sexta-feira, julho 11, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

 

MARKETING

 

Mais de trinta mil votos escolhem as marcas mais admiradas da Bahia

 

 

            Foram quase 40 mil votos em 45 dias de disputa acirrada que nomeou 20 empresas baianas como vencedoras da VI edição do prêmio The Best, as mais admiradas da Bahia. Dentre as ganhadoras estão Lícia Fábio, Cândido Sá Advogados, Nortec, Climatize, Prevdonto/Unidonto, Brito & Amoedo, URANUS 2, Unime, Unifacs, dentre outras. Nesta quinta, 10 de julho, representantes das organizações vencedoras se reunirão, a partir das 8h30, num café da manhã no quarto andar do Jornal A TARDE, para confraternizar e discutir os últimos preparativos para a noite de premiação e para o caderno especial The Best Empresas.

 

O prêmio

 

O prêmio mensura o grau de admiração de empresas pertencentes a 35 segmentos do mercado baiano e valoriza e divulga, todos os anos, prestadoras de serviços, que são admiradas pelas empresas baianas pela qualidade do serviço oferecido, credibilidade e política de relacionamento. Estas organizações foram escolhidas e premiadas como as melhores do seu segmento na Bahia, por empresas diversas, em votação on-line e com auditoria anti-fraude da ZCR Informática. Já em sua sexta edição, foi idealizado a partir de uma parceria entre a Marketing Consultoria Idéias e Resultados, empresa também criadora do Top of Mind, e a Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH.

 

            Relacionamento

 

            Ter um "lugar ao sol" pode ter sido algo mais fácil no passado, mas hoje em dia, ter uma marca forte e ser admirado por outras empresas, incluindo a concorrência, não é nada tão simples assim. É história longa que envolve anos de mercado, muito traquejo e principalmente relacionamento. "O segredo de tudo, para um bom relacionamento e para vender bem é saber a hora certa de chegar, de falar... é prestar atenção no que dizer e buscar a estratégia certa de como dizer", afirma Ênio Carvalho diretor da Marketing Consultoria Idéias e Resultados. 

 

         Ter um cuidado constante com tudo que simboliza a imagem institucional é necessário, entendendo de que tudo o que for feito, de bom ou de ruim, terá sempre uma resposta, uma repercussão da sociedade para com a empresa. E são desde situações aparentemente simples ou inusitadas como o cuidado com a marca da organização ou com você mesmo. "Cada um de nós funciona como uma empresa, portanto cuidar da sua carreira, da sua imagem pessoal, sua aparência, de como é visto pelas outras pessoas é um caminho básico e importantíssimo", completa.

 

Transpiração

 

            Noventa por cento de transpiração também pode ser uma receita de quem almeja ser uma marca líder e/ou fortalecida no mercado. "Marca é feita para ser cuidada todo o dia, é a alma, a vida da empresa comunicando para fora da organização", declara Ênio Carvalho.

 

Mudança de nome

 

O prêmio The Best foi criado em 2003 e, desde a sua terceira edição, trocou seu nome de The Best of Mind  para apenas The Best, as empresas mais admiradas do mercado. O motivo é simples, o The Best of Mind (que existe há 6 anos) começou a ser confundido com o Top of Mind (que existe há 13 anos), como se os dois fossem   o mesmo prêmio.

 

Conquistar o seu espaço no mercado baiano é algo complexo e não se faz da noite para o dia. São etapas de construção processuais de fidelização de marca, de conquista de cliente, de acerto na logística, de equipe competente e, principalmente, do bom e velho relacionamento. E o The Best nasceu justamente com essa proposta, "medir a admiração, o reconhecimento, o dia-a-dia da empresa. É o resultado do que a empresa tem feito ao longo de anos", afirma Ênio Carvalho. "Se uma organização vem sendo premiada e de repente deixa de ganhar o The Best, ou vice-versa, é indicador de que algo mudou na empresa. E isto é a essência do prêmio: fazer o mercado pensar", completa.

