segunda-feira, julho 21, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Lula vai criar comitê gestor de ações do PAC na área social

 

 

 Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu criar um comitê gestor para coordenar as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para a área social. A comunicação foi feita hoje, pelo próprio presidente, a 15 ministros e representantes do setor, que apresentaram o primeiro balanço dos programas em andamento numa reunião no Palácio do Planalto. O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, também estavam presentes.

 

De acordo com informações do Palácio do Planalto, caberá ao coordenador do comitê, que será um dos ministros da área social, cobrar os resultados, reunir-se com colegas e avaliar os programas em andamento, bem como eventuais dificuldades enfrentadas em cada ministério no cumprimento de metas propostas. Lula ainda não definiu o nome do coordenador do comitê gestor.

 

Na reunião, o presidente determinou aos seus ministros que não criem qualquer programa social novo para ser implementado até 2010. Na sua avaliação, o importante agora é tocar tudo que já foi proposto e está em andamento. Lula reafirmou à sua equipe que pretende, em 2010, apresentar ao seu sucessor e aos movimentos sociais um relatório de todas as ações sociais implementadas em oito anos de governo.

 

"Quero sair [do governo] com um ISO-15.000 [na área social]", teria dito o presidente aos seus ministros. Lula afirmou que, dificilmente, qualquer governante seja capaz de obter resultados no setor como os que ouviu na reunião de hoje.

 

Mesmo diante desta avaliação, muitos dos projetos previstos no PAC Social não conseguiram cumprir as metas propostas quando da criação do programa. Cada ministro expôs ao presidente suas dificuldades para executar as ações previstas, seja por causa da redução orçamentária decorrente, por exemplo, do fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) ou pela inconstitucionalidade de se editar recursos extraordinários para os ministérios por medida provisória.

 

Outro problema relatado por ministros, que participaram da reunião no Palácio do Planalto, foram dificuldades encontradas em firmar convênios com alguns estados e municípios para a execução dos projetos previstos no PAC Social.

 

Por conta desses problemas, haverá um redimensionamento para baixo das metas propostas para determinados projetos como, por exemplo, o de políticas sociais para as mulheres e o Pró-Jovem, criado em fevereiro de 2005, com o objetivo de elevar a escolaridade e garantir a qualificação profissional de jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social.

 

 

Funcionários aceitam acordo e greve dos Correios chega ao fim

 

 

   

 Brasília - A greve de funcionários dos Correios está oficialmente encerrada, de acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresa de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). Mais de 20 sindicatos de trabalhadores conveniados com a entidade aprovaram o acordo fechado com a empresa no sábado (19).

 

"Já alcançamos quórum estatutário, a greve acabou", afirmou um dos representantes da comissão de negociações da Fentect, José Gonçalves. Outros sindicatos realizam assembléias ainda hoje para confirmar o fim da paralisação que durou 21 dias.

 

Segundo a Fentect, os trabalhadores do Amazonas, Acre, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Santa Catarina e interior de São Paulo já votaram a proposta.

 

"O governo demorou a entrar na negociação. Talvez não tivesse sido necessário tanto tempo", afirmou Gonçalves.

 

A proposta negociada com o governo prevê pagamento, em definitivo, de 30% do salário-base para 43 mil carteiros que trabalham na distribuição e coleta externa, a título de adicional de atividade, retroativo a junho de 2008. Aos demais empregados que trabalham na distribuição e aos atendentes em guichês de agências, a empresa continuará pagando o valor fixo de R$ 260. Em agosto, os Correios e a Fentect voltarão a discutir os termos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários de 2008.

 

Os Correios estimam que serão necessários cerca de dez dias para regularizar o serviço de entrega de correspondências e encomendas em todo o país. De acordo com o último levantamento da empresa, cerca de 130 milhões de cartas estão com a entrega atrasada.

 

Segundo Gonçalves, os trabalhadores irão definir com os Correios uma escala diferenciada de trabalho para compensar o acúmulo de correspondência não-enviada durante a greve. "Vamos definir com a empresa, provavelmente, vamos acrescentar duas horas a mais além da jornada diária e trabalhar nos finais de semana", adiantou.

