terça-feira, julho 08, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Antecipadas as Quartas-de-finais da Copa 2 de Julho de Futebol Sub 17

  

 

As quartas-de-finais da Copa 2 de Julho foram antecipadas para quarta-feira (9), visando o melhor desenvolvimento da competição. As cidades-sedes dessa nova etapa ainda não foram definidas pelos organizadores do evento.

 

Oito times permanecerão na competição, após as oitavas-de-finais, que acontecem amanhã (8) nos municípios de Dias D´Ávila, Camaçari, Amélia Rodrigues e Feira de Santana. Os confrontos acontecerão entre os dezesseis times que permanecem no campeonato, após a classificação na primeira fase, encerrada domingo (dia 6).

 

As disputas dessa segunda fase (oitavas-de-finais) ocorrerão entre os líderes das chaves anteriores e os terceiros melhores colocados, ou seja, Atlético Paranaense, Corinthians (AL), Cruzeiro (MG), Atlântico (BA), Atlético (MG), Bahia, Vitória, Coritiba (PR), Seleção de Amélia Rodrigues, América do México, Internacional (RS), Goiás (GO), Grêmio (RS), Fluminense de Feira (BA), Desportivo Brasil (SP) e América de Natal (RN).

 

A Copa 2 de Julho é promovida pelo Governo do Estado, através da Sudesb, em parceria com as prefeituras. O campeonato reúne, no interior, 35 equipes, sendo cinco de fora do país. A final da competição está marcada para o dia 13, no Estádio 'Toca Guaiamum', em Porto Seguro.

 

 

 

Governo e sociedade discutem políticas públicas para a pessoa idosa

 

 

Mais de 400 pessoas participam, a partir desta terça-feira (8), no Centro de Convenções da Bahia, da II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, etapa. A II Conferência, que acontece até o dia 10, com a participação dos 150 delegados eleitos em suas territórios, 150 convidados e 100 observadores, é etapa preparatória para aprovar propostas da Bahia para Conferência Nacional, a ocorrer nos dias 28, 29 e 30 de outubro deste ano, em Brasília. No dia 10, serão eleitos 32 delegados para a Nacional.

 

Entre as propostas levantadas nas Conferências Territoriais, promovidas pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, nos meses de maio e junho, destaca-se a redução de 65 para 60 anos o usufruto de qualquer benefício previdenciário e/ou assistencial. Estão incluídos na proposta o direito de gratuidade dos ônibus municipais, intermunicipais e interestaduais além da adequação das vias de circulação, edificações, habitações, sistemas de sinalização de trânsito, mobiliário e outros itens de uso individual ou coletivo às condições de acessibilidade dos idosos.

 

Ao todo, foram mais de 300 propostas apresentadas nos territórios, discutidas e aprovadas por um público superior a 2 mil pessoas, entre delegados, convidados e observadores.

 

 

 

 

Semi-árido baiano ganha projetos ligados à ciência e tecnologia

 

 

Uma base sólida de ciência e tecnologia vai ser desenvolvida no semi-árido baiano. Com possibilidade de qualificação e inserção da população local no mercado de trabalho, além da descoberta de novos talentos na área da ciência, dois projetos para a região foram anunciados, nesta segunda-feira (7), na Governadoria - a implantação do Centro de Educação Científica da Bahia, que vai funcionar na cidade de Serrinha e terá capacidade para atender a 400 alunos, e a criação do Instituto Internacional de Biotecnologia e Bioprospecção do Semi-Árido da Bahia (IINN-SAB), que deverá ser construído em Feira de Santana. As duas iniciativas somam R$ 4,97 milhões em investimentos.

 

Os projetos foram assegurados graças à assinatura de um protocolo de intenções entre o Governo do Estado e a Associação Alberto Santos Dumont para Apoio à Pesquisa (Aasdap). A idéia do centro é trabalhar a inclusão social de crianças e adolescentes da rede pública do semi-árido, por meio de conceitos e práticas da ciência moderna.

 

As obras devem começar em setembro e a primeira classe iniciar os estudos em março de 2009. A prefeita de Serrinha, Tânia Lomes, recebeu a notícia com entusiasmo. "Para o município, é uma grande oportunidade. Acreditamos no potencial da nossa gente e espero que muitos cientistas sejam revelados", enfatizou.

 

Já os estudos que prevêem a criação do Instituto Internacional de Biotecnologia e Bioprospecção do Semi-Árido da Bahia (IINN-SAB) devem começar ainda este mês, com previsão de conclusão para janeiro do próximo ano. Para a sua construção, serão elaborados planos científicos e diagnósticos das vocações regionais, com a meta de estabelecer parcerias e definir estratégias destinados ao bom funcionamento do local.

 

 

 

Ministério da Integração  discute projetos da Bacia da Lagoa Mirim

 

 

 

Brasília – A Comissão Mista Brasileiro-Uruguaia para o Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim, presidida pela Secretaria de Programas Regionais, do Ministério da Integração Nacional, realizará sua 8ª Reunião Ordinária, nesta terça-feira (08/07), na sede da Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim, em Pelotas (RS ).

