sábado, julho 26, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

João Ubaldo Ribeiro vence edição 2008 do Prêmio Camões

 

Lisboa, 26 jul (Lusa) - O escritor João Ubaldo Ribeiro é o vencedor do Prêmio Camões 2008, a mais importante homenagem atribuída a autores de língua portuguesa.

 

João Ubaldo é oitavo escritor brasileiro a ser distinguido com o prêmio, que na sua edição anterior foi para o português António Lobo Antunes.

 

O escritor baiano nasceu na ilha de Itaparica, em 23 de janeiro de 1941. Entre seus livros mais famosos estão "Setembro não faz sentido", "Sargento Getúlio", vencedor do Prêmio Jabuti em 1972, "Viva o povo brasileiro", "O Sorriso do lagarto" e "A Casa dos Budas Ditosos".

 

O escritor viveu em Lisboa em 1981, com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian, e ao longo da sua carreira recebeu vários prêmios e teve algumas obras adaptadas para televisão.

 

Iniciou a sua vida profissional como jornalista no Jornal da Bahia, em 1957, e no ano seguinte editou revistas e jornais culturais, tendo dado os primeiros passos na literatura com a participação na antologia "Panorama do Conto Baiano", organizada por Nelson de Araújo e Vasconcelos Maia, com "Lugar e Circunstância".

 

O escritor foi também responsável pela adaptação cinematográfica do romance de Jorge Amado "Tieta do Agreste", com a atriz brasileira Sônia Braga no papel principal.

 

Histórico

 

João Ubaldo Ribeiro foi eleito por um júri formado por professores de universidades brasileiras e portuguesas, além de dois escritores de Cabo Verde.

 

Instituído pelos governos português e brasileiro em 1988, o prêmio distingue, anualmente, um autor que, pelo conjunto da sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural da língua portuguesa.

 

O escritor português Miguel Torga inaugurou em 1989, no primeiro ano da atribuição do prêmio, a lista dos vencedores.

 

Desde então, foram distinguidos nove autores portugueses, sete brasileiros, um moçambicano e dois angolanos. Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné-Bissau não tiveram ainda nenhum autor premiado.

 

 

INTERNACIONAL

 

França: Sarkozy diz ter tido conversa apaixonante com Obama

 

 

Paris - O presidente francês, Nicolas Sarkozy, declarou, sexta-feira, logo após um encontro com Barack Obama, virtual candidato democrata à Presidência dos Estados Unidos, que existe entre ambos "uma grande convergência de opiniões" e que eles tiveram uma conversa "apaixonante".

 

Obama realizou uma curta visita a Paris, que durou apenas cerca de seis horas, e seu único encontro foi com o presidente Sarkozy, no Palácio do Eliseu, seguido de uma coletiva conjunta.

 

Apesar da viagem relâmpago à França, Obama não passou despercebido. O senador de Illinois foi recebido praticamente como um astro por cerca de 200 jornalistas que lotaram a sede da Presidência francesa.

 

Centenas de pessoas também aguardaram nos arredores do Palácio do Eliseu para tentar vê-lo e saudaram a sua chegada. Durante o dia, parisienses também saíram às ruas usando camisetas com a imagem de Obama.

 

 

Tribunal angolano continua reexame de reclamações de partidos

 

Luanda – O Tribunal Constitucional (TC) reexamina os processos concorrentes às eleições legislativas de 05 de Setembro, pelo que apenas vai apresentar segunda-feira, 28, as listas definitivas à Comissão Nacional Eleitoral (CNE).

 

O órgão judicial analisa as reclamações dos partidos e coligações cujas candidaturas foram consideradas não conforme à Lei vigente e, segundo a juíza conselheira Luzia Sebastião esforços significativos estão a ser encetados na reapreciação dos processos.

 

Dados publicados quarta-feira, 23, anunciaram a aprovação de dez propostas de partidos e quatro coligações, no total de 14, entre os 34 requerimentos entrados no Cartório do TC.

 

Parecer favorável tiveram o MPLA, a Unita, FNLA, PRS, PRD, PLD, PAJOCA, PADEPA, PDP-ANA e a FpD, assim como a AD-Coligação, Nova Democracia (ND), Plataforma Política Eleitoral e Fórum Fraternal Angolano Coligação (FOFAC).