 

 

Ricardo Saadi assume investigações da Operação Satiagraha

 

 

 São Paulo - O chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros da Polícia Federal de São Paulo, Ricardo Saadi, já assumiu o comando das investigações da Operação Satiagraha. Ele substitui o delegado Protógenes Queiroz, afastado das investigações para fazer curso obrigatório para progressão de carreira, segundo informações da Polícia Federal (PF).

 

De acordo com a assessoria de imprensa da PF de São Paulo, Saadi está montando uma nova equipe que vai participar de uma força-tarefa para analisar a grande quantidade de informações levantadas na operação.

 

A assessoria da PF de São Paulo, no entanto, afirma que não vai divulgar, por enquanto, outras informações sobre o desenvolvimento da força-tarefa. Segundo a PF, somente quando houver dados "concretos" é que eles serão divulgados. A assessoria informou que haverá uma reunião entre a PF e o Ministério Público Federal.

 

Ao entregar, na última sexta-feira (18), o relatório final do inquérito da operação aos seus superiores, o delegado Protógenes Queiroz se esquivou de falar do verdadeiro motivo de seu afastamento das investigações.

 

No documento, Protógenes fez agradecimentos aos juízes Fausto de Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal, e Marcio Rached Milani, da 7ª Vara Federal Criminal, aos procuradores públicos Rodrigo de Grandis e Ana Mara, a delegados federais que atuaram no caso, ao ex-diretor geral da Polícia Federal Paulo Lacerda e ao atual Luiz Fernando Corrêa, e aos superintendentes da PF no Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Ao ler o documento, Protógenes disse que estava "cumprindo determinação" do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de seus superiores. Afirmou ainda que estava apresentando "nossa singela contribuição na condução da Operação Satiagraha". O delegado também fez um agradecimento especial "aos policiais federais abnegados, que cumpriram seu dever profissional".

 

CULTURA

 

Balé do TCA faz nova apresentação

 

O Balé Teatro Castro Alves apresenta nos próximos dias 24 e 25 de julho

(quinta e sexta-feira) as suas duas mais novas coreografias. No dia 24

será apresentado "s/título" - inspirado em "A hora em que não sabíamos

nada uns dos outros" de Peter Handke que teve como Concepção e direção

geral: Nehle Franke. No dia 25 será apresentado "O Azul de Klein" que teve

como Concepção, Coreografia e Figurino João Perene.

 

 

EDUCAÇÃO

 

Professor estadual tem incentivos do governo para cursos de formação

 

 

O professor da rede estadual de ensino que já possui nível superior, mas está atuando numa área diferente daquela em que se graduou, poderá fazer um novo curso pelo Programa de Formação de Professores. As despesas com hospedagem, alimentação e transporte serão garantidas pelo Governo do Estado, para quem for estudar fora do município de residência.

 

As informações foram confirmadas pelo diretor do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Penildon Silva Filho, em reunião com representantes de Direcs e membros da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na sexta-feira (18). O diretor destacou a necessidade da divulgação do curso entre os professores, pois a procura está abaixo da expectativa, apesar do incentivo e da exigência legal da graduação para o exercício do magistério.

 

As aulas serão ministradas nos pólos de Feira de Santana (Letras com Espanhol, Letras Vernáculas, e Ciências Biológicas), Santo Amaro (Matemática) e Lençóis (Artes). A inscrição, gratuita, deve ser feita até 15 de agosto, no horário das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 17h30 no campus da Uefs, em Feira de Santana, ou nos campi avançados de Santo Amaro (Solar do Biju, praça da Purificação, centro) e de Lençóis (praça Horácio de Matos).

 

É necessária a apresentação do original e fotocópia da carteira de identidade, do último contracheque da rede pública estadual de ensino e requerimento de inscrição, a ser fornecido pela Instituição, devidamente preenchido e assinado. Esta informação consta no edital do processo seletivo, disponível no portal www.uefs.br (seção editais). Contato pelo telefone (75) 3224-8355.

