domingo, julho 06, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Hamilton vence. Rubinho no pódio

 

 

Tirando proveito da pista molhada, Lewis Hamilton conquistou neste domingo a vitória no GP da Inglaterra, disputado no circuito de Silverstone. Em casa, o piloto inglês tomou a liderança ainda na primeira volta e não perdeu mais a primeira posição.

 

Nick Heidfeld, da BMW, foi o segundo colocado e Rubens Barrichello, com excelente desempenho sob a chuva, completou o pódio com a Honda.

 

"Certamente a melhor vitória que já tive na melhor corrida que já fiz. Considero a prova mais feliz da minha vida porque foi uma vitória em casa com um bom desempenho. A equipe fez um excelente trabalho. Gostaria de dedicar esta vitória a minha família, que me apoiou bastante nesses últimos dias difíceis que tive. Tive problemas pessoais, problemas também na F1, e eles sempre estiveram do meu lado", disse Hamilton.

 

Barrichelo, que não alcançava o pódio desde 2005, comemorou bastante o resultado. "Eu adoro pista molhada. A equipe soube o que era melhor para o carro e por isso conseguimos ser felizes aqui. Claro que estamos enfrentando diversos problemas nesta temporada, mas estou rindo para os problemas. Eu vivo da velocidade e quero continuar vivendo da velocidade", disse Barrichello, que também dedicou o pódio à família.

 

"Esse pódio é um presente para o meu filho, que disse ontem que rezaria pela chuva para que eu pudesse subir ao pódio", completou o brasileiro.

 

Com a vitória, Hamilton quebrou um jejum de oito anos no circuito. Desde 2000 que um piloto britânico não vencia em casa na categoria. O último a subir ao degrau mais alto do pódio em Silverstone havia sido David Coulthard.

 

Agora o campeonato mundial tem agora três líderes, com 48 pontos: o próprio Hamilton, o finlandês Kimi Raikkonen e o brasileiro Felipe Massa.

 

Raikkonen terminou a prova na quarta colocação, enquanto Massa não marcou pontos depois de rodar na posta molhada em cinco oportunidades.

 

Esta deve ter sido a penúltima corrida em Silverstone. A FIA já divulgou planos para levar o Grande Prêmio da Inglaterra para Donington Park em 2010. A decisão tem gerado polêmica, pois Silverstone é considerado o berço da Fórmula 1.

 

Com pista molhada, a grande maioria dos pilotos optou por uma largada cautelosa. Menos Lewis Hamilton, que conseguiu ganhar duas posições e assumiu a segunda colocação logo de cara. Ficou atrás somente do companheiro de equipe e pole Heikki Kovalainen.

 

Felipe Massa largou em nono por conta da falha de um mecânico da Ferrari durante os treinos classificatórios do último sábado. Com a pista escorregadia, o brasileiro até alcançou o oitavo lugar na saída. No entanto, não conseguiu segurar a posição. Com duas rodadas nas primeiras voltas, o brasileiro acabou indo para o final do pelotão.

 

Quem conseguiu se dar bem com a chuva foi Rubens Barrichello. À bordo do problemático carro da Honda, Rubinho largou em 16º e, ainda na primeira volta, já estava em 10º. Nelsinho Piquet também foi seguro e, dando mostras de evolução na categoria, chegou a ultrapassar o colega de Renault Fernando Alonso.

 

Mas eles foram um dos poucos a tirar vantagem das condições climáticas no início da prova. Mark Webber, que saiu em segundo, rodou e foi parar lá atrás. Vettel e Coulthard abandonaram a prova. Enquanto isso, Hamilton, que vinha pressionando e sendo mais rápido que Kovalainen, conseguiu tomar a liderança da prova entes de completar o quinto giro em Silverstone.

 

Pela oitava volta, a pista começou a secar e a Ferrari apostou todas as suas fichas na manutenção dos pneus de chuva desgastados. Mas, conforme esperado, a água voltou e destruiu os planos dos pilotos da escuderia italiana na prova. Felipe, líder da competição, não conseguiu pontuar. Räikkönen, que poderia vencer a prova, acabou fora do pódio.

 

Nelsinho Piquet conseguiu chegar até o quarto lugar, mas não se manteve na pista encharcada e acabou abandonando. Não foi o único. Diversos pilotos não conseguiram completar a prova e muitos passearam pela grama antes de cruzarem a linha de chegada. Regular e especialista na chuva, Rubinho se deu bem e terminou no pódio.

 

 

 

TSE restringe uso de internet na campanha

 

A restrição imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral ao uso da internet como instrumento de propaganda fechou as portas do mundo virtual para a divulgação de informação jornalística e de manifestações individuais sobre candidatos.

A limitação está prevista na Resolução nº 22.718, uma espécie de guia para as eleições municipais deste ano. O ponto mais polêmico é o fato de o TSE ter equiparado legalmente a internet ao rádio e à televisão, que são concessões públicas.