 

Cumprido o prazo legal, de 24 horas, para reclamações, iniciou-se sexta-feira a reapreciação, findo o qual, o processo será presente à CNE para o sorteio que determinará a posição de cada formação política no boletim de voto.

 

Entretanto, a sociedade reagiu favoravelmente ao trabalho, até aqui, realizado pelo Tribunal Constitucional.

 

O porta-voz da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé e Príncipe (CEAST), padre Maurício Camuto, enalteceu o empenho do tribunal, afirmando que acha ter sido preciso e justo na apreciação, revisão e apuramento dos processos de candidaturas, face ao elevado número de formações políticas (perto da centena) que advogam existência.

 

Salientou ainda que o TC procurou ensinar aos cidadãos o "princípio da legalidade", ao constatar e denunciar irregularidades, como entrega de cédulas de identidade falsas.

 

"Há necessidade de intervenção dos órgãos competentes, para estes casos, visando assegurar o cumprimento das normas e regras de justiça social, ante os órgãos de soberania", asseverou.

 

Já o Conselho das Igreja Cristãs de Angola (CICA) considerou que, como arbitral, o Tribunal Constitucional joga importante papel em todo processo preparatório, para que os cidadãos participem no acto cívico em consciência.

 

O secretário-geral do CICA, reverendo Luís Nguimbi, disse esperar dos actores políticos colaboração, discursos reconciliatórios e programas para o futuro da Nação, afim de que as eleições possam considerar-se livres e transparentes.

 

Disponibilizou, desde logo, as congregações filiadas para a tarefa mobilizadora da sociedade, visando grande adesão dos eleitores.

 

 

 Chavez venderá 10 mil barris diários a cem dólares à Espanha

 

Madrid - O primeiro-ministro espanhol e o presidente venezuelano acordaram sexta-feira criar um grupo de trabalho para que o país latino-americano possa vender a Espanha 10 mil barris diários de petróleo a 100 dólares, em troca de investimentos e tecnologia.

 

Segundo informaram à Agência EFE fontes do Governo, este é o principal acordo a que chegaram José Luis Rodriguez e Hugo Chávez durante o seu almoço no Palácio da Moncloa, com que o presidente venezuelano terminou a sua visita a Espanha e encerrou uma viagem à Europa que o levou também a Portugal.

 

No final da sua visita a Espanha, Chavez disse que a concretizarem-se os planos esboçados com Zapatero, "os espanhóis têm garantido o fornecimento de petróleo por 100 anos".

 

"Tenho uma boa nova para dar aos espanhóis, têm garantido por 100 anos o petróleo", disse Chavez numa entrevista à Televisão espanhola depois de se ter reunido com Zapatero e de ter sido recebido em Palma de Maiorca pelo rei Juan Carlos.

 

A Venezuela - disse - tem petróleo para 200 anos, é a reserva maior do mundo".

 

O presidente comentava os planos discutidos hoje para "acelerar a participação da (companhia espanhola) Repsol na Faixa do Orinoco", onde há reservas de 20.000 a 30.000 milhões de barris de crude.

 

Fontes do Governo espanhol admitiram à EFE que os 10 mil barris diários podem aumentar no futuro e procederão das extracções realizadas pela espanhola Repsol na Venezuela.

 

Os encontros que Chavez manteve hoje com o rei Juan Carlos e com o chefe do Governo, José Luis Rodríguez Zapatero, abriram uma nova etapa de cooperação nas relações bilaterais depois de meses de afastamento e de tensão.

 

Não houve abraço para selar o reencontro entre o Rei e Chávez, apenas um caloroso aperto de mãos com que ambos quiseram dar por sanado o episódio da última Cimeira Ibero-americana, em que o monarca repreendeu o presidente venezuelano com a já célebre frase "Por qué no te callas?" (Porque não te calas?" quando este interrompia de forma reiterada Zapatero.

 

Chávez, que chegou com uma hora de atraso à sua reunião no Palácio de Marivent, a residência de verão da família real espanhola em Palma de Maiorca recorreu a uma brincadeira depois de ser recebido pelo Rei ao perguntar-lhe "Por qué no vamos a la playa?" ("Porque não vamos à praia?"), confrontado com as altas temperaturas que se fazem sentir na ilha mediterrânica.

