sábado, julho 19, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

BAHIA VENCE CORINTIANS

 

1 a 0. Assim o Bahiau venceu esta tarde o Corintians em São Paulo, no Pacaembu com gol de Elias. Foi a quebra a invencibilidade do Corinthians na série B. O tricolor manteve durante o jogo a tática de defesa e conseguiu segurar os lances do adversário sobre a pequena área.

 

POLÍCIA

 

Gravura de Picasso recuperada pela polícia é devolvida

  

 São Paulo - A gravura de Picasso recuperada hoje pela Polícia Civil de São Paulo foi devolvida agora há pouco à Estação Pinacoteca. A gravura O pintor e seu modelo, de Pablo Picasso, e outros três quadros haviam sido roubados da Estação Pinacoteca no mês passado. As outras pinturas ainda não foram localizadas pela polícia.

 

Em breve entrevista à imprensa no início da noite de hoje (19) o secretário de Segurança Pública do estado, Ronaldo Marzagão, elogiou o trabalho da polícia e não forneceu muitos detalhes sobre como a obra foi recuperada nem sobre as prisões realizadas, já que essas informações, segundo ele, poderiam atrapalhar as investigações e, principalmente, a localização das demais obras.

 

"A polícia está mobilizada para recuperá-los", disse ele, que aproveitou para pedir o apoio da sociedade no fornecimento de informações sobre o roubo. "Se alguma pessoa souber de algum fato relativo ao roubo das obras pode ligar para o telefone do Disque Denúncia 181 ou para o telefone  (11) 2221-3358".

 

Segundo o presidente da Estação Pinacoteca, Marcelo Araújo, a obra aparentemente não foi danificada, mas ainda será avaliada por técnicos. "A obra vai ser analisada pelos nossos restauradores, mas aparentemente ela está em ótimo estado. Não foi nem mesmo retirada da moldura original, o que nos deixa muito satisfeitos", afirmou.

 

Araújo disse que está confiante na recuperação das demais obras. "Foi um êxito enorme essa localização e estamos extremamente confiantes de que as outras três obras também serão localizadas o mais rápido possível. Nossa maior preocupação é com o estado de conservação delas", afirmou.

 

De acordo com Araújo, todo o sistema de segurança da Estação Pinacoteca foi revisto e aprimorado depois do roubo, com a implementação de novos equipamentos, como um aparelho detector de metais na entrada do local.

 

A obra deverá voltar a ser exposta em seu lugar original na Estação Pinacoteca a partir da próxima semana.

 

 

POLÍTICA

 

Presidente da Câmara garante a Dom Geraldo Majella

 

Aprovação para a construção da praça "São Paulo Apóstolo"

 

 

O presidente da Câmara Municipal, vereador Valdenor Cardoso (PTC), confirmou que dará entrada na segunda–feira (dia 21), de projeto de indicação, sugerindo à Prefeitura Municipal a construção da Praça São Paulo Apóstolo e de um marco comemorativo aos 2000 anos de seu nascimento, que serão comemorados em todo o mundo durante um ano por orientação do Papa Bento XVI.

 

O pedido para que as homenagens a São Paulo sejam intensas na Bahia partiu do Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Geraldo Majella, no lançamento do Ano Paulino, dia 28 de junho, na Paróquia Conversão de São Paulo, na Fazenda Grande do Retiro. Quinta-feira, 17, em visita ao Cardeal, Valdenor Cardoso e o prefeito João Henrique Carneiro garantiram que tanto a Câmara quanto a Prefeitura adotarão as providências necessárias para que o pedido de Dom Geraldo seja atendido.

 

"No encontro, realizado na Cúria Metropolitana, tratamos com o Cardeal e com os bispos auxiliares da Igreja Católica de vários temas, entre eles a construção da praça e do marco dedicados a São Paulo. No que compete à Câmara, me comprometi a agilizar todo o processo", destaca Valdenor. "A Câmara e a Prefeitura também participarão ativamente da organização dos festejos do Ano Paulino, justa homenagem que será prestada a uma das figuras mais marcantes da história e desenvolvimento do cristianismo", conclui Valdenor.

 

 

Lei que restringe os direitos dos

 

deficientes questionada na Câmara

 

Lutar pela derrubada da Lei municipal de número 7.201/07, que restringe o direito à acessibilidade nos transportes coletivos dos portadores de necessidades especiais.. A sessão foi requerida e dirigida pela vereadora Aladilce Souza (PC do B) e contou com a participação dos vereadores Vânia Galvão (PT) e Celso Cotrim (PSB).