 

 

 

POLÍCIA

 

Capturado mais um acusado da chacina de Mussurunga

 

 

Mais um acusado de participação na chacina de Mussurunga, ocorrida no dia 7 do mês passado, quando sete pessoas foram mortas a tiros, foi apresentado nesta quinta-feira (10), na sede da Polícia Civil, na Praça da Piedade. Tiago Marques Lourenço Brito, 20 anos,  foi preso ontem em Bom Despacho, na Ilha de Itaparica, por policiais da Delegacia de Homicídios (DH). A polícia já efetuou a prisão de oito pessoas acusadas de envolvimento na matança, todas elas com prisões preventivas decretadas.

 

Diligências estão sendo realizadas para capturar os dois últimos participantes da chacina, identificados como Renildo, também conhecido como Aladim, e Paulo Sérgio Soares, o Paulinho, apontado como o chefe do grupo, que também estão com preventiva decretada.

 

Para a polícia, não há dúvidas de que a chacina está ligada à disputa por pontos de venda de drogas no Beco do Bozó, localizado no Alto de Santa Bárbara, em São Cristóvão do Aeroporto. Três volumes do inquérito apresentam provas substanciais da participação dos acusados.

 

As investigações indicam que Tiago Brito participou ativamente da chacina, sendo inclusive reconhecido pelas testemunhas arroladas no inquérito. Em 2006, ele foi autuado em flagrante na 12ª Delegacia (Itapuã), por porte ilegal de arma.

 

O delegado-chefe da Polícia Civil, Joselito Bispo, disse que a prisão de Tiago Brito é uma grande passo nas investigações para esclarecer os crimes. "Isso mostra que a Polícia Civil está trabalhando com celeridade", afirmou.

 

ARTE

 

Inscrições para 4ª Mostra Baiana de Videoclipes vão até dia 25

 

 

Evento que marcou época no cenário audiovisual e musical baiano, a Mostra Baiana de Videoclipes está de volta em sua quarta edição, nos dias 15 e 16 de agosto, na Sala Walter da Silveira (localizada no complexo da Biblioteca dos Barris), com o melhor da produção baiana de clipes desde a última edição da mostra, em 2003.

 

As inscrições para o evento vão até o dia 25 deste mês, no Tom do Saber (Rua João Gomes, 249, Salvador, Bahia/CEP 41950-640, telefone 3334-5677), onde deve ser entregue o material. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis no site da mostra (www.myspace.com/mostrabaianadevideoclipes).

 

 

 

ESTRUTURA

 

Detran e Prodeb discutem últimas fases do projeto de modernização

 

 

As últimas etapas do sub-projeto modelo de atendimento que faz parte do projeto de modernização do Detran, gerenciado pela Prodeb, estão em curso e compreendem, sobretudo, ações de otimização dos processos e da estrutura tecnológica referente aos serviços de condutores e veículos com o objetivo de melhorar o atendimento ao cidadão.

 

 Durante reunião entre as duas equipes de trabalho, realizada na terça-feira (08/07), o Diretor Administrativo e Financeiro do Detran, Alex Emanuel Vivas Sampaio, ressaltou que, otimizar os serviços, significa pensar e executar ações que busquem pelo melhor atendimento ofertado aos cidadãos. O envolvimento de funcionários com experiência no atendimento ao público será fundamental nesta etapa final de concretização do planejamento.

 

Neste sentido, as duas instituições iniciaram neste mês de julho as etapas finais do sub-projeto modelo de atendimento e deu inicio as etapas relacionadas com a mudança de arquitetura tecnológica, que compreende a implantação de uma nova plataforma tecnológica em ambiente aberto e com padrão de mercado e o desenvolvimento de um sistema informatizado de habilitação de condutores, veículos e protocolo.

Defesa Civil alerta para chuva forte na BA, SE e AL

 

 

TEMPO

 

Chuva forte na Bahia

 

Brasília - A Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, enviou alerta de chuva forte às defesas civis dos Estados da Bahia, Sergipe e Alagoas.

Os ventos úmidos que sopram do mar formam nuvens carregadas que provocam pancadas de chuva no litoral e Recôncavo Baiano, inclusive na Capital, Salvador, e nos litorais de Sergipe e Alagoas.  Alerta-se que, em alguns momentos, há risco de chuva forte e persistente.

 

 

A Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

 

 Com a divulgação de alertas, a Sedec pretende evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Os alertas preventivos emitidos para Bahia, Sergipe e Alagoas são baseados em informações do Centro de Previsão e Estudos Climáticos (Cptec).

______________________________________________________________________