 

Por sua vez, o monarca correspondeu com um presente simbólico e carregado de humor ao entregar-lhe uma t-shirt com o seu famoso "Por qué no te callas?", segundo contou o próprio Chávez aos jornalistas, dizendo também que reclamou junto do seu "amigo Juan Carlos de Borbón" poder partilhar os direitos de autor da famosa frase.

 

O presidente venezuelano, que qualificou de "muito prazenteiro" o encontro de uma hora com o Rei, convidou o monarca a visitá-lo no próximo ano na Venezuela.

 

Também disse que "está agendada" uma visita de Zapatero mas que falta "encontrar uma data".

 

Chávez terminou em Madrid a viagem que o levou à Rússia, Bielorrússia e Portugal, tendo regressado sexta-feira a Caracas.

 

 

ECONOMIA

 

Índice de desempregados da Região Metropolitana é o menor desde 2002

 

O índice de 12,1% da taxa de desocupação em junho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), registrada pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE é o menor dos últimos sete anos. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando a taxa atingiu 14,6%, a redução foi de 2,5 pontos percentuais.

 

A pesquisa, que acaba de ser divulgada, foi recebida com otimismo pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre). O secretário Nilton Vasconcelos lembra que, em 2003, o índice de desocupados, de acordo com a PME, chegou a 17,9%.

 

"Sabemos que reduzir o desemprego da RMS continua sendo um desafio do Governo da Bahia, mas não podemos deixar de comemorar e reconhecer a diminuição no índice de desocupados nessa região. Quando comparamos junho do ano passado com o mesmo mês deste ano, constatamos que 50 mil pessoas deixaram de estar desocupadas", enfatiza Vasconcelos.

 

Embora ainda figure como a mais alta entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas, o secretário está confiante de que a RMS pode encerrar mais um ano com uma queda do desemprego. Para tanto, explica, o governo tem feito um esforço permanente para atrair novos investimentos para o estado, além da implementação de ações para qualificar a mão-de-obra, já que a baixa qualificação é apontada como um obstáculo ao desenvolvimento do mercado de trabalho.

 

Ainda em 2008, 7.500 mil trabalhadores da construção civil que atuam na RMS terão cursos profissionalizantes. Realizados com recursos dos governos federal e estadual, os cursos integram o Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ) e serão destinados a beneficiários do programa Bolsa Família.

 

As inscrições estão previstas para começar em setembro. Em todo o Brasil, serão atendidos 184.297 trabalhadores de 13 regiões metropolitanas. Também até o final de 2008, aproximadamente cinco mil vagas de qualificação profissional serão destinadas a jovens da RMS com idade entre 16 e 24, por meio do Programa Juventude Cidadã, desenvolvido com recursos dos governos federal e estadual.

 

 

Financiamentos da Desenbahia crescem 82,2% no primeiro semestre

 

Os desembolsos da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) no primeiro semestre deste ano cresceram 82,2%, em relação ao mesmo período de 2007. O total de financiamentos chegou a R$ 68,56 milhões, contra R$ 37,6 milhões do primeiro semestre de 2007.

 

Os números revelam uma tendência de crescimento e interiorização. Em 2007, a Desenbahia registrou um aumento de 30% no semestre, em relação ao mesmo período de 2006, cujo total foi de R$ 29 milhões.

 

A Desenbahia vem cumprindo à risca uma de suas diretrizes básicas: a interiorização do crédito. No primeiro semestre, 76% (R$ 52,2 milhões) foram direcionados para o interior, enquanto os outros 24% (R$ 16,3 milhões) foram divididos entre os municípios da Região Metropolitana (RMS).

 

A agência de fomento obteve também no primeiro semestre um bom resultado na quantidade de financiamentos aprovados, com um total de 7.107, grande parte destinada às micro, pequenas e médias empresas, o que representa 10,4% a mais que o mesmo período de 2007. Os financiamentos geraram (ou mantiveram) 11.473 postos de trabalho, contra 8.150 postos registrados em igual período de 2007.

 

Para o presidente da Desenbahia, Luiz Alberto Petitinga, o incremento das aprovações deve-se fundamentalmente ao crescimento das operações com as linhas provenientes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

 

"Sem dúvida, o crescimento das aprovações está fortemente influenciado pela dinâmica da economia baiana, que acompanha a dinâmica nacional, com crescimento do PIB previsto em cerca de 5% este ano, o que não anula o esforço nosso e de toda a equipe da Desenbahia", explicou Petitinga.