 

Aladilce destaca que a lei 7.201/07 vai de encontro à Constituição Federal ao restringir os direitos dos deficientes: "Nosso objetivo é adequar a lei ao que determina a Lei Federal 10.048/98 e ao Decreto Federal 5.596, que garantem amplo direito à acessibilidade nos transportes coletivos dos portadores de necessidades especiais".

 

A sessão foi das mais concorridas com plenário Cosme de farias lotado pelos portadores de necessidades especiais, todos atentos aos debates e pronunciamentos dos vereadores e dirigentes de entidades de defesa dos deficientes. Os debates contaram com a participação da Coordenadora de Apoio à Pessoas com Deficiência-Coap, Zenira Rebouças; a coordenadora estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com deficiência da Secretaria Estadual de Justiça, Regina Atalla; e a representante da Defensoria Especializada em Direitos Humanos, Maria Luiz Cavalcante.

 

 

Nome de Humberto Castro Lima sugerido para rua de Salvador

Fundador do Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira, membro de várias academias médicas no Brasil e no mundo e presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento da Medicina, o baiano Humberto Castro Lima, que morreu no dia 1º de julho, deverá ter seu nome perpetuado em uma rua de Salvador. Projeto neste sentido foi apresentado na Câmara Municipal pelo vereador e também médico Décio Sant´Anna (PSDB), que classificou a homenagem como uma questão de justiça pelos inúmeros serviços prestados à sociedade baiana.

 

Castro Lima morreu aos 83 anos de idade, em casa, por complicações na saúde. Ainda na ativa, com mais de 50 anos dedicados à medicina, destacava-se como um dos grandes nomes da oftalmologia brasileira. "Homem culto de inteligência invulgar e acima de tudo humano, Humberto Castro Lima abre uma lacuna na nossa sociedade quase impossível de ser preenchida", lamenta Décio Sant´Anna, ressaltando o pioneirismo do cientista baiano.

 

O pioneirismo de Castro Lima fez com que seguisse para os Estados Unidos, logo após a graduação em medicina, para se especializar em oftalmologia, com ênfase no tratamento do glaucoma. Além de presidir o Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC), o médico assumia desde 1992 a coordenação-geral da Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências, onde implantou novos cursos da área médica e dois novos campus da Escola Bahiana de medicina e Saúde Pública (Brotas e Cabula). Somados ao de Nazaré, são mais de 3000 alunos matriculados.

 

 

Cristovinho defende campanhas de incentivo à reciclagem

 

 

Por intermédio da Indicação nº 77/08, apresentada na Câmara Municipal, o vereador Cristóvão Ferreira Júnior (PDT) propõe ao Executivo a instituição de campanhas permanentes de incentivo às cooperativas de catadores de material reciclável que atuam em Salvador. Além de estimular a geração de emprego e renda, as campanhas, segundo ele, deverão fomentar a formação de cooperativas de trabalho, resgatar a cidadania através do direito básico ao trabalho, promover a educação ambiental e propiciar a defesa do meio ambiente através da coleta seletiva e reciclagem de lixo.

 

Cristovinho sugere que as campanhas sejam desenvolvidas em parceria com a iniciativa privada e outras entidades representativas da sociedade civil. De acordo com o projeto que está tramitando na Câmara, as ações das campanhas devem incluir apoio à formação de cooperativas de trabalho, visando a implementação progressiva de coleta seletiva de lixo por meio dos participantes dessas cooperativas; estimulo à triagem e reciclagem do material coletado através de unidades a serem operadas pelas próprias cooperativas de trabalho; e fomento ao desenvolvimento de atividades de educação ambiental.

 

"O papel exercido pelos catadores de material reciclável tem sido de grande relevância para a sociedade. Em Salvador, por exemplo, estima-se que próximo de 50% do lixo é recolhido por esses trabalhadores. Além do importante papel sócio-ambiental, a atividade é também geradora de emprego e renda para milhares de cidadãos e cidadãs", argumenta o vereador. Ele sustenta, ainda, que estes trabalhadores anônimos da limpeza urbana transformaram-se em parceiros estratégicos dos programas de coleta seletiva de materiais recicláveis, contribuindo de forma decisiva para a preservação ambiental.