 

 

SHOPPING

 

DDD Inverno no Iguatemi

 

 

Entre os dias 29 e 31 de julho, o shopping Iguatemi promove uma super liquidação. É a DDD Inverno, que promete movimentar as vendas com grandes descontos. A marca DDD existe, no Iguatemi Salvador, desde 2003, mas antes era usada para denominar somente as liquidações de verão. Agora, a promoção de Inverno também passa a se chamar DDD.

 

"Assim como o Plantão 32 horas que é quando permanecemos abertos durante a madrugada de 23 para 24 de dezembro todos os anos, a DDD também já é uma marca muito forte e uma promoção esperada com ansiedade pelo público no verão. Por isso, resolvemos unificar todas as nossas liquidações durante o ano sob essa chancela", conta Marta de Vitto, superintendente do shopping.

 

Com duração de três dias (DDD - três Dias De Desconto), a liquidação reúne as 532 lojas do shopping oferecendo excelentes descontos e tem como objetivo alavancar as vendas e aumentar o fluxo de clientes após o período o período de festas juninas.

 

 

POLÍCIA

 

 

Seminário debaterá propostas para a redução de homicídios

 

 

Delegados, agentes policiais, representantes do Ministério Público, do Poder Judiciário e de outras instituições estaduais e municipais, além de representantes da sociedade civil organizada e da imprensa, debaterão, terça e quarta-feira (22 e 23), propostas para reduzir o índice de assassinatos em Salvador e Região Metropolitana, durante o seminário "Diálogo pela Vida - Como reduzir os homicídios em Salvador", no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

 

 O evento é organizado pela Polícia Civil da Bahia e o Departamento de Crimes Contra a Vida (DCCV), com o apoio da Secretaria da Segurança Pública. Será palestrante, o sociólogo José Luiz Amorim Raton, coordenador de pesquisa da Universidade Federal de Pernambuco, responsável por implementar o projeto para reduzir a criminalidade em Recife.

 

 

Preso em flagrante ao assaltar mulher

 

Preso em flagrante após assaltar uma mulher no Caminho de Areia, Antônio Alberto do Rosário Júnior, 25, foi autuado por roubo pelo delegado Cleber Cunha, plantonista da 3ª Delegacia, e está custodiado na carceragem da 5ª CP (Periperi).

 

Ele roubou o aparelho celular da vítima, sendo surpreendido por policiais militares. O delegado Miguel Cicerelli, titular da 3ªCP (Dendezeiros), informou que Antônio é suspeito de envolvimento num homicídio, em Ilhéus.

 

EVENTO

 

Seminário "Diversidade no Ambiente Organizacional"

 

Cerca de 250 gestores de empresas públicas e privadas se reúnem para discutir a implementação de conceitos e ações de diversidade dentro do ambiente organizacional, no que tange o mercado de trabalho em Salvador. Durante as palestras serão apresentados alguns cases de empresas como o Banco HSBC, a Companhia Paulista de Força e Luz, e as lojas Mundo Verde, que já assumem esta nova postura. 

 

O seminário acontece no Fiesta Bahia Hotel, das 9h às 18h. Estarão presentes no evento, o secretario municipal da Reparação, Sandro Correia; a representante da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABHR), Maria Sampaio; a representante do Instituto ETHOS, Gláucia Térreo; o representante do Instituto Brasileiro de Diversidade (IBD), professor Hélio Santos e a superintendente do Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (IRIS), Isabel Portela, além do professor Elias Sampaio, presidente da Empresa de Processamento de Dados da Bahia (PRODEB) entre outros convidados.

 

 

Seminário "Homens Também Cuidam"

 

Evento de promoção da "paternidade responsável". Na programação serão aprofundados temas como, a participação do homem no planejamento familiar, o momento da escolha da gravidez, o cuidado com o bebê, a igualdade no processo de educação e formação dos filhos. , além de outros temas mais populares e polêmicos, como o uso de preservativo na relação familiar. Outro foco do encontro será a participação de casais gays no processo de criação dos filhos, sejam estes adotados ou naturais.   

 

O seminário, será realizado no auditório da Faculdade Visconde de Cairu (Barris), das 9 às 18h e reunirá homens de diversas entidades de Salvador, como por exemplo o Afoxé Filhos de Gandy, Sindicato dos Bancários da Bahia, Polícia Militar, Grupo Gay da Bahia, entre outros. 

