terça-feira, julho 22, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Entrega de correspondências deverá ser normalizada em 10 dias

 

 Brasília - Os carteiros estão fazendo hora extra para pagar os dias de parados e normalizar a entrega dos cerca 460 milhões cartas e encomendas que ficaram acumuladas nos 21 dias de greve dos Correios.

 

De acordo com a ECT (Empresa de Correios e Telégrafos), 71% das correspondências e 97% das encomendas postadas desde o início da greve já foram entregues. A previsão é que o serviço deva estar normalizado em aproximadamente dez dias.

 

No Centro de Distribuição Domiciliar da Asa Norte, em Brasília, os funcionários que participaram da paralisação estão trabalhando duas horas a mais, contabilizando uma jornada de dez horas por dia. Para a supervisora Operacional do centro, Vanuza Ávila, é "nítido" que os carteiros estão satisfeitos após conquistarem definitivamente o adicional de 30% sobre o salário-base. "Eles voltam com um empenho maior, agilizando o serviço que estava parado", ressaltou Vanuza.

 

Segundo a supervisora, a entrega de correspondências do centro deverá estar normalizada até sexta-feira (25). Além do empenho dos carteiros, o Centro de Distribuição da Asa Norte conta com o apoio de mais 34 funcionários terceirizados contratados temporariamente até sábado (26).

 

Segundo Vanuza, com apenas 14 dos 48 funcionários e mais 12 terceirizados, o Centro de Distribuição da Asa Norte acumulou 400 mil cartas durante a greve, cinco vezes a movimentação diária de 80 mil correspondências.

 

 

AMB disponibiliza nomes de candidatos a prefeito que respondem a processos

 

 

 Brasília - A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) divulgou hoje (22) o nome dos candidatos a prefeito e vice-prefeito em 26 capitais do país que respondem a processo na Justiça, de origem criminal ou eleitoral. De acordo com a entidade, o objetivo é facilitar o acesso da população e da imprensa a informações públicas que possam fundamentar a escolha dos eleitores.

 

O banco de dados deve ser atualizado progressivamente com informações que serão repassadas pelos juízes eleitorais de todo o país. Confira aqui os nomes do candidatos às prefeituras das capitais com pendências na Justiça.

 

A divulgação da  chamada "lista suja" dos candidatos que respondem a processos chegou a ser cogitada em junho pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Britto, desistiu da idéia, mas declarou-se disposto a "desembaraçar o acesso dos interessados a dados que estão nos registros da Justiça Eleitoral".

 

Na oportunidade, durante o lançamento da campanha Eleições Limpas – pelo Voto Livre e Consciente, realizada numa parceria entre o TSE e a AMB, a entidade dos magistrados se comprometeu  a organizar e divulgar os dados processuais referentes ao candidatos.

 

Posteriormente, o colegiado de presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) anunciou que adotaria a mesma postura do TSE. Já o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, afirmou rejeitar esse tipo de lista por, na sua visão, ester "sujeita a graves injustiças".

 

Sobre o impedimento de candidatos com vida pregressa incompatível com a moralidade, o TSE, em resposta a uma consulta, votou majoritariamente para que só tenham as candidaturas impugnadas aqueles que tiverem condenação em sentença transitada em julgado, ou seja, não puderem mais recorrer. Mas, na prática, nada impede que um juiz de primeira instância rejeite uma candidatura.

 

 

Novos valores das tarifas de telefonia fixa estão no Diário Oficial

 

 

 Brasília - A edição de hoje (22) do Diário Oficial da União traz publicadas as novas tarifas da telefonia fixa. As tabelas com os percentuais reajustados ontem (21) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) estão nos Atos n.º 4.288, 4.289 e 4.290.

 

A alteração mais baixa foi a da operadora Telemar, de 2,76%. As demais concessionárias (Brasil Telecom, Telefônica, CTBC e Sercomtel) tiveram autorizado reajuste percentual máximo de 3,01%.

 

Em nota divulgada ontem, a Anatel informou que para o serviço de Longa Distância Nacional (LDN), as concessionárias poderão aplicar a variação máxima de 9,68%.

 

O reajuste das tarifas foi calculado com base no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) entre os meses de maio de 2007 e maio de 2008, que ficou em 4,46% e na aplicação de um fator de transferência denominado Fator X, que é calculado pela Anatel com base nos ganhos econômicos das concessionárias.

 

 

AMBIENTE

 

Agenda integrada promove a conservação do patrimônio arqueológico

 

 

As Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Cultura (Secult) passaram a compor uma agenda integrada, voltada para a conservação do patrimônio arqueológico na Bahia.