Dória sugere doação de alimentos por foliões de blocos e afoxés

 

Diante da crise global de alimentos, desencadeada em função da escalada dos preços, o vereador Pastor Jairo Dória (PMDB) apresentou na Câmara Municipal o projeto de indicação nº 80/08, dirigido ao prefeito João Henrique, sugerindo que a Emtursa baixe portaria estabelecendo que blocos e afoxés do Carnaval de Salvador cobrem dos seus associados a doação de um quilo de alimento não perecível na aquisição do carnê da entidade. Ele propõe, também, que a Sucom adote a mesma iniciativa em relação às casas de shows, clubes e similares que promoverem eventos de grande porte.

 

O objetivo, segundo Pastor Dória, é arrecadas alimentos não perecíveis para distribuição com famílias de baixo poder aquisitivo, mais prejudicadas com a alta dos preços dos produtos de primeira necessidade. O vereador defende que a população seja informada, antecipadamente, da destinação das doações, para que não pairem dúvidas sobre as reais intenções do programa de ação social.

 

"A alta nos preços dos alimentos já se configura em uma crise global, ameaçando o crescimento e a segurança mundial", argumenta Pastor Dória. Em sua justificativa, ele cita a afirmação do secretário geral da ONU, Ban Ki-moon, que estimou em cerca de 100 milhões o contingente de pessoas abaixo da linha da pobreza, necessitando de ajuda humanitária.

 

Jairo Dória defende que as comunidades internacionais e seus líderes devem discutir alternativas de como melhorar os sistemas econômicos e de distribuição, bem como formas de incremento da produção agrícola. Ele prega, também, a necessidade de tornar as ações sociais cada vez mais freqüentes em toda a sociedade, classificando como de grande relevância a tomada de atitudes que conscientizem o cidadão a agir com responsabilidade social.

 

O vereador sustenta que só a parceria entre o poder público, a iniciativa privada, ONGs e a sociedade em geral conseguirá enfrentar essa crise mundial. Além disso, observa, muitos eventos de grande porte já adotaram a prática de incentivar a doação de alimentos pelos participantes. "A distribuição de diversos quilos de alimentos não perecíveis, por instituições privadas a instituições carentes de sua escolha, inscritas em programas assistenciais, é bem vista pela sociedade, melhorando a imagem das empresas", diz Jairo Dória.

 

 

PDT de Lauro de Freitas fica com Moema

 

O juiz eleitoral Isaías Vinícius de Castro Simões anulou a convenção do Partido Democrático Trabalhista (PDT), de Lauro de Freitas, realizada no dia 30, em que a comissão de intervenção indicada pela executiva estadual do partido decidiu pela coligação com o PP do candidato Roberto Muniz. Com a decisão do juiz, vale a convenção realizada no dia 29 pelo diretório municipal e o apoio do PDT à prefeita Moema Gramacho, candidata à reeleição.

 

A convenção do dia 30 foi uma manobra da executiva estadual pedetista para tentar dissolver a convenção oficial do partido. "Julgo improcedente o registro da coligação PP-PDT, em face da absoluta ilegitimidade da convenção do PDT realizada no dia 30/06", deferiu o juiz, em resposta a ação apresentada pelo advogado J. Pires. O apoio do partido ao candidato do PP tinha sido garantido pela executiva estadual à revelia do diretório municipal. A decisão do juiz isola o PP, que fica com apenas 18 concorrentes à Câmara Municipal.

 

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores, Apio Vinagre, criticou a tentativa dos adversários de burlar o processo legítimo para composição da coligação e considera que a decisão do juiz mostra a lisura do processo. "Eles tentaram prejudicar a reeleição de Moema e retaliar o vereador Fausto Franco (PDT), que desde o início integra a bancada de apoio ao governo na Câmara Municipal".

 

Além de não ter publicado edital para convocação da convenção, a comissão intervencionista não notificou o diretório municipal, o que deveria ter ocorrido com antecedência de oito dias. Segundo o advogado Marcelo Santana, filiado ao PDT no município, eles desrespeitaram a legislação eleitoral e as regras do partido. "Nem mesmo os membros da comissão são filiados ao PDT como exige o estatuto do partido".

 

 

ECONOMIA

Produção agrícola atrai grupo líbio para a Bahia

            Com o objetivo de estabelecer parcerias com instituições baianas para o fornecimento de produtos agrícolas, um grupo de representantes da Secretaria de Investimentos da Líbia esteve, na manhã desta sexta-feira (18), na sede da Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir)). A holding, que prevê e gerencia investimentos de fundos governamentais para aquele país, em várias áreas, foi atraído pelo potencial produtivo das diversas regiões da Bahia. 