 

O evento é fruto da parceria entre a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR), Secretaria de Relações Internacionais (SECRI) e o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA).  Para participar, os interessados devem entrar em contato com o telefone 2201-6291 e fazer a inscrição. A entrada é gratuita.  A única limitação é para o sexo – apenas os homens poderão participar do seminário.

 

 

Vinho é a estrela de noite no Espanhol                                  

                                                                      

 

      Você sabia que o Brasil é o segundo maior consumidor de vinhos da América Latina? O país está à frente do Chile e Uruguai na região e, segundo pesquisa internacional, até 2011 deverá consumir 369 milhões de litros por ano. A bebida preferida de Baco será a atração da Noite de Queijos e Vinhos que o Clube Espanhol promoverá Sábado, dia 26, a partir das 21h. O evento já é tradicional, acontece a cada ano, e desta vez com muita animação ao som da banda " Além da Luz". 

      "É uma ótimo oportunidade para a colônia espanhola se reunir com  os amigos e degustar bons vinhos acompanhados de bons pães e queijos. Será uma noite super agradável, com música ao vivo e alguns exemplares da melhor produção vinícola", avisa Humberto Peso, vice-presidente do Centro Espanhol, localizado em Ondina. O ingresso para o evento custará R$ 35,( sócios ) e R$ 50, para não sócios. As reservas de mesa podem se feitas pelo fone 3186.6800      

      Todo mundo já ouviu falar que o vinho, apreciado com moderação, faz bem a saúde. Estudos apontam, por exemplo,  a diminuição em até 50% do risco de doenças coronárias, em pessoas que costumam beber uma ou duas taças de vinho diariamente. " Além do álcool, a bebida de Baco apresenta mais de trezentas substâncias químicas em sua composição, entre elas os polifenóis, sendo, portanto, a bebida alcoólica preferencial quando se busca benefícios à saúde", revela André Freire de Carvalho, médico e crítico de vinhos.     

 

TEMPO

 

Defesa Civil alerta para baixa umidade do ar em 13 Estados e no Distrito Federal

 

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de baixa umidade do ar às defesas civis dos Estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Rondônia, Pará, Mato Grosso do Sul, Piauí, Maranhão, Paraná, Bahia, Goiás e Distrito Federal.

 

Nesta segunda-feira (21/07), a massa de ar seco que cobre grande parte do Brasil provoca baixos índices de umidade relativa do ar em boa parte do Rio de Janeiro e no norte e noroeste do Paraná. Entre hoje (21/07) e quarta-feira (23/07), a baixa umidade do ar permanece no Mato Grosso, Tocantins, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, sul do Pará, oeste da Bahia, centro-sul de Rondônia, Maranhão e Piauí, Goiás e Distrito Federal.

 

Persiste o alerta que a umidade relativa mínima fica abaixo de 30% no Vale do Paraíba, Serra e noroeste fluminenses, norte e oeste do Mato Grosso e Tocantins, no centro, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, sul, leste e nordeste de São Paulo. Em algumas localidades do norte, noroeste e Triângulo Mineiro e no Mato Grosso do Sul , Bahia, Goiás e Distrito Federal os índices podem ser mais críticos, chegando a 20%.

 

A Secretaria Nacional de Defesa Civil continua desaconselhando atividades ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas, especialmente entre as 14 e 16 horas, período do dia em que a umidade do ar fica mais baixa. Orienta-se também para a ingestão de bastante líquido para não ter problemas de desidratação.

 

Alerta-se também que o tempo seco aumenta o risco de incêndios florestais. Com isso, recomenda-se orientar a população para não fazer fogueiras nas proximidades de matas e florestas. Além disso, os motoristas que trafegarem por regiões sujeitas a incêndios deverão ter atenção redobrada devido à visibilidade reduzida pela fumaça, e também evitarem jogar pontas de cigarros para fora dos veículos.

