da criança e do adolescente. Da mesma forma, admite que as empresas doem até 1% do equivalente ao lucro real para a mesma finalidade. O vereador Pastor Jairo Dória (PMDB) apresentou na Câmara Municipal a Indicação nº 84/08, dirigida ao governador Jaques Wagner, sugerindo que a Secretaria de Assistência Social promova a divulgação desses mecanismos de apoio a entidades de assistência a crianças e adolescentes, via doações dedutíveis do Imposto de Renda.

 

Segundo o vereador, os fundos são administrados por Conselho dos

 

Direitos da Criança e do Adolescente, obrigatoriamente instalados pelos municípios, estados e União. "Uma das formas possíveis de todos os cidadão e empresas contribuírem para mudar o panorama da infância e da adolescência no Brasil é destinar parte do Imposto de Renda devido para os Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, conforme previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente", argumenta Jairo Dória. Ele defende a importância das pessoas físicas e jurídicas adotarem atitudes de responsabilidade social.

 

Fazer uso desse mecanismo legal, na opinião do vereador, é uma atitude que coloca a cidadania ao alcance de todos. Os Conselhos, organismos integrados de forma paritária por representantes do governo e da sociedade civil, observa Dória, "devem formular e controlar a execução de políticas de atendimento à criança e ao adolescente". Ele esclarece que podem participar desse esforço a favor da infância e da juventude tanto quem tem imposto a pagar quanto direito à restituição.

 

Além disso, ressalta o vereador, a doação aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente não exclui nem reduz destinações a projetos culturais. "O valor da dedução não é considerado despesa operacional, pois as destinações são feitas durante o exercício registrado no formulário de lucro real, não prejudicando outras deduções, como despesas com saúde, educação, dependentes, previdência privada ou pensão alimentícia", chama a atenção Jairo Dória.

 

Na justificativa da indicação ele prega, ainda, que instituições de cunho social como associações, creches e outras entidades detentoras de utilidade pública asseguram o desenvolvimento sadio e harmonioso de crianças e adolescentes, em condições dignas. "Propostas conscientizadoras devem cada vez mais ser elaboradas, a fim de tornar pública a necessidade da formação de parcerias que coloquem a cidadania ao alcance do todos", diz ele. A melhoria do quadro de abandono de muitas crianças e adolescentes é uma tarefa complexa que, segundo Dória, depende do envolvimento de toda a sociedade.

 

 

 

 

Escolas participam de

 

solenidade na Câmara

 

Os alunos das unidades escolares Projeto Segundo Tempo, da Associação Clube de Mães do Calafate, e da Escola Comunitária Meus Primeiros Passos, hastearam – na sexta-feira, 22 - as bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, na solenidade cívica que a Câmara Municipal realiza todas as sextas-feiras, em frente aos arcos do Paço, na Praça Municipal.

 

A solenidade contou com a participação do presidente da Câmara, vereador Valdenor Cardoso (PTC), do ex-vereador Castelo Branco, servidores e funcionários do Legislativo. Após o ato cívico, os estudantes conheceram o funcionamento do parlamento municipal e visitaram o Memorial da Câmara, onde ouviram palestras sobre a história de Salvador e da Bahia. Os estudantes foram também recebidos pelo presidente da Câmara no salão nobre da instituição.

______________________________________________________________________