            Segundo o secretário Edmon Lucas, que recebeu a comitiva, o grupo veio conhecer projetos do governo, com a finalidade de estabelecer parcerias e aportar recursos, principalmente, na região do semi-árido. "Apresentação detalhadamente o Programa de Desenvolvimento do Semi-Árido e estamos identificando quais são as possibilidades de investimentos com recursos externos associados a recursos brasileiros. Ressaltamos que o interesse do governo é que estes investimentos possam melhorar efetivamente a qualidade de vida do povo daquela região", informou.

               Edmon Lucas também destacou que está sendo feita uma relação de projetos, já previstos também por outros grupos do exterior, a exemplo do voltado à caprinovinocultura, da Espanha. A intenção, ressaltou, é discutir a viabilidade de ação conjunta de ações dessa ordem, já que o grupo tem interesse em projetos que possam produzir alimentos como feijão e milho.

"Fizemos também questão que eles buscassem, para essa troca de experiências e informações, as secretarias da Agricultura e da Indústria e Comércio, já que, desse modo, a Sedir cumpre sua missão de facilitadora da integração das ações das diversas secretarias estaduais, contribuindo para o desenvolvimento do semi-árido", concluiu.

Durante o encontro, o grupo teve ainda a oportunidade de conhecer, por meio da exibição de um documentário, o Projeto de Irrigação de Campinhos, no município de Tucano, a 256 quilômetros de Salvador. Com esse projeto, o governo estadual está promovendo a inclusão de pequenos produtores rurais na cadeia produtiva da região nordeste, organizando a produção, fortalecendo a agricultura familiar no estado e adotando uma política pública integrada entre todas as secretarias do estado.

 

Bahia gera mais de 46 mil empregos no primeiro semestre deste ano

 

 

Em junho deste ano, foram gerados 6.427 empregos com carteira assinada no estado. A informação é do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, analisada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (Seplan).

 

A pesquisa informa que entre janeiro a junho deste ano, foram criados 46.155 novos empregos celetistas no estado, o correspondente a um incremento de 3,80%. Essa expansão foi abaixo da média nacional (4,70%), mas significativamente superior ao conjunto da região Nordeste, que acumula este ano uma expansão de apenas 0,64%.

 

Em relação à distribuição espacial, o interior da Bahia foi responsável pela criação de 26.650 novos empregos no primeiro quadrimestre deste ano, isto é, 57,7%, enquanto que a Região Metropolitana de Salvador (RMS) correspondeu a 19.505 vagas (42,3% do total).

 

A construção civil liderou a expansão do emprego no primeiro semestre, com 11.719 carteiras assinadas, o que significa mais de 1/4 (25,4%) do total gerado no estado. Segundo análises da SEI, esse desempenho do setor está diretamente associado às obras atreladas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas áreas de saneamento, habitação e infra-estrutura e ao surgimento de novos empreendimentos imobiliários privados.

 

O setor de serviços figura em seguida, ao responder pelo surgimento de 10.728 vagas (23,2% do total), acompanhado pela agropecuária, que foi responsável pela criação de 10.582 postos (22,3%). A indústria de transformação gerou um saldo positivo de 7.282 novos empregos, e o comércio abriu 4.956 novas vagas no mercado de trabalho formal durante o primeiro semestre.

 

Os municípios com mais de 30 mil habitantes que se destacaram em números absolutos de empregos foram Salvador (13.667 vagas), Camaçari (3.686), Juazeiro (3.365) e Itapetinga (2.979 empregos). Na Bahia já foram criados 104.875 novos empregos com carteira assinada no período acumulado de janeiro de 2007 a junho deste ano.

 

 

CULTURA

 

Letras africanas é tema de curso

 

 

          O Grupo de Pesquisa Escritas à Deriva: Redes Literárias nas Malhas da Ficção em Língua Portuguesa do Departamento de Ciências Humanas e da Terra (DCHT) do Campus XXIV da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Xique- Xique, promove o curso de extensão Redes Literárias: Contatos e Ressonâncias nas Literaturas Africanas.

 

As aulas, que começam no dia 25 deste mês, serão divididas em nove módulos com carga total de 135 horas. Os interessados em participar do curso devem procurar o Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupex) do campus e se inscrever, até o dia 22, numa das 50 vagas oferecidas. Para tanto é preciso pagar uma taxa de R$ 20 por módulo. Mais informações no site www.uneb.br.