 

O setor de comércio e serviços foi responsável por mais da metade de todo o crédito da agência lançado no mercado (56%), seguido da área rural (21%), indústria (18%) e setor público (5%).

 

Na análise das fontes de recursos, a maior delas foi o Fundo de Desenvolvimento Social e Econômico do Estado (Fundese), responsável por 46% dos investimentos. Em seguida estão o FNE, com 27%, repasses do BNDES (24%) e recursos próprios (3%).

 

Desempenho no interior

 

Mais de um terço de tudo que foi aprovado pela Desenbahia de janeiro a junho deste ano é proveniente do trabalho das cinco gerências de negócios (GNs) espalhadas pelas regiões-pólo do estado (Feira de Santana, Barreiras, Ilhéus/Itabuna, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista).

 

O esforço gerou aprovações superiores a R$ 24 milhões no período, quase quatro vezes mais do que foi registrado em 2007, quando as GNs foram responsáveis pela aprovação de R$ 6,6 milhões. Destaque para a região de Vitória da Conquista, com R$ 10,7 milhões do total aprovado nas gerências do interior.

 

O mesmo crescimento é registrado no valor das propostas que ainda estão em análise: são R$ 37,8 milhões este ano, contra R$ 22,6 milhões em 2007. Apenas na região oeste, a instituição conta hoje com R$ 20,1 milhões passíveis de financiamento. Esses números são o resultado do envio de 207 propostas de financiamento por parte das GNs nesses seis primeiros meses, num aumento de quase 100% em comparação a 2007, quando enviaram 105 consultas de crédito.

 

Para o diretor de Operações da Desenbahia, José Ricardo Santos, o crescimento do volume de recursos aplicados no interior se deve ao fato da consolidação das gerências de negócios junto ao empresariado local, à recomposição da equipe de análise da instituição, além do aquecimento da economia.

 

"A economia está atravessando uma boa fase, com elevada oferta de crédito, principalmente no setor agrícola. Isso abre o mercado para que a Desenbahia possa se mostrar presente e ajudar o produtor a se desenvolver", afirmou Santos.

 

 

ADMINISTRAÇÃO

 

Governo economiza R$ 13,5 milhões com aeronaves

 

          O governo do Estado economizou cerca de R$ 13,5 milhões com a manutenção e operação de aeronaves em 2007, segundo dados da Casa Militar do Governador (CMG).

 

Em 2007, a dotação orçamentária inicial foi R$ 17 milhões 784 mil e a despesa empenhada pouco mais de R$ 4 milhões.

 

         Em comparação com 2006, último ano do governo passado, a economia com aluguel de aeronaves em 2007 foi de cerca de 94,67% - o gasto em 2006 foi R$ 11.434,717,49 e em 2007, R$ 609.691,96.

 

A quebra de um contrato de exclusividade com uma empresa de táxi aéreo e redução de locações, determinadas pelo governador, que só se desloca pela Bahia em aviões do Estado e no país, preferencialmente, em aviões de carreira, propiciaram a economia, que este ano já chega a mais de R$ 6 milhões.

 

         Com o dinheiro economizado, o governo pretende comprar uma nova aeronave, atendendo a uma recomendação da CMG, no valor de cerca de R$ 13 milhões.

 

"A nossa frota é antiga, temos aviões com mais de 25 anos de uso que, mesmo com boa manutenção, tem um desgaste acentuado a cada ano e um custo crescente de manutenção", afirmou o tenente-coronel Júlio Pinheiro.

 

         A compra do novo avião, segundo Pinheiro, vai dar início à renovação da frota, agilidade e segurança aos deslocamentos do governador e secretários e continuar o processo de economia com aluguel.

 

O processo iniciado com a elaboração de um edital pela Secretaria da Administração (Saeb), a partir de uma exposição de motivos da CMG, está sob análise da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

 

 

 

Bimotor a jato - A nova aeronave sugerida pela Casa Militar é um bimotor a jato, com autonomia de vôo de 2.745 quilômetros e capacidade para oito passageiros e dois tripulantes. Na exposição de motivos é alegado que uma nova aeronave garante um menor custo de manutenção e proporciona mais segurança aos tripulantes e passageiros.