 

O primeiro passo para criação de um sistema estadual de sítios arqueológicos foi dado com o lançamento do Museu a Céu Aberto do Complexo Arqueológico de Paulo Afonso, norte do Estado, no Departamento da Uneb, no município.

 

O museu vai preservar 100 sítios arqueológicos, datados de 9 mil anos, que estão ameaçados pela atividade de extração ilegal de pedras, o que resultou na perda de 67 locais, onde foram registradas artes rupestres.

 

A arqueóloga e coordenadora da Uneb, professora Cleonice Vergne, disse que "o museu vai trazer melhorias para a comunidade, o meio ambiente e a cultura, com a implantação de trilhas, permitindo experiências e visitação".

 

O secretário do Meio Ambiente, Juliano Matos, presente às comemorações pelo Cinqüentenário de Paulo Afonso, defendeu o diálogo com as universidades, na perspectiva de inovar a gestão pública.

 

"Desenvolvimento na área ambiental se faz com alternativas, oferecendo caminhos para aperfeiçoar o desenvolvimento", defendeu Matos, para quem "preservar a arte rupestre é garantir o direito à memória, permitindo ao cidadão ter conhecimento sobre aquilo que o constituiu, ao mesmo tempo em que são gerados emprego, renda e sustentabilidade".

 

         Geração de renda -Também ao participar do lançamento, o secretário da Cultura, Márcio Meireles, destacou os aspectos comuns à gestão da Sema, como desenvolvimento e diversidade, lembrando que o trabalho integrado vai colaborar para a preservação dos patrimônios cultural e ambiental baianos.

 

"Vamos transformar história em geração de renda e conservação", propôs Meireles, anunciando a perspectiva de criar o projeto territorial da Secult para a região, com base na preservação de sítios arqueológicos.

 

Pesquisa e meio ambiente - A programação na Uneb de Paulo Afonso contou ainda com a assinatura do protocolo de intenção para a implantação do Centro de Pesquisa Agroambiental com as universidades estaduais da Bahia.

 

A Sema vai investir R$ 6,6 milhões em seis unidades, instaladas em parceria com a Uneb, Uefs, Uesc, Uesb e Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação para pesquisa sobre biomas (comunidades biológicas) baianos, com ênfase para a caatinga, cerrado e mata de cipó.

 

         O superintendente de Políticas Florestais, Conservação e Biodiversidade, Marcos Ferreira, explicou que a solução para o desafio de fazer política de conservação é investir na parceria com os centros universitários, alocando recursos para o conhecimento, por meio da Fapesb.

 

"Temos a preocupação inequívoca com a produção científica direcionada aos biomas baianos, com foco na conservação, a partir dos conhecimentos gerados pelas populações tradicionais e comunidades locais", afirmou Ferreira.

 

         Uneb 25 anos - O encontro em Juazeiro marcou ainda as comemorações pelos 25 anos da Uneb, com a presença do reitor Lourisvaldo Valentim.

 

A universidade, que está plantando 25 mil mudas de árvores no Estado, com o apoio da Sema, entregou certificados a 25 alunos concluintes do curso de Ecologia Humana e Gestão Sócio Ambiental do departamento.

 

 ESPORTE

 

A Bahia se consolida cada vez mais como um forte destino de Golfe

 

 

 

A Bahia mostrou todo o potencial turístico de seus campos de golfe durante um jantar em Southport, na Inglaterra, que antecedeu o British Open, o mais antigo dos torneios que compõem o Grand Slam do golfe mundial, realizado de 17 a 20 deste mês.

 

Na "Noite Brasileira", os convidados conheceram quatro dos melhores campos de golfe do Brasil, todos localizados na Bahia, na região de Costa do Sauípe, Praia do Forte, Comandatuba e Trancoso.

 

Material promocional foi distribuído junto com as fitinhas do Senhor do Bonfim por típicas baianas. Entre os convidados mais ilustres estavam os jogadores Nick Faldo e Paul Azinger, capitães da Ryder Cup do time europeu e americano, respectivamente.

 

Parcerias - A "Noite Brasileira" foi fruto de uma parceria da Confederação Brasileira de Golfe (CBG) e do Bureau Brasileiro de Turismo de Golfe (BBTG) com a Embratur, a International Association of Golf Tour Operators (IAGTO) e a Bahiatursa, através da Secretaria do Turismo.

 

As entidades foram representadas por Albert Gauss, vice-presidente de desenvolvimento da CBG e coordenador do BBTG; Rachid Orra, vice-presidente operacional da CBG.

 

E mais Luiz Cingolani, presidente da Federação Baiana de Golfe; Emília Salvador Silva, presidente da Bahiatursa, e a diretora de Relações Internacionais, Rosana França; Michael Nagy, diretor de turismo da CBG; e Peter Walton, presidente da IAGTO.