 

 

 

Criada em 26 de abril de 1963 e consolidada no Tratado da Lagoa Mirim, essa comissão é responsável pela execução do Tratado e tem duas sedes: uma em Porto Alegre (Brasil) e outra em Trinta e Três (Uruguai). No lado brasileiro, essa missão é cumprida por meio da Seção Brasileira da Comissão da Lagoa Mirim (SB/CLM) e, no lado uruguaio, por intermédio da Delegação Uruguaia (DU/CLM).

 

 

 

Entre os propósitos do Tratado da Lagoa Mirim estão a elevação do nível social e econômico dos habitantes da bacia; o abastecimento de água com fins domésticos, urbanos e industriais; a regularização das vazões e o controle de inundação; o estabelecimento de um sistema de irrigação e drenagem para fins agropecuários; a defesa e utilização adequadas dos recursos naturais, vegetais e animais; a produção, transmissão e utilização da energia hidroelétrica; o incremento de meios de transporte e comunicação e, em especial, a navegação; o desenvolvimento industrial da região e o desenvolvimento de projetos específicos de interesse mútuo.

 

 

 

A Bacia da Lagoa Mirim localiza-se no sul do país, tendo 47% do seu território (29 mil km²) localizados em território brasileiro, grande parte dele situado na Mesorregião da Metade Sul do Rio Grande do Sul, e o restante localizado em território uruguaio. É a segunda maior bacia da América do Sul, com uma área total de 62 mil km².

 

 

 

Na reunião desta terça-feira, serão discutidos, entre outros temas, a continuidade dos projetos de desenvolvimento sócio-econômico da bacia como o projeto de manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo e o da Hidrovia do Mercosul. Além de técnicos do Ministério da Integração Nacional, estarão presentes representantes do Ministério das Relações Exteriores, Ministério do Meio Ambiente, da Secretaria de Meio Ambiente do Rio Grande do Sul e da própria Agência de Desenvolvimento.

 

 

 

Polícia Federal prende Celso Pitta, Daniel Dantas e Naji Nahas

 

A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, o banqueiro Daniel Dantas e o empresário Naji Nahas na operação denominada Satiagraha, que investiga desdobramentos do caso mensalão. Todos eles foram presos em suas residências nesta manhã.

 

Segundo informações preliminares fornecidas pela assessoria de imprensa do órgão ao UOL, Celso Pitta e Naji Nahas foram presos em São Paulo, e Daniel Dantas, no Rio de Janeiro.

 

De acordo com a Polícia Federal, foram expedidos 24 mandados de prisão e 56 de busca e apreensão. A PF informou que os três detidos encabeçam uma suposta quadrilha que teria cometido crimes financeiros. As investigações do caso começaram há um ano e meio.

 

No total, cerca de 300 policiais de quatro capitais brasileiras estão trabalhando na operação: São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.

 

À agência Reuters, a PF informou que Dantas é acusado de lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, sonegação fiscal e evasão de divisas. A assessoria não tinha informações, no entanto, sobre quais são as acusações contra Pitta e Nahas.

 

O advogado de Daniel Dantas, Nélio Machado, disse em entrevista à GloboNews que a prisão do banqueiro é "arbitrária e desnecessária". "Daniel Dantas é um empresário reconhecido pela competência e vem sendo estigmatizado como se fosse transformado em inimigo público", disse.

 

PF investigava havia 2 meses

Personagem crucial no processo de aquisição da Brasil Telecom pela Oi, o banqueiro Daniel Dantas, dono do Opportunity, e seus principais sócios e executivos estavam no alvo da Polícia Federal desde o mês de abril, sendo investigados por supostos crimes financeiros após informações encontradas em computador

 

 

 

Receita libera consulta ao 2º lote de restituição do Imposto de Renda

 

 

A Receita Federal liberou às 8h desta terça-feira a consulta ao segundo lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física 2008 (ano-base 2007).

 

A consulta pode ser feita pelo site da Receita ou pelo telefone 146, bastando informar o número do CPF.

 

Nesse lote foram liberadas 958.614 restituições cujo montante é de R$ 1,2 bilhão. O dinheiro foi corrigido, segundo informou a Receita, em 2,84%, referente à variação da taxa Selic de maio a junho de 2008 e mais 1% de julho.

 

A restituição não sofrerá mais nenhum acréscimo, independentemente da data em que o contribuinte irá recebê-la.

 

Restituições

O valor a que o contribuinte tem direito ficará disponível no banco por um ano. Quem não fizer o resgate nesse período deverá requerê-lo mediante o Formulário Eletrônico (Pedido de Pagamento de Restituição), também disponível no site da RF na Internet.

 

O contribuinte que quiser questionar o valor deve sacar a quantia depositada na conta e reclamar a diferença na unidade local da Receita Federal.

 

Quem não informou o número da conta para crédito da restituição deverá procurar uma agência do Banco do Brasil ou telefonar (4004-0001 para quem está nas capitais e 0800-729-0001 para demais localidades) e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança.

______________________________________________________________________