 

         A frota atual do Estado é composta por um turbo-hélice Xingu (1982), com capacidade para seis passageiros; um Sêneca (1985), motor a pistão, para quatro passageiros; um  turbo-hélice King-Air (1996) para seis passageiros e um helicóptero bi-turbina Esquilo (2000) para quatro passageiros.

 

 

Central Estadual de Regulação ganha 18 novas ambulâncias

 

 As comemorações pela passagem do Dia do Motorista, nesta sexta-feira (25), ganharam uma dimensão especial na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, Sesab. Pela primeira vez, os profissionais do volante receberam uma homenagem significativa, mas o ganho maior foi para a população, com a entrega, pelo  secretário da Saúde, Jorge Solla, de 18 novas ambulâncias, quatro delas de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

Com a entrega dos veículos, a frota da Central Estadual de Regulação - equipamento essencial para a condução de pacientes na transferência entre unidades de Saúde - mais que dobrou, tendo um incremento de 156% no total de ambulâncias. A frota estava sucateada. Um dos veículos tinha 350 mil quilômetros rodados, como observou o secretário.

 

 "A Central contava apenas com sete ambulâncias básicas rodando, que foram substituídas, acrescentamos mais set, e outras quatro unidades de UTI", afirmou Solla, acrescentando que a renovação começou com as ambulâncias, mas será seguida com a aquisição de outros veículos.

 

Na homenagem aos motoristas, o secretário lembrou que cada ambulância circula com, no mínimo, um médico e um auxiliar de enfermagem cuidando do paciente, "enquanto que o motorista vai cuidando da vida de todos eles". O subsecretário, Amauri Teixeira, reiterou a importância dos profissionais "que dão a assistência ao paciente no primeiro momento, quando ele mais precisa, cuidando de sua locomoção. A Sesab reconhece que ele o motorista é um trabalhador essencial, e traduz isso em melhorias".

 

O coordenador da frota da Central, Antonio Arruti, também reiterou a importância dos motoristas, cujo trabalho considera fundamental. Escolhido como motorista padrão, o funcionário Antonio José Santana, da Central, recebeu das mãos do secretário, uma placa comemorativa, registrando a dedicação no desempenho das funções e o agradecimento pelos serviços prestados à sociedade. Outro motorista, Pedro Conceição das Neves,  ganhou, no sorteio, um aparelho de DVD player.

 

 

POLÍTICA

 

Líder da União Vegetal homenageado

 

com Título de Cidadão de Salvador

 

 

A Câmara Municipal homenageou com o Título de Cidadão da Cidade do Salvador Raimundo Monteiro de Souza, em sessão solene realizada quarta-feira, 23, à noite, no Plenário Cosme de Farias. "Natural da pequena – e distante para nós, baianos - cidade Humaitá, localizada no Estado do Amazonas, onde nasceu em 30 de março de 1934, nosso homenageado tem relevantes serviços prestados à comunidade brasileira por meio de intensa e destacada atuação profissional como funcionário público federal", justificou o vereador Valdenor Cardoso (PTC), presidente da Câmara, autor da resolução que possibilitou a homenagem.

 

Valdenor informou que o homenageado iniciou sua carreira como office-boy, em 1954, no então território de Rondônia; foi assessor chefe do Governo de Rondônia e dedicou alguns anos ao Ministério do Meio Ambiente "atuando sempre na intransigente defesa dos interesses da Amazônia brasileira, até transferir-se para Brasília, convocado para trabalhar no Ministério da Fazenda. Quando se aposentou, em 1988, ocupava a relevante função de técnico sênior da área de controle de finanças do ministério".

 

Raimundo Monteiro de Souza é casado com Zilda Felícia da Costa Monteiro de Souza, que dedicou anos e anos de vida ao Magistério e a funções exercidas no Ibama, dividindo seu tempo na administração das lides domésticas, disse Valdenor.

 

"Dessa longa e feliz união matrimonial o casal teve oito filhos, que, graças ao incentivo e muita luta de seu Raimundo e dona Zilda, concluíram o curso superior e estão perfeitamente integrados à sociedade, exercendo as mais variadas atividades profissionais. Os dez netos e uma bisneta são as pérolas da família, a quem os zelosos Raimundo e Zilda dedicam cotidianamente muito carinho e atenção", discursou Valdenor Cardoso.