 

A legislação eleitoral proíbe a mídia eletrônica de difundir opinião favorável ou contrária a candidato e ainda de dar tratamento diferenciado aos postulantes. Já os jornais e revistas, que são empresas privadas, não sofrem restrições.

 

Na prática, a equiparação significa que as inúmeras ferramentas da internet --como blog, e-mail, web TV, web rádio e páginas de notícias, de bate-papo, de vídeos ou comunidades virtuais-- não poderão ser usadas para divulgar imagens ou opiniões que configurem apoio ou crítica a candidatos.

 

A vedação cria situações inusitadas. Um texto desfavorável a uma candidatura, por exemplo, pode ser publicado num jornal impresso, mas não pode ser reproduzido em um blog.

 

Até mesmo o internauta poderá ser multado se criar sites, blogs ou comunidades pró ou contra candidatos. O tribunal entende que quem não pode praticar um ato por meio próprio também não pode praticar por meio de terceiros.

 

Consultas

 

Uma consulta e um mandado de segurança foram encaminhados ao TSE para tentar esclarecer as dúvidas sobre a internet na disputa de 2008.

 

A consulta, assinada pelo deputado federal José Fernando de Oliveira (PV-MG), questionava o uso do e-mail, do blog, do link patrocinado (anúncio em site de busca) e de comunidades virtuais como instrumentos de propaganda.

 

Os ministros do TSE não chegaram a um consenso.

 

Enquanto o presidente da corte, Carlos Ayres Britto, defendeu a internet como um espaço de liberdade de comunicação e, por isso, não sujeita a restrições legais, o colega Ari Pargendler apresentou cerca de 45 propostas de controle da rede mundial de computação.

 

O TSE optou pelo voto do ministro Joaquim Barbosa, que propôs postergar a discussão para casos concretos que ainda serão levados ao tribunal.

 

O mandado de segurança foi iniciado pelo Grupo Estado, que criticou a equiparação da internet às empresas de radiodifusão. Sem analisar o tema, o TSE rejeitou o recurso.

 

Reação

 

Advogados de empresas jornalísticas com portais na internet criticaram a resolução.

 

"É uma situação absurda. Um site vinculado a um jornal ou a uma revista pertence a um grupo privado, não é uma concessão pública, não pode ser censurado", disse o advogado do Grupo Estado Afranio Affonso Ferreira Neto.

 

Para ele, um internauta não tem uma postura passiva diante da notícia, ele precisa "navegar" até encontrar o que busca.

 

O advogado Luís Francisco Carvalho Filho, da Folha, também criticou os limites impostos pela resolução. "Como cidadão, tenho o direito de expressar a minha opinião em um blog, de dizer em quem voto e de criticar candidatos." Para Carvalho Filho, a maioria das questões sobre o uso da internet na eleição serão certamente analisadas pela Justiça.

 

Luiz de Camargo Aranha Neto, advogado das Organizações Globo, defendeu o fim da regulamentação da internet, a exemplo do que já ocorre em outros países. "Mesmo porque uma fiscalização é impossível, você pode criar um site num provedor do exterior. Como a Justiça vai impedir?"

 

Para o especialista em direito eletrônico Renato Opice Blum, a tendência é, aos poucos, a legislação brasileira ser menos proibitiva com a internet. "Mais cedo ou mais tarde, nós também teremos uma regulamentação mais equilibrada."

 

No mês passado, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio divulgou uma portaria permitindo o uso de blog, de site e de comunidade do Orkut na eleição. Vetou o uso do e-mail.

 

 

Vôos da TAM no aeroporto de Ilhéus serão mantidos

 

 

 

         As operações da TAM no aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus (BA), estão mantidas. A garantia foi acertada após uma conversa entre o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o governador Jaques Wagner, quinta-feira (3), em Brasília (DF). As operações estão ameaçadas de suspensão, por conta da redução de 150 metros da pista, que tem uma extensão total de 1577 metros, determinada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 

         A redução obrigou a TAM, que mantém três vôos diários em Ilhéus, a operar com modelos menores, como o A 319. Como essas aeronaves também são utilizadas na ponte área Rio-São Paulo, mais rentável, a empresa aérea pode deixar de operar em Ilhéus, comprometendo a economia da cidade, um dos principais pólos turísticos da Bahia.

 

         Para garantir a segurança das operações de pouso e decolagem, a Anac e a Infraero determinaram a instalação de duas cancelas, semáforos e uma guarita, no trecho da rodovia Ilhéus-Olivença nas proximidades do aeroporto. Mesmo com as instalações concluídas, os 150 metros de pista ainda não foram liberados, o que provocou a intervenção do governador junto ao ministro e à direção da Infraero.

 

"Tivemos a confirmação de que, adotadas as medidas de segurança, os vôos serão mantidos, inclusive com o retorno de aviões como o Airbus", disse o governador. Segundo ele, Jobim ficou de fazer gestões junto à Anac e o Departamento de Aviação Civil, no sentido de realizar uma vistoria nos equipamentos e liberar os 150 metros de pista.

