sábado, julho 19, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

 

Anatel deve definir reajuste de telefone fixo nos próximos dias

 

 

 Brasília - Os índices de reajuste das tarifas da telefonia fixa podem ser definidos na próxima semana pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O Índice de Serviços de Telecomunicações (IST) entre os meses de maio de 2007 e maio de 2008, que serve de base para o reajuste das tarifas, ficou em 4,46%.

 

 

Sobre esse percentual, ainda há um desconto determinado pelo Fator X, que estipula a redução que deve ser aplicada para calcular o reajuste das tarifas. Esse índice, que é calculado com base na produtividade das concessionárias, foi divulgado hoje (18) pela Anatel e ficou em 2,92%.

 

Como a metodologia de cálculo para o Fator X foi alterada este ano, uma parte do reajuste ainda será calculada com base na metodologia antiga. Por isso, segundo a Anatel, ainda não é possível determinar qual será o percentual do reajuste aplicado nas tarifas telefônicas este ano.

 

 

Após a divulgação dos índices do IST e do Fator X, as concessionárias devem fazer suas propostas de reajuste para o Conselho Diretor da Agência, que dá a palavra final sobre os índices que serão aplicados. A próxima reunião do Conselho está marcada para o dia 30 de julho, mas os conselheiros podem tomar decisões antes disso, por meio de circuito deliberativo.

 

No ano passado, os percentuais de reajuste autorizados pela Anatel para a telefonia fixa variaram de 1,8% a 2,2%, de acordo com cada concessionária.

 

 

Contingente de desempregados força mercado a oferecer baixos salárioS

 

   

 Brasília - Apesar do aumento do emprego formal registrado no país, ainda há um alto número de desempregados, o que pressiona o mercado a oferecer rendimentos mais baixos, relações de trabalho ruins e curta duração de contratos. A avaliação foi feita pelo economista do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Paulo Jager, em entrevista à Rádio Nacional.

 

Ontem (17), o Ministério do Trabalho informou que em junho deste ano foram criados 309.442 postos de trabalho, número recorde não apenas para o período como para todos os meses desde o início da série histórica em 2003.

 

"Estamos na trajetória correta. Precisamos manter esse crescimento econômico e do emprego por vários anos, para que tenhamos de fato uma situação boa no mercado de trabalho", disse Jager.

 

O economista enfatizou que, sem crescimento econômico, o investimento em qualificação profissional e melhorias nas regras do mercado de trabalho não são determinantes para o aumento do emprego. "Não podemos pisar no freio, a gente corre o risco de desfazer o crescimento que tivemos nos últimos anos".

 

 

 

LAZER

 

Dique do Tororó recebe o Projeto Domingo na Praça

 

 

 

Animação, diversão e muita leitura não faltarão em mais uma edição do Projeto Domingo na Praça, que neste domingo (20), estacionará o Carro-Biblioteca e o Brinquedo Móvel no Dique do Tororó, a partir das 8h. Com um público formado em grande maioria por crianças, o Projeto não deixa de atrair a atenção de jovens e adultos, através de livros, periódicos, revistas, contação de histórias e brincadeiras educativas. As atividades serão encerradas ao meio-dia.

 

No Carro-biblioteca o público encontra estantes e mesas repletas de livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacional e estrangeira e infanto-juvenil, além de gibis e jornais. As atividades recreativas ficarão por conta da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), por meio do Projeto Brinquedomóvel. A proposta é resgatar as tradicionais brincadeiras infantis, tais como amarelinha, picúla e barra-manteiga. Também serão instalados em torno do carro brinquedos educativos que estimulam o raciocínio, a exemplo do xadrez, baralho e gamão, e recreativos, como peteca e boliche.

 

Na semana

 

Além deste Projeto aos domingos, o Carro Biblioteca atende, diariamente, um público médio de 70 pessoas. São oito bairros visitados semanalmente (Coutos, Liberdade, Alto do Cabrito, Castelo Branco, Pau da Lima, Dom Avelar, São Cristóvão e Fazenda Grande IV), para onde é levado um acervo de cerca de 1.500 títulos literários e informativos. Monitores se encarregam de promover uma leitura dirigida e contação de histórias, visando a interatividade com o público-alvo.