 

O jantar reuniu jornalistas de diversos países, profissionais, amantes do esporte e formadores de opinião.

 

"Foi uma oportunidade de ouro para divulgar o Brasil como destino turístico para os amantes de golfe. Reunimos a nata do golfe mundial. Ninguém queria ir embora da festa", disse Gauss, do BBTG.

 

Revista especializada - O evento marcou o lançamento do Golfe do Brasil - Publicação Oficial do Golfe Brasileiro 2008.

 

A revista traz informações sobre 84 campos de golfe do Brasil em edição bilíngue de 124 páginas, fruto do convênio entre a CBG e BBTG com a Embratur para a divulgação dos campos de golfe brasileiros no exterior.

 

A edição informa a localização, horário de funcionamento e característica de campos de golfe espalhados pelo país, além de uma lista das agências de turismo especializadas no esporte.

 

Nick Faldo, vencedor de seis majors, disse a Gauss que gostou muito da festa e que não vê a hora de conhecer o Brasil.

 

Ele aproveitou para anunciar que a final mundial do Faldo Series, circuito juvenil que ele promove no mundo todo há 12 anos, acontecerá este ano na Costa do Sauípe, em outubro.

 

"A realização desses eventos na Bahia é fundamental para solidificar o papel daquele que se tornará o primeiro grande cluster de Golfe da América do Sul", afirma Alexandre Zubaran, diretor presidente da Sauípe S/A.

 

Torneios na Bahia - O Litoral Norte recebe ainda este ano, o 4º Bahia Open de Golfe e o campeonato Sul-Americano de Golfe, entre os dias 10 e 14 de novembro no Sauípe Golf Links e no Iberostar Praia do Forte Golf Club.

 

A Bahia se destaca como o estado que possui quatro dos melhores campos de golfe do Brasil, todos com 18 buracos e projetados  por arquitetos reconhecidos internacionalmente.

 

Os campos fazem parte da infra-estrutura de empreendimentos hoteleiros de alto luxo que estão localizados em diferentes regiões turísticas.

 

Os turistas têm o privilégio de praticar golfe contemplando cenários formados por praias tropicais de águas mornas e transparentes.

 

 

 

SAÚDE

 

Anvisa suspende fabricação e comércio de produtos

 

 

   A diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), da Secretaria da Saúde do Estado, informa à população que por determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), está suspensa a fabricação, distribuição, comércio e uso, em todo o território nacional, de todos os produtos sujeitos à vigilância sanitária fabricados e comercializados pela empresa Apy-Plantas, com sede em Itapecerica da Serra, São Paulo. A medida, de interesse sanitário, foi adota porque a empresa não possui autorização de funcionamento nem registro na Anvisa.

 

  A suspensão também atinge os produtos Cloro H.F. (hipoclorito de sódio), fabricado pela Indústria e Comércio de Cloro Ltda, com sede em Colatina, Espírito Santo, e Era Rato, fabricado pela empresa Diplomata de Assis Comércio de Produtos Agro-Pecuário Ltda, com sede em Assis, São Paulo. Os produtos não possuem registro e as duas empresas fabricantes não possuem autorização de funcionamento perante a Anvisa.

 

 

Caminhada contra a dengue mobilizará moradores da Barra no domingo

 

 

    A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães, que têm articulado diversas ações de mobilização dos servidores públicos estaduais, integrando a campanha "Todos contra a dengue", marcará presença na Caminhada de Conscientização para Prevenção da Dengue, no domingo (27), a partir de 9h, numa iniciativa da Associação de Moradores e Amigos da Barra (AMA), Conselho Comunitário de Segurança Pública da Barra e Ong Bem Comum.

 

  A caminhada, que sairá do Pavilhão de Aulas da UFBa de Ondina em direção ao Farol da Barra e será animada por trio elétrico, terá diversas alas com temas ligados à prevenção, educação em saúde e qualidade de vida. Universitários, estudantes em geral, moradores da Barra, profissionais de saúde e representantes de diversos órgãos públicos e segmentos da sociedade civil participarão do evento, que também contará com ciclistas e um carro "Abre Alas" com um boneco representando o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

 

   Ao final da caminhada, a população terá acesso a diversos serviços de orientação, prevenção e combate à dengue, em toldos que serão instalados no local, onde também serão arrecadados alimentos não perecíveis, para serem doados a instituições que trabalham com idosos. Integrantes do Comitê Estadual de Combate à Dengue, coordenado pela Sesab, além de servidores da instituição acompanharão a caminhada.  

 

______________________________________________________________________