terça-feira, julho 22, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Anatel autoriza reajustes para telefonia fixa

 

 

 Brasília - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) definiu hoje (21) os índices de reajuste das tarifas das concessionárias de telefonia fixa no Brasil.

 

O reajuste mais baixo foi o da operadora Telemar, que ficou em 2,7651%. As demais concessionárias (Brasil Telecom, Telefônica, CTBC e Sercomtel) tiveram autorizados um percentual de reajuste máximo de 3,0118%. O aumento para serviços locais será linear para assinatura e tráfego telefônico.

 

Em nota, a Anatel informou que para o reajuste de Longa Distância Nacional (LDN), as concessionárias poderão aplicar o reajuste máximo de 9,6822% em alguns itens tarifários, desde que o reajuste da tarifa não ultrapasse o índice estabelecido pela Anatel.

 

O reajuste das tarifas foi calculado com base no Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) entre os meses de maio de 2007 e maio de 2008, que ficou em 4,46% e na aplicação de um fator de transferência denominado Fator X, que é calculado pela Anatel com base nos ganhos econômicos das concessionárias. Os novos valores serão publicados hoje, no Diário Oficial da União.

 

 

Novo delegado assume Operação Satiagraha

 

O nome dele é Ricardo Saad. Desde ontem começou o trabalho de analisar mais de uma tonelada de papéis do caso derivado da Operação Satiagraha, que prendeu por duas vezes o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, indiciado por gestão fraudulenta e formação de quadrilha e acusado pelo Ministério Público Federal de corrupção ativa. Dantas encontra-se solto, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF) e sua defesa nega irregularidades.

  Já o delegado que era titular do caso, Protógenes Queiroz, se afastou de vez e começou um curso de aperfeiçoamento na Academia da Polícia Federal em Brasília.

 

 

POLÍCIA

 

201 novas viaturas reforçam segurança em Salvador

 

 

 

         A população baiana já conta com um importante reforço no combate à criminalidade em Salvador. Em solenidade no Centro de Convenções da Bahia, o governador Jaques Wagner entregou 201 novas viaturas (110 automóveis, 23 peruas, 18 caminhonetes e 50 motocicletas) às polícias Civil e Militar. Os equipamentos, num investimento de R$ 25 milhões, serão distribuídos para delegacias da Polícia Civil e companhias independentes da PM na capital.

 

         No evento, Wagner afirmou que a segurança pública é prioridade de governo. Entre as ações do Estado voltadas para o setor, destacou a incorporação de 3,2 mil novos policiais militares, a nomeação de 161 novos agentes e escrivães e a realização de um novo concurso público para recompor o efetivo. "Além disso, vamos entregar mais 41 viaturas ainda este ano, reequipar as polícias e qualificar a mão-de-obra de mais de 800 profissionais", explicou.

 

Segundo o governador, a violência está ligada também à falta de inclusão social. "Por isso estamos priorizando a geração de empregos e a inserção dos cidadãos baianos", disse.

 

O secretário da Segurança Pública, César Nunes, declarou que com a chegada das viaturas será garantido um policiamento mais ostensivo nas ruas de Salvador, "principalmente nas áreas de atuação do tráfico de drogas". Para ele, a padronização dos veículos (cores azul, branca e prata) vai reforçar a sensação de segurança e de presença policial nas ruas. "O fato de a PM e a Polícia Civil possuírem as viaturas idênticas também faz parte do processo de integração entre as duas instituições", ressaltou.

 

Ao ser questionado sobre a violência na capital, Nunes lembrou que as mortes relacionadas ao tráfico de drogas se devem às disputas entre os criminosos pelo comando de algumas áreas. "A retirada de circulação de bandidos considerados de alta periculosidade também contribuiu para acirrar os duelos por pontos-de-venda de narcóticos, e isso vamos desarticular com o trabalho de inteligência policial", ressaltou.

 

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jorge Santana, anunciou que grande parte dos 3,2 mil PMs que estão em treinamento estará nas ruas a partir de outubro, até atingir a totalidade em janeiro de 2009. Para ele, o reforço no efetivo vai ajudar a reduzir os índices de violência a médio e longo prazo.

 

 Novos policiais

 

Depois da entrega das novas viaturas, o governador falou para uma platéia composta por 1,2 mil futuros policiais, além de integrantes do alto escalão da PM, Polícia Civil e dos 161 novos agentes e escrivães. Em seu discurso, afirmou que a polícia baiana tem que ser dura no combate à criminalidade, "fazendo cumprir a lei, além de ser parceira da população".

 

Atentos à fala de Wagner, os futuros soldados da PM, Cláudio Silva e Emanuela Santos, reforçaram a idéia de fazer uma polícia cidadã e que seja rigorosa no combate ao crime. Eles foram aprovados no último concurso realizado pelo Estado e já estão em treinamento na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Efap).