 

O governador também esteve com a direção da TAM para assegurar que a empresa continue operando em Ilhéus com os aviões A 319 até que a pista seja liberada em sua totalidade.

 

"O aeroporto é fundamental para Ilhéus e o Sul da Bahia, porque além do turismo, a região passa por um processo de expansão econômica, como o pólo de informática, a celulose, a construção do gasoduto da Petrobrás, a produção de minérios e a retomada do desenvolvimento da lavoura com o início das ações do PAC do Cacau", disse o governador. O fluxo anual no aeroporto de Ilhéus de é 400 mil passageiros, além do terminal de cargas que atende toda a região.

 

O Governo Federal já autorizou a construção de um novo aeroporto na zona norte de Ilhéus, com uma pista de 3 mil metros. O investimento é de R$ 150 milhões, com o início das operações previsto para 2011.

 

 

Projeto Revitalização das Escolas contempla mais 50 unidades

 

 

A Secretaria Estadual da Educação (SEC) já iniciou a segunda etapa do projeto Revitalização das Escolas em outras 50 unidades da capital baiana, aumentando para 100, o número de contempladas. Desta vez, a iniciativa se concentrou no Subúrbio Ferroviário. No interior do estado deverá acontecer ainda neste semestre.

 

Para a secretaria, mais que investir em infra-estrutura e projeto pedagógico, é fundamental trazer a comunidade para dentro da escola. Por isso, o projeto é de cunho participativo e envolve toda comunidade escolar e as pessoas que vivem no seu entorno. Os resultados do sua execução foram apresentados nesta sexta-feira (4), no Hotel Vilamar, durante encontro com gestores das escolas envolvidas.

 

A superintendente de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional (Supav), Eni Bastos, afirmou que o projeto tem apresentado bons resultados. "Com o maior envolvimento na escola é visível o cuidado que estudantes e comunidade passaram a ter com ela, reduzindo a depredação e a violência. A revitalização começa pela mobilização e, a partir daí, é feita intervenções na estrutura física, gestão, organização da escola e também no pedagógico".

 

De acordo com a coordenadora de acompanhamento da rede escolar, Maria da Glória Midlej, que também coordena o projeto, os resultados nesta segunda etapa devem ser ainda mais expressivos. "Quando o projeto iniciou havia muitas escolas sucateadas. Agora, o cenário é outro. A secretaria fez um grande investimento, possibilitando que o recurso do projeto seja investido em hortas comunitárias, implantação e requalificação de bibliotecas, entre outros", explicou.

 

Mudanças

As escolas contempladas são escolhidas de acordo com um diagnóstico realizado pelas Diretorias Regionais de Educação (Direc). No ano passado, por exemplo, foram selecionadas 25 escolas da Direc 1B e 25 da 1 A. Já a segunda etapa contempla escolas do Subúrbio Ferroviário. No entanto, a SEC já vem trabalhando em prol da expansão do projeto e planeja, neste semestre, levá-lo a, pelo menos, uma escola das 31 Direc espalhadas pelo interior do estado.

 

Durante o encontro desta sexta, os gestores puderam falar das principais dificuldades encontradas durante a aplicação do projeto e como elas foram solucionadas. "A gente percebe que, se as escolas se isolam da sua comunidade, elas não conseguem avançar no pedagógico. Isso se dá por diversos fatores. Entre eles, porque os alunos não permanecem e os pais não acompanham a vida escolar dos filhos", afirmou Maria da Glória.

 

No Colégio Estadual Bento Gonçalves, na Fazenda Grande do Retiro, as mudanças são visíveis e sentidas por toda a comunidade escolar. "A escola mudou completamente. Tinha buracos no chão, a quadra não era pinta nem fechada com alambrado. Hoje sentimos uma grande diferença", conta a estudante da 7ª série, Ingrid Jesus Lopes, 16 anos.

 

A diretora da escola, Márcia Bonfim, disse que a revitalização começou com o resgate da identidade dos alunos. "Eles não se sentiam parte da escola. Foi preciso um trabalho de relações inter-pessoais. A partir daí, eles passaram a cuidar mais do estabelecimento e passamos a ter um ambiente de aprendizado mais favorável", enfatizou a professora, que participou da primeira etapa do projeto.

 

Embora tenha entrado na segunda etapa, no Colégio Estadual Luiz Rogério de Souza a comunidade já começa a observar as primeiras mudanças de um trabalho que foi sendo maturado ao longo do ano passado.

 

"Assim que assumi a direção, no ano passado, implantei o projeto Plantando a Paz. A proposta era aproveitar uma grande área existente no fundo do colégio para fazermos uma horta comunitária. Distribuímos sementes entre os alunos e eles começaram a se envolver, vendo a escola com outro olhar", contou o diretor Wellington Ferreira Pires.

 

Na horta, os alunos plantam manjericão, pimentão, pimenta, cebolinha, coentro, salsa, cebolinha, quiabo, tomate, maxixe, feijão, entre outros. Tudo é utilizado na própria merenda escolar.

 

______________________________________________________________________