 

 

 

Festival de Música Educadora FM anuncia as 50 selecionadas

 

 

 A Rádio Educadora anunciou as 50 músicas escolhidas pela comissão julgadora do VI Festival de Música que passarão a integrar a programação da 107.5 FM até o mês de outubro. O resultado com os 50 nomes está disponível no site da rádio – www.educadora.ba.gov.br.

 

A partir de 28 de julho, quando as músicas entrarão na programação da rádio pública, os ouvintes poderão ligar para (71) 3116 7407 e votar na música de sua preferência. Em outubro, a comissão julgadora volta a se reunir para escolher as 14 finalistas que irão fazer parte do CD do VI Festival de Música Educadora FM e os contemplados, em cinco categorias, com os R$ 35 mil reais da premiação em dinheiro.

 

 

Grupo Piollin apresenta A Gaivota (alguns rascunhos) de Tchekhov

 

O Piollin Grupo de Teatro chega à CAIXA Cultural Salvador com "A

Gaivota (alguns rascunhos)", de Tchekhov, que narra os conflitos de um

jovem escritor, numa programação que ultrapassa o espetáculo teatral.

A peça será apresentada de 25 a 27 de julho e de um a três de agosto,

sempre às 20h, e representa mais uma oportunidade para o público

baiano conhecer as produções do restante do país.

 

Entre 29 e 31 de julho, das 9h às 13h, haverá um workshop de acesso

gratuito sobre técnica de interpretação e composição cênica. O Piollin

tem uma atuação voltada para a criação de novas linguagens cênicas. As

inscrições devem ser feitas na recepção da CAIXA Cultural.

 

Em "A Gaivota (alguns rascunhos)", a ação situa-se em ambiente rural,

onde questões ligadas à arte e seu papel na sociedade servem de pano

de fundo para tratar de complexas relações interpessoais.

 

Em completa sintonia com o texto, o Piollin trata destas questões em

uma releitura aguçada, a partir de criativas soluções estéticas que

dialogam com as inquietações formais contidas em Tchekov. Neste ponto,

já foi bem observado o minimalismo dos elementos cênicos, como o uso

fascinante de um ventilador e um saco transparente de supermercado.

 

Não se trata de um experimento hermético e estéril. O vigor da

montagem está justamente na forma sóbria que o grupo lida com o texto,

incorporando elementos contemporâneos sem diluir a força dos conflitos

da trama. Privilegiando uma estrutura elíptica, a narrativa é

intercalada por provocativas interferências que quebram a "ilusão de

realidade" da peça e colocam o espectador num espaço-tempo não

determinado.

 

O texto, rico em poeticidade e imagens, é encenado com paixão e

frescor pelos experientes Ana Luisa Camino, Buda Lira, Everaldo

Pontes, Nanego Lira e Thardelly Lima.

 

O espetáculo estreou em João Pessoa (PB) em setembro de 2006 e vem

sendo apresentado em festivais e teatros de todo país. Entre eles, o

Riocenacontemporanea (Rio de Janeiro, em outubro de 2006), a Mostra

Latino-Americana de Teatro de Grupo (São Paulo, em maio de 2007), o

Festival Nacional de Teatro de Campina Grande (na Paraíba, em julho de

2007), o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (no Ceará, em

setembro de 2007) e no Festival de teatro de Curitiba (no Paraná, em

março de 2008).

 

 

388 inscritos no edital Pontos de Cultura

 

 Secretaria de Cultura (Secult) divulga resultado das inscrições do edital Pontos de Cultura. Salvador é a cidade com o maior número de inscritos, 93 projetos, seguida de Feira de Santana com 10 projetos.