 

 

Presidente da Câmara promove debate

 

sobre a violência no Bairro da Paz

 

 

Em audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Salvador, os moradores, líderes comunitários e representantes da Polícia Militar puderam discutir sobre quais são os principais fatores que influenciam no aumento da violência no Bairro da Paz, bem como as possíveis soluções. Intitulada "O Bairro da Paz pede paz", a audiência foi idealizada pelo presidente da Câmara, vereador Valdenor Cardoso (PTC), e aconteceu no auditório do Centro de Cultura da Câmara na tarde de quinta-feira, 24.

 

Os moradores, que não quiseram se identificar para a imprensa, expuseram seus pontos de vista para que, posteriormente, o major Lázaro Pereira, comandante da 15ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) e Valdenor Cardoso respondessem sobre as possíveis atitudes a serem tomadas.

 

"No posto policial tem dias que tem um policial, tem dias que tem dois. Não tem uma viatura. Tem dias que nem dormimos direito com medo dos tiroteios. Às 6 horas da tarde somos obrigados a fechar o comércio", afirmou uma moradora, solicitando a instalação de uma delegacia no bairro.

 

"Os estudantes que moram longe não vão mais com medo. E quem ia, tinha medo da PM entrar em conflito com traficantes na praça e ser vitima de bala perdida", lamentou outra moradora. Ela questionou ainda por que somente depois da chacina que aconteceu no bairro no fim de semana as autoridades decidiram tomar alguma atitude: "Precisou de morte, de violência para agir?".

 

O líder comunitário Sidney Argolo Silva quer mais atenção para com os jovens do bairro, "que poderiam estar ajudando a comunidade a melhorar, mas estão indo para o caixão, mortas". Ele entende que, ao contrário do que pensam alguns moradores, a necessidade do bairro não é de uma delegacia, mas de investimentos em escolas, creches, hospitais e lazer. "A escola que tem lá é um depósito de pessoas. É um calor insuportável e as divisórias não dividem as salas, o que gera um grande barulho. As frutas levadas para a creche são podres", disse Sidney.

 

Atanázio luta por melhorias para o Jardim Cruzeiro

 

Sete requerimentos foram apresentados pelo vereador Atanázio Júlio (PMDB) ao Executivo, solicitando melhorias para o bairro do Jardim Cruzeiro, na Cidade Baixa. Para atender à comunidade da Rua Almirante Barroso, por exemplo, ele pede a requalificação da praça situada no final da rua e serviço de recapeamento asfáltico.

 

Além disso o vereador requereu obras de recapeamento asfáltico para as ruas Anízio Gonçalves, Barbosa Romeo, Ebenezer Cavalcante, Valter da Silveira e Rua da Comunidade.

 

Boca do Rio - Atanázio Júlio solicitou da prefeitura, também, a colocação de contêiner para coleta de lixo no final da Rua Heitor Dias, no bairro da Boca do Rio.

 

 

Requerimento para bairros populares

 

 

 O vereador Antônio Carlos Bomba (PRP) deu entrada, na Câmara Municipal, em diversos requerimentos dirigidos ao Executivo pedindo obras de conservação e novas linhas de ônibus para vários bairros populares de Salvador. Cinco deles contemplam a comunidade de Pernambués, solicitando a construção de escadarias nas ruas 19 de Abril e São Jerônimo e nas travessas São Benedito, dos Canibais e Santo Antônio.

 

Outros cinco requerimentos referem-se a melhorias para o Cabula: contenção de encosta na Travessa Fidelcina, construção de canal na Rua Caculé, instalação de redutores de velocidade na Rua Macaé e poda de árvore na Rua Colina Verde, todas no Resgate; e poda de árvores no Conjunto Doron A, no final de linha do Doron.

 

Para o São Gonçalo do Retiro, Bomba apresentou dois requerimentos, solicitando Operação Tapa-Buracos na Rua Direta e pavimentação asfáltica da Rua 30 de Novembro, nas proximidades do final de linha. Para o bairro do Novo Horizonte o vereador pede criação de linhas de ônibus para São Joaquim e Estação Pirajá, construção de um posto de saúde 24 horas, coleta de lixo na Rua Tiradentes e construção de muro em torno da Escola Municipal Novo Horizonte.