 

Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para os Estados e para o Distrito Federal são baseados em informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

 

POLÍTICA

 

Valdenor defende a doação de terreno ao Terreiro de Mãe Rosa

 

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valdenor Cardoso (PTC) reafirmou ontem (21/07), à tarde, que está agilizando todos os procedimentos para que o projeto de lei do Executivo que prevê a desafetação do terreno onde está localizado o terreiro Onipó Oyá Neto, no Imbuí, seja votado a aprovado o mais breve possível pelos vereadores. Em reunião realizada semana passada, no Palácio Thomé de Souza, Valdenor prometeu ao prefeito João Henrique e à mãe-de-santo Rosalice do Amor Divino, a Mãe Rosa, que a solução do impasse - que se arrasta desde o mês de fevereiro, quando o terreiro foi parcialmente destruído por prepostos da prefeitura -, não sofrerá atrasos na Câmara.

 

"Tão logo a Câmara recebeu o Projeto de Lei, enviado pela Prefeitura, seguiu para análise na Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final e agora está tramitando na Comissão de Finanças, Orçamento e Fiscalização. Como a reconstrução do terreiro depende da regularização fundiária do terreno, que pertence ao município, já solicitei aos presidentes das comissões que apressem seus pareceres para que coloquemos o assunto em votação o mais breve possível", explica Valdenor.

 

O presidente da Câmara garantiu que além de votar favoravelmente à doação do terreno fará pedidos "veementes e persistentes" aos outros 40 vereadores para que a votação seja unânime.

 

"Quero, mais uma vez garantir aos integrantes do Oyá Onipó Neto, que logo será encontrada uma solução definitiva para a situação do terreiro, tanto por parte da Câmara quando por parte do Executivo pois esta é a intenção do prefeito João Henrique, manifestada pessoalmente por ele a Mãe Rosa no encontro que tivemos na semana passada", enfatiza Valdenor.

 

Interesse social

 

 

O Executivo também tenta alterar o Artigo 14 da Lei Orgânica do Município para conseguir regularização fundiária de interesse social. Seria a conquista de um mecanismo que pode ser aplicado em todos os terreiros situados em áreas públicas, opina o presidente da Câmara.

 

Como o terreiro Oyá Onipó Neto estava funcionando num terreno de uso coletivo, é necessário fazer a desafetação da área, que é a transformação dela em bem patrimonial da prefeitura, para que o município ceda o seu uso. Nesta mesma situação estão dezenas de outros sítios religiosos de Salvador, especialmente os de origem afro-brasileira. Na opinião do presidente da Câmara Municipal, a solução para a questão do terreiro de Mãe Rosa facilitará procedimentos futuros para regularizar outros terreiros também em situação irregular.

 

"Ao longo de 16 anos de atuação na Câmara tenho defendido que políticas públicas sejam viabilizadas com o objetivo de atender a todos os segmentos religiosos representados em Salvador. Como nossa herança africana é forte e deve ser preservada, a preocupação com a religiosidade afro tem que ser de toda a sociedade. E, neste momento, o importante é resolvermos rapidamente a questão da regularização das áreas onde os terreiros estão localizados" destaca Valdenor.

 

 

Empresária Tereza Valente condecorada pela Câmara com a Comenda Maria Quitéria

 

A presidente do Grupo Promédica, Tereza Rita Leony Valente, foi homenageada pela Câmara Municipal com a entrega da Comenda Maria Quitéria, em sessão solene realizada na quinta-feira (dia 17) à noite, no Plenário Cosme de Farias, por sugestão do vereador Jorge Jambeiro (PSDB). No evento, presidido pelo vereador Paulo Câmara (PSDB), Jambeiro justificou a indicação: "Essa Comenda foi criada para homenagear mulheres como Maria Quitéria e Tereza Valente, fortes, corajosas, independentes e destemidas".

 

Segundo ele, a empresária é uma "baiana da gema" que ajuda a provar que não só os homens são capazes de comandar instituições fortes como o Grupo Promédica. Uma estrutura prestes a completar 40 anos de existência, que inclui a Operadora de Planos de Saúde Promédica, o Hospital Jorge Valente, o Centro Pediátrico, o Day Hospital Promédica, o Datalab – Centro de Apoio ao Diagnóstico, o CSP – Medicina Ocupacional, o Centro de Fisioterapia, o Núcleo de Terapia Oncológica, o Pronto Atendimento, os centros médicos Promédica do Iguatemi e Cidade Baixa e incorporou recentemente o Hospital da Cidade.