 

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia comemora os 388 inscritos no edital para seleção de 150 novos Pontos de Cultura no estado, que vai destinar R$27 milhões, através de uma parceria com o Ministério da Cultura, para apoiar organizações socioculturais que desenvolvem atividades culturais em suas comunidades. A Bahia já conta, atualmente, com 63 iniciativas desta natureza.

 

 

O acompanhamento do projeto em cada fase da seleção, que envolve desde a análise de documentos até análise técnica e de mérito, pode ser feita através do site www.cultura.ba.gov.br/pontosdecultura ou pelo telefone 0800 284 4089. O resultado final será divulgado até meados de setembro.

 

 

Chegaram propostas de 182 municípios baianos. "O principal foi a grande participação dos territórios. É muito importante saber que a Secretaria de Cultura está conseguindo alcançar todos os 26 territórios do estado por mais que estejam distantes e por mais que não tenha havido política intensiva anteriormente. É um dado muito importante para nós. E a quantidade de inscritos surpreendeu, apesar das dificuldades que os grupos ainda têm de se registrarem, de se formalizarem e inscreverem seus projetos", explica Sophia Rocha, da Superintendência de Cultura da Secult e coordenadora do Edital Pontos de Cultura da Bahia.

 

 O número de Pontos de Cultura instalados em cada território será proporcional ao número de municípios e sua população. Dentro desta lógica, apenas o Território Vale do Jiquiriçá, que inclui 21 municípios, não apresentou o número de projetos suficientes. Este território que poderia ter cinco Pontos de Cultura recebeu apenas três propostas para serem avaliadas.

 

 

O Território Região Metropolitana de Salvador recebeu 116 propostas para escolha de 19 Pontos. Entre os 10 municípios que compõem este território, apenas Madrededeus e Candeias não enviaram projetos. O Território do Recôncavo foi o segundo colocado em número de inscritos, recebendo 22 propostas das quais poderão ser escolhidos até 6 projetos que vão se tornar Pontos de Cultura. "Caso os projetos não apresentem qualificação, outro território acaba ocupando a vaga prevista", explica a coordenadora do edital. Dentro do sistema de cotas, estão previstas dez vagas para comunidades indígenas e quilombolas.

 

 

Em relação ao caráter e temática dos projetos, a maioria apresentou propostas transversais de atuação que incluem educação, esportes, meio ambiente, turismo, voltados tanto para a juventude como para a infância. O audiovisual foi temática presente em 23 projetos apresentados. "São projeto de diversas áreas, tanto de expressão artística, como manifestações culturais, memória e leitura. Isso mostra que a Bahia tem uma riqueza muito grande e os projetos refletem a vontade das pessoas de atuarem", analisa Neuza Brito, diretora da Sudecult.

 

 

 

Xangai apresenta Brasilerança inédito na TVE

 

 

 

O Brasilerança volta a ser inédito na tela da TVE neste domingo (20), às 8h30, com a edição Especial Festas Juninas. Sob o comando do cantor e compositor Xangai, o primeiro programa da série de sete especiais vai transmitir os melhores momentos da festa de São João das cidades de Amargosa, Senhor do Bonfim e Salvador.

 

No estúdio, o entrevistado será o diretor-geral do Irdeb, Pola Ribeiro, que vai falar sobre a parceria da TVE com a TV Brasil. Os próximos programas já terão a participação de nomes como Armandinho, Del Feliz e Gereba, confirmados para um bate-papo com Xangai. O Brasilerança está no ar há quatro anos, mesmo tempo de existência da versão radiofônica do programa homônimo transmitido pela Educadora FM, sempre aos domingos, a partir das 18h.

 

 

 

 

 

EMPREGO

 

VAGAS SINEBAHIA PARA SEGUNDA-FEIRA

 

 

  Confira as vagas de emprego oferecidas pelo SineBahia, para segunda-feira (21):

 

Assistente de vendas

Estágio para ADM ou Contábeis

Estágio para Técnico de Edificações

Estágio para Letras com Inglês

Estágio para Nutrição

Gerente administrativo e financeiro

Gerente de contratos para construção civil

Médico do Trabalho

Nutricionista

 

Confira a lista detalhada das vagas em: www.setre.ba.gov.br/sinebahia/vagas.mht .

