quarta-feira, julho 16, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Delegado que prendeu Dantas, Nahas e Pitta pede afastamento

 

 

 São Paulo - O delegado da Polícia Federal Protógenes Queiroz, coordenador da Operação Satiagraha, pediu afastamento do inquérito. A informação foi confirmada hoje (15) pela assessoria de imprensa da PF.

 

A alegação oficial é de que Queiroz está matriculado em um curso superior de polícia desde março deste ano. Na segunda-feira, inicia a fase presencial, em Brasília, e por isso teria de se ausentar do posto por 30 dias.

 

A PF informou, contudo, que o delegado já solicitou deixar a coordenação do caso, mesmo após o curso. Os delegados assistentes Carlos Eduardo Pelegrini e Karina Murakami Souza devem assumir o inquérito.

 

Em reunião realizada ontem, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os ministros da coordenação política avaliaram que a Operação Satiagraha foi exitosa, dentro da legalidade, mas cometeu excessos na divulgação da operação. Hoje, o ministro da Justiça, Tarso Genro, disse que a exposição de presos foi um erro (leia mais ao lado).

 

A ação da Polícia Federal expediu mandados contra 24 pessoas, entre elas o banqueiro Daniel Dantas, o investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta. Todos são acusados de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e corrupção.

 

A assessoria confirmou também que o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Correia, está de férias desde ontem.

 

 

15 de Julho de 2008 - 19h15 - Última modificação em 15 de Julho de 2008 - 19h40

 

 

 

Lula e Uribe discutem no fim de semana em Bogotá criação da Unasul

 

 

 Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz nesta semana a primeira visita à Colômbia, desde a libertação da ex-senadora Ingrid Betancourt, que ficou refém das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) durante seis anos. A viagem está programada para os dias 19 e 20.

 

Lula estará na capital da Colômbia, Bogotá, no sábado (19), quando se encontra com Uribe para analisar o andamento das relações políticas e comerciais entre os dois países e ações referentes à União de Nações Sul-Americanas(Unasul). Ele também participa da abertura de um seminário empresarial entre os dois países.

 

Embora o tema Farc não conste da pauta de discussões com o presidente colombiano Álvaro Uribe, Lula está disposto a falar sobre o tema, caso seja proposto. A informação é do porta-voz da Presidência da República, Marcelo Baumbach.

 

Segundo ele, Lula não pretende se opor a participar de esforços em favor da libertação dos reféns ainda em poder das Farc, se receber um pedido de Uribe. "O presidente está disponível para caso o governo colombiano julgue apropriado integrar um grupo de países que facilite as negociações para libertar os reféns ainda em poder das Farc", afirmou Baumbach.

 

Em entrevista à Agência Brasil, a ex-refém das Farc, Clara Rojas, seqüestrada junto com Ingrid Betancourt em 2002 e libertada em janeiro deste ano, afirmou que Lula deveria atuar como mediador no processo de libertação dos reféns.

 

No domingo(20)estão programadas passeatas em cidades da Colômbia para pedir a liberdade dos reféns. Segundo o porta-voz, não está prevista a participação de Lula nas manifestações.

 

Também no domingo Lula participa das comemorações do Dia Nacional da Colômbia, na cidade de Letícia. Nesse dia, Lula, Uribe e o presidente do Peru, Alan Garcia, têm reunião marcada. A última viagem do presidente à Colômbia foi em dezembro de 2005.

 

 

 

Brasil participa de fórum mundial sobre nutrição infantil

 

 

ASCOM-FNDE (Brasília, 16.07.08) – Entidade internacional de combate à fome infantil, a Global Child Nutrition Foundation (Fundação Global de Nutrição da Criança) realiza, de 17 a 22 de julho, na Filadélfia, EUA, a décima edição de seu fórum mundial. O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é um dos participantes do encontro, que vai reunir representantes de 13 países, como Suécia, Nigéria, Moçambique e Bolívia, e de organismos internacionais, como o Programa Mundial de Alimentos (PMA), da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Nesta edição, o fórum vai discutir como unir o desenvolvimento da agricultura local a programas sustentáveis de alimentação escolar. Serão seis dias de troca de experiências, identificação de necessidades e de obstáculos e indicação de recursos para a solução dos problemas.

