terça-feira, julho 22, 2008


NOVAS NOTÍCIAS

Presos dois acusados de latrocínio em Guanambi

 

 

Dois dos três acusados de participação no latrocínio do caseiro Manoel José da Costa, 55 anos, ocorrido no dia 18 deste mês, na residência onde a vítima trabalhava, em Guanambi, foram presos durante uma diligência realizada pelas polícias Civil e Militar do município.

 

Os agentes capturaram Josiel Rodrigues Guimarães, mais conhecido como "Dogi" e Juracy Silva Santos, o "Guguzão", no final de semana, quando eles tentavam vender, em um bairro periférico da cidade, um revólver calibre 38 levado da casa assaltada.

 

De acordo com o delegado Élvio Brandão, coordenador da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia, o caseiro foi morto por ter reconhecido um dos assaltantes, que é primo do dono da residência. Além do revólver calibre 38, eles também subtraíram duas espingardas e R$ 530.

 

O terceiro envolvido no latrocínio, de prenome Samuel, está foragido. Josiel e Juracy confessaram a autoria do crime, sendo autuados por latrocínio e porte ilegal de arma pelo delegado Élvio Brandão. Ambos estão custodiados na 22ª Coorpin.  

 

 

Acusado de tráfico é preso após assaltar farmácia no Costa Azul

 

          Reconhecido como um dos participantes do assalto a uma farmácia, nesta terça-feira (23) à tarde, no bairro do Costa Azul, seguido de tiroteio com policiais militares, Héricles Luiz Rosa correia, 21 anos, foi preso, por volta de 16h, no bairro da Boca do Rio, por agentes da 9ª Delegacia. O roubo foi praticado por três homens, por volta de 15h. Ao perceberem a aproximação de policiais, os ladrões tomaram um carro de assalto para fugir, iniciando uma troca de tiros.

 

         Os acusados conseguiram furar o cerco policial, mas meia hora depois, os agentes da 9ª DP receberam um telefonema, dando conta de que, na Rua Alto de São Francisco, na Boca do Rio, havia entrado, numa casa, um homem suspeito, portando uma arma de fogo. Chegando ao local indicado, os agentes flagraram Héricles com uma pistola calibre 380 municiada com sete cartuchos, além de certa quantidade de cocaína.

 

         Conduzido para a delegacia, Héricles foi reconhecido por um soldado da PM, como um dos assaltantes da farmácia e também como um dos envolvidos no tiroteio ocorrido logo em seguida. Ele foi autuado por roubo e tráfico de drogas pela delegada Edna Maria Esteves, titular da 9ª Delegacia, onde se encontra custodiado.

 

         A polícia apurou que o assaltante morava há duas semanas na casa de número 10, da Rua Alto de São Francisco, e que já tem passagem por delegacias por tráfico de drogas. Segundo os agentes da 9ª CP, Héricles integrava a quadrilha liderada pelo traficante "Mau Mau", que vem sendo procurado.

 

 

Polícia prende dois traficantes em Juazeiro

 

 

         Em cumprimento a um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça de Juazeiro, policiais da 17ª Coordenadoria Regional de Polícia "estouraram" durante o final de semana uma "boca-de-fumo".

 

No local, os policiais apreenderam dez pedras de "crack". Marcos Antônio Ferreira dos Santos, 35 anos, e Ezequias Costa Batista, 18, foram presos em flagrante.

 

O delegado Charles Antônio Leão Gomes, coordenador regional de Juazeiro, disse que uma residência foi alugada pela dupla na rua Mandacaru, no bairro Quidé, em local de difícil acesso, exclusivamente para a venda de drogas.

 

Autuados por tráfico, Marcos e Ezequias permanecem custodiados na 17ª Coorpin.

 

 

Polícia civil reúne especialistas em combate ao homicídio

        

 

O seminário "Diálogos pela Vida: Como reduzir os homicídios na Bahia" reúne até esta quarta-feira (23), na Fundação Luís Eduardo Magalhães, especialistas em homicídios para discutir novas formas de combate ao crime no estado. Com foco em questões pontuais como o tráfico de drogas, territorialidade e preservação dos locais dos crimes, cerca de 200 delegados, militares, agentes de investigação, promotores, procuradores e defensores públicos foram chamados a colaborar com propostas de prevenção, intervenção e enfrentamento das mortes ocorridas de forma violenta em toda a Bahia.

 

         Na manhã desta terça-feira (22), o sociólogo José Luiz Amorim Ratton Júnior, da Secretaria da Defesa Social de Pernambuco falou sobre um projeto do Programa Nacional de Segurança Pública que está reduzindo o número de homicídios naquele estado. O professor universitário ressaltou o uso eficiente de medidas policiais sem emprego de violência. "É preciso combinar ações qualificadas de repressão com ações de prevenção social da violência, nas áreas de saúde, esporte, cultura e educação com presença permanente do Estado", disse Ratton Júnior.

 

         O modelo de diálogo permanente com a sociedade, com foco nas populações mais vulneráveis,  foi outra teoria defendida pelo estudioso, para valorizar medidas de gestão apoiadas em informação, construção de indicadores, inteligência e tecnologia. "São procedimentos que indicam uma polícia com postura mais moderna para desarticular as redes criminosas", afirmou.

 

         A delegada Emília Blanco, do gabinete do delegado-chefe da polícia civil, apresentou um estudo sobre o crescimento do número de homicídios dolosos em Salvador, isto é, cometidos com intenção de matar, nos últimos 12 anos. Pelos gráficos, dá para perceber que a curva para cima vem se acentuando ano a ano, de 96 a 2008, sendo a taxa atual de homicídios por habitante, parâmetro usado pela Organização das Nações Unidas ONU)), de 51.7 mortes para cada 100 mil habitantes. O organismo considera aceitável o número de 24 para cada 100 mil habitantes.

 

          De janeiro a junho de 2008, a média foi de 5.2 mortes por dia, em 90% dos casos, com uso de arma de fogo. Os homens negros, com idade entre 18 e 29 anos, são a maioria das vítimas e as mortes diretamente relacionadas à guerra pelo comando do tráfico de drogas.

 

         "Existe a substituição dos líderes para ocupar o poder deixado por Pitty, Perna e Raimundão, traficantes fora de ação, mas a polícia vai continuar a reprimir o tráfico e caçar esses bandidos", enfatizou o Secretário de Segurança Pública da Bahia, César Nunes. De acordo com o delegado licenciado da polícia federal, há outras iniciativas adotadas pelo estado como o fortalecimento da delegacia de homicídios, um maior número de policiais e a devida capacitação destes, investimento maciço em inteligência e o que chamou de principal arma - "0 constante diálogo com as comunidades, porque combater a criminalidade é prioridade do Governo do Estado.

______________________________________________________________________