sábado, julho 05, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Começa neste domingo, dia 6, oficialmente, e vai até 25 de outubro a campanha eleitoral para a disputa do comando das 5.562 cidades em 26 Estados (menos o Distrito Federal). Apesar do início oficial amanhã, a lei permite aos candidatos que comecem a fazer publicidade eleitoral e a participar de comícios a partir de hoje. No rádio e na TV, porém, a publicidade eleitoral gratuita só tem início em 19 de agosto e vai até 2 de outubro. Onde houver segundo turno, a propaganda no rádio e na televisão será retomada em 13 de outubro e transmitida até 24 de outubro.

Também a partir de hoje, os candidatos a prefeito e vice-prefeito ficam proibidos de participar de inaugurações de obras públicas. O descumprimento pode acarretar na cassação do registro do candidato, conforme a Lei das Eleições - 9.504, de 1997. Os agentes públicos ficam, também a partir de hoje, proibidos de contratar ou demitir funcionários públicos sem justa causa nos municípios em que haverá eleições até que os novos prefeitos sejam empossados. Quem ocupa cargos em comissão ou funções de confiança pode ser exonerado durante o período eleitoral. Quem for aprovado em concursos públicos que tenham sido homologados até hoje poderá ser chamado, independente das restrições da legislação.

Na próxima semana, os candidatos saberão a quanto tempo terão direito na publicidade gratuita no rádio e na TV. No início de agosto, os partidos, candidatos e coligações precisam divulgar na internet uma prestação preliminar das contas de campanha, com relatório discriminando dos recursos em dinheiro recebidos ou estimáveis e os gastos feitos. Os nomes dos doadores e os respectivos valores doados precisam ser revelados à Justiça Eleitoral somente ao fim da campanha, em 4 de novembro, caso a disputa tenha se resolvido no primeiro turno, e em 25 de novembro, onde houver segundo turno.

A partir de 30 de setembro e até 48 horas depois do primeiro turno, nenhum eleitor poderá ser preso, a não ser em caso de flagrante ou se houver sentença criminal condenatória por crime inafiançável. Nas cidades onde o pleito se estender ao segundo turno, os eleitores também não poderão ser detidos, a não ser nos casos excepcionais, entre os 21 e 28 de outubro. O resultado do primeiro turno das eleições será oficializado pelos juízes eleitorais em 11 de outubro. Se houver segundo turno, o resultado oficial deverá sair até 13 de novembro.

 

Bate-papo com a jornalista Suzana Varjão

 

na livraria Saraiva do Salvador Shopping

 

 No próximo dia 11, às 19 horas, na livraria Saraiva do Salvador Shopping, a jornalista Suzana Varjão conversa com o público sobre Micropoderes, macroviolências. Será uma espécie de happy talking –mistura de happy hour com papo sério sobre a publicação, lançada em Salvador, São Paulo, Pernambuco e Brasília. Na ocasião, haverá sorteio de exemplares do livro, desconto promocional (para os que apresentarem a capa distribuída na livraria)[1] e coquetel de confraternizaçã o.

 

Micropoderes, macroviolências é um estudo sobre o inconsciente da comunicação. Sobre "como se processa a geração de determinadas mensagens, à revelia da vontade objetiva do emissor". E a partir de fragmentos noticiosos, a autora recompõe a atmosfera de uma cidade repartida. Um microcosmo sacudido pela "guerra de lugares" da sociedade escravista, evidenciando o fato de que a Salvador das casas grandes e das senzalas é, hoje, uma cidade de bolhas e vãos.

 

Com o aval do movimento social brasileiro, Suzana Varjão vem percorrendo o País, difundindo a pesquisa, que conta com o apoio de organizações nacionais e internacionais, entre as quais, a Fundação Avina[2], o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)[3], a Agência de Notícias dos Diretos da Infância (ANDI)[4], a Cipó Comunicação Interativa[5], o Observatório de Favelas[6], o Instituto Sou da Paz[7], a Rede Desarma, Brasil!, a Fundação AVSI[8], o Fórum Comunitário de Combate à Violência[9] e o Movimento Estado de Paz.

 

O próximo lançamento de Micropoderes será no Rio de Janeiro, e está sendo apoiado pelas organizações não-governamentais Viva Rio[10] e Observatório de Favelas. Depois, a autora irá dedicar-se à realização de oficinas nas comunidades que mais sofrem violências em Salvador – para o que está contando com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Governo do Estado da Bahia (Sedur)[11], por meio do programa de habitação popular Dias Melhores.

 

 

Inscrições no processo seletivo para médicos vão até segunda-feira

  

Estão abertas até segunda-feira (7), as inscrições para processo seletivo simplificado para a contratação de médicos em diversas especialidades. As vagas disponíveis serão para as 1ª, 2ª, 6ª, 13ª e 20ª Diretorias Regionais de Saúde e os interessados poderão se inscrever no site www.saude.ba.gov.br, onde estará disponível a ficha de inscrição e todo o conteúdo do edital.

 

Depois de preenchida, a ficha de inscrição deverá ser impressa e entregue na Secretaria da Saúde, sala 3 térreo - Coordenação de Provimento e Movimentação, no horário das 14h às 17h30, juntamente com toda a documentação solicitada.

 

O Processo Seletivo Simplificado será constituído por Análise Curricular e Prova de Títulos, em caráter eliminatório e classificatório. As vagas serão preenchidas segundo a ordem de classificação geral dos candidatos habilitados, e de acordo com a necessidade administrativa da Sesab. A remuneração é R$ 3.121,09, constituída pelo vencimento básico, acrescida de uma Gratificação de Incentivo à melhoria da Qualidade da Assistência Médica (GIQ), Gratificação por Exercício em Unidade Hospitalar (GEUH) e adicional de insalubridade.

 

 

______________________________________________________________________