 

Considerado pela Fundação e pelo Programa Mundial de Alimentos como um exemplo a ser seguido, o programa brasileiro de alimentação escolar será apresentado durante o evento pelo presidente do FNDE, Daniel Balaban. "Na África Subsaariana, há mais de 50 milhões de crianças em idade escolar que não recebem nenhum tipo de alimentação na escola", afirma ele. "Num esforço conjunto, entre países, organismos internacionais, agências não-governamentais, poderemos implantar programas sustentáveis de alimentação escolar na maioria desses países, baseados na compra da agricultura familiar, dinamizando as economias locais e, principalmente, salvando vidas."

 

O presidente do FNDE também vai falar de experiências de países africanos, como Angola e São Tomé e Príncipe, que estão implantando programas de merenda escolar nos moldes do brasileiro e com o apoio técnico do FNDE.

 

Atuação – A Global Child Nutrition Foundation recebe doações de governos, organismos não-governamentais e pessoas físicas de todo o mundo que buscam combater a desnutrição infantil, e direciona esses recursos para a implantação de programas de alimentação escolar em países pobres.

 

 

SAÚDE

 

HGE ganha nova enfermaria pediátrica

 

A assistência em saúde às crianças, na Bahia, ganhou importante reforço hoje (16), com a inauguração da nova enfermaria pediátrica e a brinquedoteca do Hospital Geral do Estado (HGE) e a publicação do Edital de Licitação para construção do Hospital da Criança, em Feira de Santana. A inauguração dos novos equipamentos do HGE foi presidida pelo secretário da Saúde, Jorge Solla, e pelo diretor geral do HGE, André Luciano Andrade. São 20 leitos equipados com um novo mobiliário preparado para receber os pacientes e seus acompanhantes.

 

Há três anos funcionando sem o setor pediátrico, o HGE passa a oferecer um melhor atendimento aos pequenos pacientes com uma novidade: a instalação da brinquedoteca – um espaço para atividades lúdicas equipado com TV, DVD, aparelho de som, jogos e brinquedos educativos –, que faz parte do projeto de humanização do hospital e vai ajudar na reabilitação dos pacientes.

 

"A humanização é essencial para os pacientes, principalmente as crianças. Isso ajuda na recuperação e melhora o ambiente de trabalho no hospital", afirma o diretor geral do HGE, André Andrade. Ele conta que o atendimento pediátrico é especializado em politraumatismos – ferimentos causados por traumas externos. "Uma equipe multidisciplinar composta por pediatras, enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais vão se empenhar no tratamento dos pacientes mirins", explica Andrade.

 

O secretário Jorge Solla ressaltou o empenho do governador Jaques Wagner em garantir o investimento para recuperação de todas as enfermarias do HGE, tanto em termos de estrutura física como de equipamento e mobiliário hospitalar. As reformas ficaram a cargo da Sucab (Superintendência de Construções Administrativas da Bahia). "Trocamos todo o mobiliário e a Sucab agilizou, chegando a antecipar, as reformas necessárias. Agora, a Sucab está elaborando projeto para ampliação física de novas enfermarias", afirmou.

 

Foram investidos cerca de R$ 80 mil na reconstrução da enfermaria, que estava sendo utilizada para internação de pacientes de outras especialidades. A reforma, segundo Solla, faz parte do plano de reconstrução da estrutura da saúde no estado. "Em um ano e meio, todas as enfermarias do HGE foram reformadas e o projeto continua com a futura construção de uma nova Unidade de Terapia Intensiva (UTI), novas enfermarias, ampliação do estacionamento e construção de um heliponto para facilitar a transferência de pacientes de outros hospitais para o HGE", informa o secretário.