 

A aquisição do Hospital da Cidade, pertencente à família Guanaes, foi importante, segundo o vereador e médico Jorge Jambeiro, por estender o atendimento de qualidade prestado pelo Grupo Promédica aos moradores dos bairros da Caixa D´Água, Lapinha, Liberdade, Fazenda Grande, São Caetano, IAPI e Pau Miúdo. Tereza Valente, que é formada em análise de sistemas com especialização em administração de negócios, assumiu a presidência da Promédica em 2003, após a morte do marido e fundador do grupo, Jorge Valente Filho.

 

A primeira-dama do Estado, Maria de Fátima Mendonça, prestigiou a homenagem a Tereza Valente, que contou com a presença, também, do secretário municipal da Saúde, José Carlos Brito; da conselheira de Defesa Profissional do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Fabíola Mansur; e do diretor médico do Grupo Promédica, Eraldo Moura Costa. Os filhos Paulo, André e Luciana também estiveram presentes, assim como o marido Jorge Oliveira. O Coral da Câmara se apresentou na sessão, regido pelo maestro Keiler Rêgo.

 

 

Exemplo de Maria Quitéria

 

A trajetória da heroína baiana Maria Quitéria, segundo Tereza Valente, é uma inspiração para continuar lutando por uma sociedade mais justa: "De agora em diante, sinto-me mais responsável e motivada para que as minhas atitudes como cidadã e empresária sejam dignas desta comenda. Sinto-me verdadeiramente orgulhosa de fazer parte do seleto grupo de mulheres que até agora foram agraciadas com homenagem de tamanha relevância".

 

Ao agradecer a honraria, a presidente do Grupo Promédica disse que espera "ter sempre a capacidade de lançar um olhar crítico, de buscar os melhores exemplos, praticar as melhores ações e agregar valores sociais às atividades que exerço e que venha a exercer". Entre os exemplos de vida, citou o pioneirismo e determinação da mãe, Ivonnice Issa, uma das primeiras mulheres contratadas pela Petrobras. "Enfrentou preconceitos e superou muitas dificuldades, sem jamais desistir da luta pela sua independência, preservando e incentivando valores como honradez, honestidade, amor ao trabalho e perseverança".

 

À frente do Grupo Promédica, Tereza Valente comanda uma estrutura que gera mais de 2000 empregos diretos e presta assistência médica a cerca de 120 mil pessoas. Ela chamou atenção para a importância do segmento de saúde privada para um estado, como a Bahia, onde apenas pouco mais de 9% da população tem acesso a esses serviços – a média nacional é de 20%.

 

"É de domínio geral que o sistema público de saúde do nosso país está muito longe de alcançar os seus objetivos. Convivemos com escassez de recursos e com carências nos métodos de gestão. Mesmo que dobrássemos o orçamento atual do Sistema Único de Saúde, ainda não conseguiríamos dar um padrão adequado ao atendimento à nossa população, frustrando as exigências da nossa carta magna", declarou. A empresária fez questão, entretanto, de reconhecer publicamente o que chamou de "esforço hercúleo" das secretarias estadual e municipal da Saúde, no desenvolvimento de ações pioneiras para prestação de um serviço mais digno aos cidadãos mais necessitados.

 

 

 

 

Câmara vai homenagear o artista plástico Juarez Maranhão

 

 

A Câmara Municipal homenageia no próximo dia 29, o artista plástico Juarez Maranhão, condecorando-o com a Medalha Thomé de Souza em comemoração aos seus 60 anos de carreira. A outorga da Medalha – de acordo com resolução do vereador Jairo Dória (PMDB) - será no Plenário Cosme de Farias, às 19 horas. Artista reconhecido internacionalmente, recebeu do escritor Jorge Amado a síntese para o seu trabalho: "Juarez Maranhão se destaca pela fidelidade de seu trabalho aos valores mais autênticos da Bahia".

