sábado, julho 26, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

PF abre inquérito para apurar vazamento de informações da Satiagraha

 

 

 São Paulo - A Polícia Federal abriu, em São Paulo, inquérito para investigar o vazamento de informações da Operação Satiagraha, deflagrada no último dia 8. A Corregedoria da PF, em Brasília, enviou o delegado Amaro Ferreira à Superintendência Regional da PF em São Paulo para  apurar o caso.

 

O inquérito tem prazo de 30 dias para ser concluído, mas poderá ser prorrogado, caso o delegado Ferreira considere necessário. 

 

O Ministério Público Federal (MPF), que abriu no último dia 18 procedimento administrativo para investigar as queixas do delegado Protógenes Queiroz de que teria sido afastado do comando da operação, continua esperando o envio de informações solicitadas à Polícia Federal.

 

No procedimento, o procurador da República Roberto Antonio Dassié Diana pediu à PF cópias de  todas as solicitações de material e recursos humanos feitas por Protógenes ao longo da investigação. Dassié Diana também quer cópia do inquérito em andamento na PF para apurar vazamentos.

 

O MPF pediu ainda a gravação integral da reunião, realizada no último dia 18, que culminou com o afastamento do delegado, e mais uma série de outras informações.De acordo com o Ministério Público Federal, a gravação da reunião já foi enviada  à instituição. As demais informações ainda estão sendo aguardadas.

 

Coordenador do Grupo de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público Federal em São Paulo, Dassié Diana disse à Agência Brasil, na última quarta-feira (23), que o procedimento administrativo aberto para apurar as queixas do delegado Protógenes não deverá ser concluído no prazo inicial de 30 dias.

 

"Até pela quantidade de informações que solicitei, imagino que não esteja solucionado em 30 dias, o que implicaria na prorrogação por 90 dias", afirmou Dassié Diana. O procedimento foca a eventual ocorrência de obstrução aos trabalhos do delegado e também o vazamento de informações.

 

Quando estiver de posse de todo o material, Dassié Diana deverá promover interrogatórios para posteriormente encaminhar a conclusão do trabalho. Há três possibilidades de desfecho para o procedimento instaurado pelo MPF: denúncia criminal, recomendação administrativa à PF, passível de ensejar ação judicial em caso de descumprimento, ou recomendação pelo arquivamento.

 

 

Índice de desempregados da RMS é o menor desde 2002

 

 

 

O índice de 12,1% da taxa de desocupação em junho, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), registrada pela Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE é o menor dos últimos sete anos. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando a taxa atingiu 14,6%, a redução foi de 2,5 pontos percentuais.

 

A pesquisa, que acaba de ser divulgada, foi recebida com otimismo pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre). O secretário Nilton Vasconcelos lembra que, em 2003, o índice de desocupados, de acordo com a PME, chegou a 17,9%.

 

"Sabemos que reduzir o desemprego da RMS continua sendo um desafio do Governo da Bahia, mas não podemos deixar de comemorar e reconhecer a diminuição no índice de desocupados nessa região. Quando comparamos junho do ano passado com o mesmo mês deste ano, constatamos que 50 mil pessoas deixaram de estar desocupadas", enfatiza Vasconcelos.

 

Embora ainda figure como a mais alta entre as seis regiões metropolitanas pesquisadas, o secretário está confiante de que a RMS pode encerrar mais um ano com uma queda do desemprego. Para tanto, explica, o governo tem feito um esforço permanente para atrair novos investimentos para o estado, além da implementação de ações para qualificar a mão-de-obra, já que a baixa qualificação é apontada como um obstáculo ao desenvolvimento do mercado de trabalho.

 

Ainda em 2008, 7.500 mil trabalhadores da construção civil que atuam na RMS terão cursos profissionalizantes. Realizados com recursos dos governos federal e estadual, os cursos integram o Plano Setorial de Qualificação (PlanSeQ) e serão destinados a beneficiários do programa Bolsa Família.

 

As inscrições estão previstas para começar em setembro. Em todo o Brasil, serão atendidos 184.297 trabalhadores de 13 regiões metropolitanas. Também até o final de 2008, aproximadamente cinco mil vagas de qualificação profissional serão destinadas a jovens da RMS com idade entre 16 e 24, por meio do Programa Juventude Cidadã, desenvolvido com recursos dos governos federal e estadual.

 

 

Governo discute caminhos para superação da pobreza

 

        "Que  mundo  é  esse  em  que  vivemos?  Abandonam-se  as crianças,

  esquecem-se  os  seus  velhos  e não vive-se o presente com dignidade". O

  momento  de reflexão, proposto pela atriz Dora West aos representantes de

  diversas  secretarias  do Governo do Estado, abriu as discussões em torno

  do planejamento necessário para superação da pobreza na Bahia.

        O  evento,  promovido  hoje  (25)  pela  Secretaria do Planejamento

  (Seplan)  em parceria com a Casa Civil e o Fundo de Combate e Erradicação

  da  Pobreza  no  Estado  da  Bahia (Funcep/BA), no Grande Hotel da Barra,

  busca  a  eliminação  de  ações sobrepostas ou dissociadas do objetivo de

  melhorar  a qualidade de vida e a inclusão social e econômica das pessoas

  em situação de pobreza.