 

 

Cartilha vai ajudar a combater abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes

 

 

Diante do crescimento de denúncias de abuso e exploração sexual infantil em 2008 - 259 até a primeira quinzena deste mês - o Núcleo de Estudos em Ciências Sociais e Saúde da Universidade Federal da Bahia acaba de reforçar o combate a este tipo de crime, ao lançar a cartilha "Chega de Abuso!". Com tiragem inicial de dois mil exemplares, a publicação está sendo distribuída em associações de bairro, grupos religiosos e órgãos de apoio a crianças e adolescentes.

 

"Antes de prepararmos a cartilha, fizemos encontros periódicos com moradores do Bairro da Paz, Pau da Lima e Castelo Branco para, primeiramente, entender como eles enxergam a violência sexual e, posteriormente, prepararmos um instrumento que pudesse falar a linguagem deles", explica Miriam Rabelo, coordenadora da pesquisa que deu origem à iniciativa.

 

 Segundo Miriam, a iniciativa incluiu também a realização de um curso de capacitação das lideranças religiosas e das associações dos bairros visitados, no qual foram abordados os aspectos psicológicos e sociais do abuso, além de questões legais como a importância da denúncia e as punições previstas para os autores dos crimes.

 

Feito por antropólogos e sociólogos da Ufba, todo o estudo levou dois anos até a confecção da cartilha e contou com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), órgão vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

 

O crescimento de denúncias sobre abuso e exploração sexual vem preocupando também o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves Roussan (Cedeca). "Apesar de percebermos, a cada ano, um aumento significativo na quantidade de denúncias feitas, sabemos que, na realidade, esses crimes acontecem em maior número do que as denúncias indicam", explica o coordenador do Cedeca, Valdemar Oliveira.

 

 Agressor está próximo

 

 Para Carlos (nome fictício), morador do centro da cidade, a cartilha pode ajudar pais que, como ele, teve sua filha de 13 anos abusada por um vizinho. "Nós freqüentávamos a casa dele, e ele a nossa", explica Carlos, reforçando as estatísticas que dão conta de que a maioria dos abusos sexuais contra crianças e adolescentes é cometida por pessoas próximas, sejam parentes ou amigos da família.

 

"Percebi que ela andava muito nervosa e afastada, mas só depois de cinco meses desde que foi abusada, conseguiu dizer o que tinha acontecido", afirma o pai. "Arrasado", como Carlos se define após saber do que houve com a filha, ele foi até a Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Criança e o Adolescente e prestou queixa contra o agressor. Hoje, a adolescente está recebendo tratamento psicológico no Cedeca. "A recuperação é lenta, mas tenho esperança de que minha filha vai voltar a ter uma vida normal, sem traumas", afirma.

 

 Quem pode ajudar 

 

 O efeito da mobilização de órgãos de proteção a crianças e adolescentes contra crimes de abuso e exploração sexual pode ser sentido no aumento das denúncias feitas, passando de 225 em 2005 para 1.229 no ano passado, segundo dados do Dique 100. "Ainda há muito a fazer para que as pessoas tomem consciência da importância de denunciar um agressor, deixando de ser omissas", acredita Valdemar.

 

 Na opinião da pesquisadora Miriam, que aposta na mesma direção, "a relação de dependência de caráter financeiro ou afetivo das mães das vítimas com os agressores dificulta muito a denúncia". Para obter aconselhamento quanto ao assunto ou mesmo denunciar uma situação de abuso ou exploração sexual de crianças e adolescentes, basta procurar:

Cedeca – Centro de Defesa da Criança e do Adoelscente Yves Roussan

 

Rua da Conceição da Praia, 32 – Comércio (71) 3243-8794

 

 

Viver – Serviço de Atenção a Pessoas em Situação de Violência Sexual do Instituto Médico Legal Nina Rodrigues

 

Av. Centenário, s/n

 

(71) 3117-6700

 

 

 

Centro de Referência Sentinela

 

Av. Mario Leal Ferreira, s/n – Bonocô

 

(71) 3382-3884

 

 

 

CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

 

Ladeira dos Aflitos, 15 – Centro

 

(71) 3329-6516 / 3328-7737

 

 

 

Ministério Público Estadual – Promotoria da Infância e Juventude

 

Av. Joana Angélica, 1.312 – Nazaré

 

(71) 3103-6400

 

 

 

Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Criança e o Adolescente

 

Av. ACM (ao lado da Igreja Universal)

 

(71) 3116-2153

 

 

 

Disque Denúncia Estadual

 

(71) 3235-0000

 

 

 

Disque Denúncia Nacional

100

______________________________________________________________________