 

Na solenidade, quatro policiais civis aprovados no último concurso receberam as identidades funcionais e o brasão que representa a instituição. O escrivão Edson Bastos da Hora foi empossado simbolicamente pelo governador. Os outros homenageados foram os agentes Charles Henrique dos Santos e Paulo Henrique Vieira e a escrivã Euvaci Santos Araújo.

 

 

EVENTO

 

Homenagens ao Dia dos Avós aproxima duas gerações

 

 

Reza a lenda que os avós foram escolhidos para serem lembrados dia 26 de julho porque é o dia de Santa Ana e São Joaquim, avós de Jesus Cristo. Se a lenda é verdadeira não se sabe, mas os avós sempre tiveram um papel especial na família, principalmente entre os pequenos. É buscando valorizar a importância de todas as 'vovós' e 'vovôs', que a Escola Tempo de Criança, no Itaigara, preparou uma festinha especial.

 

Apresentações musicais, canções parodiadas sobre o tema e coreografias vão compor as homenagens que crianças de um a seis anos de idade estarão fazendo a seus avós na próxima sexta-feira, 25 de julho, às 11h e às 17h, na sede da instituição.

 

            A intenção é aproximar gerações, trazendo-os para se divertirem junto com os netos, celebrando a experiência de vida e a sabedoria adquirida ao longo dos anos (não apenas nos livros ou nas escolas), mostrando que os mais velhos são pessoas que também tiveram infância, adolescência, são alegres e fundamentais na formação de uma criança.

 

Segundo Luciane Souza, coordenadora pedagógica da escola, essa comemoração tem sabor especial. "A homenagem é importante para a valorização e reconhecimento do idoso e do sentido de ser avô e avó, já que são pessoas que significam muito para as crianças, principalmente, os pequenos. Há um enorme carinho entre ambos", explica.

 

A festa contará ainda com um lanche especialmente preparado para as duas gerações e a entrega de uma lembrancinha que as próprias crianças ajudaram a preparar: um CD onde foram os responsáveis diretos pela seleção das músicas que mais agradariam os seus queridos avós.

 

 

ExpoBoats 2008 acontece na Bahia Marina

 

 

 

Começou ExpoBoats, a maior feira de barcos usados já realizada no país. Promovido pela YachtBrasil, o evento terá mais de 150 barcos expostos, simultaneamente, em cinco marinas e iates clubes, entre o Paraná e a Bahia, passando por São Paulo e Rio de Janeiro.

 

Em Salvador, o evento acontecerá nos dias 19, 20, 25, 26 e 27 de julho e os visitantes poderão conferir 30 embarcações de pesca ou passeio, off shore ou flybridge, e todas com qualidade e procedência garantidas pela YachtBrasil.

 

O evento também será uma grande oportunidade para quem quiser conferir as lanchas Evolution. Através de uma parceria estabelecida recentemente, a YachtBrasil adquiriu a exclusividade de comercialização das embarcações do estaleiro catarinense. O destaque fica por conta da nova Evolution 310 e da consagrada Evolution 335. YachtBrasil também é a maior concessionária da Intermarine/AZIMUT do país.

 

 

REDE BAHIA E FESTIVAL DE VERÃO SALVADOR TERÃO SELO 'ZERO CARBONO'

 

Comprovando o seu compromisso com o meio ambiente, a Rede Bahia será o primeiro grupo de comunicação do país a neutralizar suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), tornando-se uma empresa 'Zero Carbono'. A novidade também engloba o Festival de Verão Salvador, maior evento promovido pela Rede Bahia, que será o primeiro festival de música do Brasil a obter este selo ambiental. A iniciativa é fruto da parceria entre a Rede Social ―área encarregada das ações de responsabilidade social do grupo― a Key Associados, consultoria especializada em soluções para a minimização do efeito estufa e a Fundação SOS Mata Atlântica.

  

O resultado do projeto, que teve início em janeiro, terá como marco o dia 24 de julho, quando será iniciada a plantação das 3.922 mudas de árvores, 2.848 das quais correspondem à neutralização do carbono gerado pelas atividades da sede do grupo no período de um ano, e 1.074, são referentes ao Festival de Verão, em janeiro de 2008. O local escolhido para o plantio, que será conduzido pela Fundação SOS Mata Atlântica, é a APA Itacaré / Serra Grande, uma área remanescente de Mata Atlântica que faz parte de Uruçuca, no Sul do Estado. O reflorestamento beneficiará dezenas de pequenas propriedades rurais do município, cujas áreas de vegetação degradada serão recuperadas com o crescimento das árvores nativas.

______________________________________________________________________