quinta-feira, julho 03, 2008


POLÍCIA E CIDADANIA

Polícia desarticula quadrilha de desmanche de veículos

 

 

 

       A quadrilha de desmanche de carros liderada por Edmar dos Santos de Jesus, 34 anos, foi desarticulada nesta quinta-feira (3) por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). Com cinco passagens na polícia pelo mesmo crime, ele utilizava uma loja de fachada na Avenida Suburbana, proximidades do Lobato, onde foram encontrados aproximadamente 60 carros desmontados.

 

        Foram presos também Rick Bury dos Santos, 24, Sílvio César Vasconcelos dos Santos, 29, e Antônio Nepomuceno Trindade, 31, autuados por desmanche, adulteração, receptação e formação de quadrilha, estando custodiados no Complexo Policial da Baixa do Fiscal, à disposição da Justiça.

 

         O próximo passo será a realização da perícia das peças encontradas, a identificação e entrega aos seus respectivos donos. A prática de desmanche pode ser denunciada através do Disque-Denúncia (3235-0000) ou pelo telefone da DRFRV (3116-4820).

 

Jequié  terá núcleos de Penas e Medidas Alternativas e de Direitos Humanos

 

Em audiência realizada nesta quinta-feira (3), pela manhã, com a chefe de gabinete e secretária da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) em exercício, Gleide Gurgel, foi assinado convênio para a implantação do Núcleo de Penas e Medidas Alternativas e do Núcleo de Direitos Humanos (NUDH), com o prefeito do município de Jequié, José Raimundo.

Depois da solenidade de hoje, o próximo passo é a implantação dos núcleos nessa cidade, que está prevista para ocorrer até o final deste mês de junho. Além de Jequié, o município de Vitória da Conquista também ganhará um Núcleo de Penas Alternativas e um NUDH. Para que isso ocorra, só falta a aprovação do prefeito da cidade.

 

Balcão de Direitos da Defensoria beneficiará 9 mil índios no Sul do Estado

 

 

 

            Um projeto da Defensoria Pública da Bahia, em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, que vai atender cerca de 9 mil índios das tribos Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe residentes no sul do Estado será lançado no próximo dia 10 de julho (quinta-feira), às 9h30, em solenidade no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciências, localizada na Praça José Bastos, 55, Itabuna.  Trata-se do "Balcão de Direitos da Defensoria Pública da Bahia", uma ação inédita que tem como objetivo a promoção e acessibilidade dos Direitos Humanos, através da inclusão social e jurídica das comunidades indígenas.

            O lançamento contará com a presença da defensora pública-geral, Tereza Cristina Almeida Ferreira, da subcoordenadora da Defensoria de Defesa dos Direitos Humanos, Firmiane Venâncio, do subcoordenador da 4ª Defensoria Pública – Regional Itabuna, Walter Nunes Fonseca Júnior, de representantes da Secretaria Especial de Direitos Humanos, da Fundação Nacional do Índio, Conselho Indigenista Missionário, entre outras autoridades. Cerca de 30 índios das comunidades beneficiadas estarão presentes e farão uma demonstração do Toré, cantos sagrados que desenvolve nos índios o amor, a união e a força para sustentar sua cultura, envolvendo as artes da natureza, dos animais e plantas, o vento, a terra, o fogo e as águas

            O projeto vai investir R$ 110 mil, dispensados pelo governo federal, para viabilizar o atendimento especializado realizado por uma equipe de 10 defensores públicos e 10 estagiários de Direito atuantes junto à 4ª Defensoria Pública - Regional Itabuna. A seleção e capacitação dos profissionais e parceiros envolvidos no Balcão de Direitos conta com o apoio da Faculdade de Tecnologia e Ciências. Todo o trabalho será coordenado pelo defensor Walter Nunes Fonseca Júnior e ocorrerá no posto fixo do Balcão de Direitos instalado na sede da 4ª Defensoria Regional (Rua Glicério de Lima, nº31, Zildolândia), em Itabuna, e através de visitas itinerantes às comunidades indígenas.

______________________________________________________________________