domingo, julho 13, 2008


OPINIÃO

Barra protesta contra prefeitura
 
Nesta manhã chuvosa de domingo, um grupo de inconformados se juntou frente ao Hotel Marazul, no porto da Barra, para um ato de protesto contra a prefeitura.
 A administraçao municipal chegou a um ponto de irresponsbilidade no que diz respeito ("Respeito"... Eles sabem o que significa?) a identidade urbana de Salvador. Somos agredidos por todos os lados. Na orla matítima, nas praias, na Cidade Baixa, na Paralela, a cidade de Salvador, primeira capital do Brasil está perdendo tudo aquilo que fazia-a diferente.
Questionado sobre o corte das amendoeiras do Porto da Barra, um engenheiro "responsavel" pela obra teve esta bela resposta "Mas esta praia é a única no mundo que tem amendoeiras!" Como se esta unicidade fosse vergonhosa.
É justamente o fato de termos caraterísticas que nos diferenciam das outras cidades que torna Salvador interessante. Para que tentar macaquear Miami ou Cancun? Nem copiar bem, estes tecnocratas seriam capazes ...
Este prefeito, que nao mexeu um palito durante três anos e meio, na reta final das eleiçoes, vem agora dando uma de mágico, com estes ridiculos postes azuis que custam ao bolso de contribuinte a módica soma de R&5.000,00 cada um, com um banho de asfalto que derrete ás primeiras chuvas, com um absurdo hotel de 15 andares junto ao Mercado Modelo, com a escandalosa derrubada do Clube Portugues e com a retirada das tradicionais pedras portuguesas para colocar granito. Alias, estes últimos governos têm tido uma atraçao fatal para o granito. Alias, convem saber quem sao os donos das empresas que trabalham com este material. Estou convencido que teriamos surpresas.
E, se segurem! O Joao de Jesus tambem pretende retirar os barcos de pasca da rampa do proto da Barra. Para que? Para poder acolher os iates dos Onassis, Gates e Soros? Quanta mediocridade!...
Hoje de manhã, o movimento dos inconformados começou fraco pelo curto tempo de preaviso e a ventania e chuva que nao convidavam a sair de casa. Mas aos poucos muitos foram os que apareceream para se unir ao protesto. Conseguimos até a TVBahia!
Ficamos em organizar um movimento maior com logística mais adequada a nossos anseios e exigencias, sim, porque afinal somos nos, os que aqui vivem e pagam impostos. Portanto nada mais lógico que exigir no mínimo, diálogo na hora de decisões drásticas.
Se provar a ma fé das autoridades fosse necessário, basta lembrar que todas as agressoes ao meio ambiente, a nossa memória, cultura e qualidade de vida sao feitas na calada da noite, nos feriados ou fins de semana.
Porque nao vem com as moto-serras em plena luz do dia?!
Porque nao investem esta dinheirama nas escolas e postos de saude? Nao é mais importante? Pois é. É mais importante, mas nao dá tanta visibilidade...
Entao vamos denunciar na imprensa, na televisao e na internet os desmandos deste prefeito para que todos entendam que qualquer outro canditato sempre será melhor!
E quem tiver vontade de participar, organizando o próximo evento, pode contatar este exasperado signatário ou outros que iniciaram o movimento. Como diz o velho adagio, sempre atual: "A uniao faz a força".
 
Dimitri Ganzelevitch
Presidente da Associaçao Cultural Viva Salvador

______________________________________________________________________

1 Comments:

At 6:07 PM, Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo blog. Amei.
beijos no coração.
Mariana Cleomar

 

Postar um comentário

<< Home