 

Para o secretário Jorge Solla, enfermarias pediátricas equipadas para garantir o conforto e bem-estar não só do paciente, mas do acompanhante, assim como a brinquedoteca, estão em consonância com a proposta de humanização da assistência do Sistema Único de Saúde (SUS) e contribuem para acelerar a recuperação dos pequenos pacientes. "Internação hospitalar é uma experiência difícil para o adulto, e mais ainda para a criança, que precisa ter seu espaço lúdico, de lazer e interagir com as outras crianças. A brinquedoteca proporciona isso".

 

O pediatra homenageado com a placa da inauguração da enfermaria, Antonio Antico, declara que a nova ala vai facilitar o trabalho dos funcionários do hospital. "São 37 anos aqui, desde o antigo Hospital Getúlio Vargas, e receber essa homenagem é emocionante. Essa enfermaria vai fazer com que possamos dar uma assistência muito melhor às crianças", destaca.

 

 

 

CULTURA

 

Portela Café apresenta tributo a Eric Clepton

 

 

Acontece nesse sábado, 5 de julho, às 21h, no Portela Café, o show do cantor e instrumentista Keko Pires em homenagem ao cantor Eric Clapton. Com duração de 2h, o show fará uma retrospectiva das melhores e mais representativas canções do canto inglês. Keko Pires selecionou um repertório com 28 canções que vai da época da banda "Cream", passando pelo "Derek e Dominos" até o início da carreira solo de Eric Clapton. Destaque para os clássicos "wonderfull tonight", "Layla", "Cocaine", "Tears in Heaven" e "I shoot the Sherriff". A banda é composta por Keko Pires (Baixo e voz), Ricardo Flash (Guitarra) e Guimo Mygoya (Bateria).

 

 

 

O quê: Tributo a Eric Clapton com Keko Pires

 

Quando: sábado, 5 de julho,  às 21:30h

 

Onde: Portela Café, Parque Cruz Aguiar, Rio Vermelho

 

Quanto: R$ 8,00

 

 

COMÉRCIO

 

Dia do Comerciante comemorado com reflexão sobre varejo

 

É hoje (quarta, 16) às 18h30 a palestra do especialista em marketing do Varejo, Marcos Gouvêa de Souza, evento que comemora o Dia do Comerciante, promoção da CDL Salvador. O evento inclui um coquetel para o público estimado em 400 empresários, no Othon Palace Hotel. O evento comemorativo é resultado da parceria com o Shopping Barra, a ALSB (Associação de Lojistas do Shopping Barra) e Sebrae.

Marcos Gouvêa é sócio da empresa de consultoria GS&MD, foi executivo de empresas nacionais e internacionais de varejo, como o Grupo Fenícia, Lojas Arapuã, Sears e Dillard's. Tem graduação, pós-graduação e mestrado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e graduação na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). É representante do Brasil e América Latina no Ebeltoft Group, consórcio de empresas de consultoria especializadas em varejo, que reúne 14 empresas que representam 11 países de três continentes.

"Este evento é a nossa homenagem ao comerciante e uma continuidade ao projeto de qualificação para o varejo, que estamos implementando, sempre com a presença de grandes nomes do cenário nacional e internacional", afirma o presidente da CDL Salvador, Antoine Tawil. Esta é a segunda palestra promovida pela CDL em parceria com os grandes shoppings da cidade. O evento anterior, no mês passado, teve como parceiro o Shopping Iguatemi e trouxe a Salvador o economista Ricardo Amorim. A próxima parceria é em setembro com o Salvador Shopping.  SERVIÇO

O quê: palestra com Marcos Gouvêa sobre "Marketing e Varejo".

Quando: dia 16 de julho, Dia do Comerciante, às 18h30.

Onde: Othon Palace Hotel, em Ondina. Realização: CDL Salvador, Shopping Barra, Associação de Lojistas do Shopping Barra e Sebrae.

______________________________________________________________________