 

De acordo com César Romero, crítico de arte da Associação Brasileira e Internacional, as primeiras pinturas de Juarez Maranhão surgem nos anos 1940, "quando pintava paisagens acadêmicas de colorido soturno, silencioso. De 1967 a 70 usa a espátula em esfregaços fazendo surgir o Porto da Barra, Alagados, em diversas versões impressionistas. Sua última fase tem referências dos romances de Jorge Amado. O pintor tem nova forma de estruturar o campo plástico, com ritmos de cores e tons, volutas, ovóides, colocando barrocamente personagens dos Velhos Marinheiros".

 

 

Dória sugere doação de alimentos por foliões de blocos e afoxés

 

Diante da crise global de alimentos, desencadeada em função da escalada dos preços, o vereador Pastor Jairo Dória (PMDB) apresentou na Câmara Municipal o projeto de indicação nº 80/08, dirigido ao prefeito João Henrique, sugerindo que a Emtursa baixe portaria estabelecendo que blocos e afoxés do Carnaval de Salvador cobrem dos seus associados a doação de um quilo de alimento não perecível na aquisição do carnê da entidade. Ele propõe, também, que a Sucom adote a mesma iniciativa em relação às casas de shows, clubes e similares que promoverem eventos de grande porte.

 

O objetivo, segundo Pastor Dória, é arrecadas alimentos não perecíveis para distribuição com famílias de baixo poder aquisitivo, mais prejudicadas com a alta dos preços dos produtos de primeira necessidade. O vereador defende que a população seja informada, antecipadamente, da destinação das doações, para que não pairem dúvidas sobre as reais intenções do programa de ação social.

 

"A alta nos preços dos alimentos já se configura em uma crise global, ameaçando o crescimento e a segurança mundial", argumenta Pastor Dória. Em sua justificativa, ele cita a afirmação do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, que estimou em cerca de 100 milhões o contingente de pessoas abaixo da linha da pobreza, necessitando de ajuda humanitária.

 

Jairo Dória defende que as comunidades internacionais e seus líderes devem discutir alternativas de como melhorar os sistemas econômicos e de distribuição, bem como formas de incremento da produção agrícola. Ele prega, também, a necessidade de tornar as ações sociais cada vez mais freqüentes em toda a sociedade, classificando como de grande relevância a tomada de atitudes que conscientizem o cidadão a agir com responsabilidade social.

 

O vereador sustenta que só a parceria entre o poder público, a iniciativa privada, ONGs e a sociedade em geral conseguirá enfrentar essa crise mundial. Além disso, observa, muitos eventos de grande porte já adotaram a prática de incentivar a doação de alimentos pelos participantes. "A distribuição de diversos quilos de alimentos não perecíveis, por instituições privadas a instituições carentes de sua escolha, inscritas em programas assistenciais, é bem vista pela sociedade, melhorando a imagem das empresas", diz Jairo Dória.

 

 

Odiosvaldo lamenta a morte de Humberto Castro de Lima

 

 

Em moção de pesar, o vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), lamentou o falecimento de Humberto Castro de Lima, médico e professor, ocorrido no dia 1º de julho. Humberto era integrante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e professor doutor da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi fundador e dirigente de instituições como a Fundação para o Desenvolvimento das Ciências e o Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira.

 

"Perde o povo baiano e brasileiro um grande intelectual na oftalmologia que dedicou sua vida a prevenção da cegueira. Será sempre lembrado por sua persistente luta em favor de um atendimento humanizado da população carente da Bahia e do Brasil", disse Vigas.

 

Formado na Universidade Federal da Bahia, Humberto Castro de Lima. Trabalhou em Salvador nos hospitais Santa Luzia e Santa Izabel. Continuou a carreira nos Estados Unidos, onde trabalhou no mais antigo e tradicional hospital oftalmológico, o New York Eye and Ear Infirmary. Em seguida construiu sua fama e credibilidade, e recebeu a mais alta láurea da Universidade de Roma, na Itália: medalha de ouro e título honorífico de Sócio-Benemérito da Sociedade Italiana de Oftalmologia.

______________________________________________________________________