        De  acordo  com  a  gestora  do  Funcep/BA,  Maria Mota, o primeiro

  desafio  é  unificar  o entendimento sobre o que é a pobreza. Ela explica

  que,  enquanto  o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) entende

  que  ser pobre é não consumir uma determinada quantidade de alimentos por

  dia,  a  Universidade de Campinas (Unicamp) segmenta a pobreza através da

  renda  familiar  e  do  acesso  à  energia  elétrica,  água  e  condições

  sanitárias.

        Conceitualmente,  esta  discussão  auxilia no delineamento de ações

  compensatórias,   estruturantes   ou   formativas,  ou  seja,  estabelece

  pré-diagnósticos  que  indicam  setores  para  se  investir.  "Temos como

  exemplo o investimento na construção de cisternas, os programas Água para

  Todos  e  Luz  para  Todos,  além  do  estímulo  à  pesca  e  às ações de

  assistência  técnica,  inclusão  digital  e mecanismos de gerar emprego e

  renda", comenta Mota.

        Diagnóstico  –  Para  o  superintendente  de  Gestão e Avaliação da

  Seplan,  Mário  Freitas,  o  esforço  de melhorar a qualidade de vida dos

  baianos  passa  por  planos  de curto, médio e longo prazo, mas que sejam

  constantemente   aperfeiçoados   e   monitorados.   "Para  alcançarmos  a

  efetividade  do  planejado  é preciso que os gestores se façam a seguinte

  pergunta:  qual  o impacto para a obra física de um incremento financeiro

  no   projeto?   Analisar   isto  é  fundamental  para  o  acompanhamento,

  monitoramento e gestão", explica.

        Outro ponto levantado foi a incoerência entre o potencial econômico

  da  Bahia,  sexta  maior economia do país, e os seus indicadores sociais,

  que  leva o estado para as últimas posições. "Precisamos ampliar o acesso

  ao  conhecimento,  ao  trabalho, melhorar as condições habitacionais e os

  recursos   disponíveis",   comenta  a  diretora  da  Superintendência  de

  Agricultura  Familiar  (Suaf),  da  Secretaria  da  Agricultura (Seagri),

  Auxiliadora Serra.

        Histórico  – Criado em 2001, o Funcep/BA já investiu mais de R$ 1,2

  bilhão  e a previsão para 2008 é alcançar os R$ 328 milhões. A sua missão

  é  ser reconhecido por reduzir o nível de pobreza, exclusão, desigualdade

  e vulnerabilidade da população do Estado da Bahia, através da articulação

  e financiamento de ações integradas.

 

 

EDITORA TASCHEN MOSTRA

O JEITO DE MORAR NA BAHIA

 

O jeito baiano de morar, ou melhor, o jeito despretensioso de morar na Bahia, entra definitivamente na rota internacional com o lançamento do livro Living in Bahia, uma publicação da editora Taschen, que terá lançamento nacional em Salvador, no Palacete das Artes, no dia 31 de julho, às 19h. O novo título publicado em 20 idiomas e distribuído nos quatro cantos do planeta vem se juntar aos já existentes da série "Living in", que mostra moradas cheias de estilo em Bali, na Toscana, em Marrocos, na China, no Japão, na Grécia e no México.

 

O livro mostra 22 casas e dois apartamentos, todos eles clicados pelo fotógrafo e arquiteto paulista Tuca Reinés, velho conhecido dos fãs da Taschen pelos livros Seaside Interiors e Great Scapes South America. Já os textos, são da jornalista baiana Mônica Lima, também familiarizada com o tema, como colaboradora de publicações como Casa Vogue e Revista Joyce Pascowitch. A editora é Angelika Taschen, responsável pelo segmento de livros de arte, arquitetura, fotografia e design da editora alemã.

 

Durante quase dois anos, Tuca Reinés foi do litoral norte ao litoral sul da Bahia, passando por Salvador, em busca de moradas que retratassem, antes de qualquer coisa, um estilo de vida despojado e glamuroso ao mesmo tempo. A capa do livro retrata a casa de João Calazans, mais conhecido como Calá, um dos pioneiros a chegar a Trancoso, ainda nos anos 70. A casa simples e cheia de charme praiano fica no Espelho das Maravilhas, mesmo local onde está a deliciosa "casa de pescador" da artista plástica Joana Vieira, que ilustra a contracapa.

 

As páginas do livro são uma aula de estilo e bem viver. Lá estão as casas do artista plástico e ambientalista Frans Krajcberg, em Nova Viçosa; de Veronica e Jamie Stewart-Granger ele filho do ator escocês Jimmy Stewart-Granger, um dos galãs do cinema dos anos 40 em Cumuruxatiba, no sul da Bahia; e de Caetano Veloso, debruçada sobre o mar do Rio Vermelho, em Salvador.

 

Também não poderiam ficar de fora do Living in Bahia a casa em estilo Plantation, de Sig Bergamin, no condomínio Terravista, em Trancoso; a de Donata Meirelles e Nizan Guanaes na praia de Itapororoca, em Trancoso, que tem o projeto de arquitetura de interior assinado por Sig; e a de Ricardo Salem, a primeira com projeto moderno construída no famoso Quadrado de Trancoso.

 

O time brasileiro ainda contou com o apoio de Ana Helena Vicintin e Cecília Sicupira, -entusiastas de primeira hora do projeto- que cuidaram de toda a coordenação logística da fotografia.

______________________________________________________________________