 

O subúrbio ferroviário também foi contemplado com requerimentos do vereador Bomba. Para o bairro de São João do Cabrito ele pede serviço de limpeza do canal localizado na Avenida Carvalho e para o Alto de Coutos a pavimentação asfáltica da Rua Waldir Pires, no final de linha do Congo.

 

Em outros requerimentos ao Executivo Antônio Carlos Bomba solicita operação banho de luz e recuperação de passeios no vale dos Barris; operação tapa-buracos na Rua Armando Tavares, no Matatu; e recapeamento asfáltico da Rua Nina Mota, Loteamento Jardim Piatã, em Plakaford.

 

 

EVENTO

 

CISA concorre na categoria de Responsabilidade Social do Skol Beats 2008

Este ano, o Skol Beats está sendo inteiramente co-criado com o público, que decide como deve ser o evento, desde a escolha das atrações e do local, até a produção dos conteúdos que farão parte do festival. Por meio do site www.skolbeats.com.br, cada pessoa terá o direito de votar uma vez em cada uma das categorias.

Os internautas já escolheram as atrações nacionais e internacionais e, agora, chegou o momento de escolher a instituição social que será beneficiada no evento. O CISA – Centro de Informações sobre Saúde e Álcool - é uma das ONGs candidatas. A votação para a categoria de Responsabilidade Social acontece até o dia 27 de julho (domingo) e o link para votação é http://www.skolbeats.com.br/co_creation/candidatos/social

Todo o lixo reciclável coletado durante o Skol Beats será revertido em valor para ser doado à instituição mais votada.

Sobre o CISA

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA, organização não governamental lançada, em 2004, pelo psiquiatra e especialista em dependência química, Arthur Guerra de Andrade, é hoje a maior fonte de informações no País sobre o binômio álcool e saúde. Por meio de seu website (www.cisa.org.br) o CISA dispõe de um banco de dados com mais de 1.600 títulos, desde publicações científicas reconhecidas nacional e internacionalmente, dados oficiais, até notícias publicadas em jornais e revistas destinados ao público em geral. Além de estar comprometido com o avanço do conhecimento na área de saúde e álcool, o Centro também atua na prevenção do abuso e os problemas do uso indevido da substância, por meio de parcerias e elaboração de materiais de apoio a pais e educadores.

 

Terreiros

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur), em parceria com a Secretaria da Fazenda (Sefaz), está agendando um seminário com o objetivo de prestar esclarecimentos aos terreiros de candomblé da capital sobre a concessão de benefícios relacionados à imunidade tributária e isenção fiscal. Será produzida, também, uma cartilha com o passo-a-passo para cada um dos processos. A proposta faz parte do Programa de Regularização Fundiária dos Terreiros de Candomblé, que vai estabelecer critérios para entrega dos títulos de posse, liberação dos impostos e taxas municipais. Nesta semana, o procurador da Sefaz, Rafael Carrera, visitou os terreiros da Casa Branca, Oxumaré, Axé Oyo Bonim e o Odé Mirim, no Engenho Velho da Federação, explicando os direitos garantidos por lei. O reconhecimento da imunidade fiscal se dará após a entidade reunir os documentos necessários para justificar o pedido e entrar com um processo na Sefaz. Para cada imposto ou taxa é preciso apresentar documentação específica.  Entre os tributos que podem ser abonados estão o ITIV, IPTU, ISS, além da TFF. 

 

Passarelas

Na próxima segunda-feira (dia 28), a prefeitura entrega a nova passarela que liga os dois lados da Avenida ACM, no trecho do Itaigara, atendendo a uma das demandas dos moradores, comerciantes, estudantes e trabalhadores. Com 145 metros de comprimento, as obras da passarela foram executadas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano de Salvador (Desal), em parceria com a Petrobras. Outra passarela que trará benefícios para a população é a que está passando por retoques finais na Avenida Tancredo Neves, ligando os dois lados entre a Desenbahia, a loja Tend Tudo e a Copyart, prevista para ser entregue à população até o fim deste mês. Ainda na Paralela, serão construídas mais três equipamentos. Uma nas imediações da FTC, outra próximo ao Bairro da Paz e a terceira em frente ao Shopping Paralela, em construção.

______________________________________________________________________