 

Os interessados devem comparecer a unidade central de atendimento do SineBahia, situada na Av. ACM, 3359, Edf. Torres do Iguatemi, ou para as demais unidades de atendimento do SineBahia localizadas nos SACs, portando carteira de trabalho, RG, CPF e comprovante de residência.

 

 

INVESTIMENTO

 

A Bahia terá R$ 990 milhões para obras no complexo portuário até 2010

 

 

Na Bahia, em visita aos portos de Ilhéus e de Aratu, desde quinta-feira (17), o ministro Pedro Brito, da Secretaria Especial de Portos da Presidência da República (Sep) anunciou, nesta sexta, que o complexo portuário baiano, formado pelos portos de Aratu, Ilhéus e de Salvador, vai receber, juntos, investimentos em obras de infra-estrutura no valor total de R$ 990, 4 milhões até 2010.

 

Ao lado do governador Jaques Wagner, o ministro visitou o Porto de Aratu para ver de perto os principais entraves ao bom funcionamento dos quatro terminais por onde foram movimentadas, apenas em 2007, 6 milhões 748 mil toneladas de cargas, por meio de 704 navios.

 

O nono maior porto do Brasil, em toneladas movimentadas, e segundo do Norte-Nordeste, receberá o maior volume de recursos da Sep: R$ 419,5 milhões, que serão utilizados em diversas obras de melhoria estrutural, algumas com início previsto para este ano como a dragagem de aprofundamento do leito marinho, que passará de 12 para 15 metros de profundidade.

 

O edital de licitação dessa obra deverá ser lançado em setembro. Estão previstas ainda a repotencialização dos equipamentos, a instalação de uma estação de tratamento de resíduos, a estabilização de encostas e a ampliação da capacidade operacional dos terminais de granéis líquidos e sólidos.

 

No Porto de Salvador, estão previstos gastos da ordem de R$ 391,5 milhões em obras de aprofundamento do leito para 15 metros, com publicação de edital prevista para o primeiro semestre de 2009, ampliação da Ponta Norte, com a instalação de um porteiner para desafogar a operação de contêineres, modelagem de dois armazéns do terminal turístico, construção de uma estação de tratamento de resíduos, além da rodovia Expressa Baía de Todos os Santos. O investimento de mais de R$ 300 milhões do PAC, dará uma nova feição e mais competitividade ao porto, em função da ampliação do acesso por terra.

 

 

 

Articulação

 

De acordo com o ministro, em Salvador o cais vai ganhar mais dois berços de atracação numa expansão para 920 metros, com investimento previsto de R$ 250 milhões da iniciativa privada. Essa deverá ser a mais expressiva intervenção no porto, em operação desde a segunda metade do século XVI, que só teve obras de relativa modernização no século XX. Já o porto de Ilhéus tem recursos estimados em R$ 179,2 milhões para melhorias do cais, dragagem e construção de retroárea.

 

Até 2010, ainda segundo o ministro, a Bahia terá um novo status em condição de portos para atender à demanda do comércio exterior que duplicou nos últimos 4 anos. "Esse é um trabalho de articulação entre os governos federal e estadual, mas que exige esforços em conjunto também com a iniciativa privada que utiliza os portos", enfatizou.

 

TEMPO

 

Boletim indica as praias próprias para banho

 

 

O Instituto do Meio Ambiente (IMA), que analisa toda semana as condições das praias de Salvador, divulga o boletim de balneabilidade e indica os seguintes locais próprios para banho: São Tomé de Paripe, Bogari, Boa Viagem, Cantagalo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stela Maris. As praias da Penha, Periperi e Roma são consideradas impróprias para banho.

 

A classificação da balneabilidade das praias é realizada de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), por meio da Resolução 274/2000.

______________________________________________________________________