quinta-feira, julho 03, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO

Edital de Popularização da Ciência e Tecnologia é prorrogado

 

Foi prorrogado para 1º de agosto o prazo de submissão de propostas para o Edital de Popularização da Ciência e Tecnologia, lançado em maio pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). Podem concorrer aos R$ 600 mil representantes de instituições de ensino superior, pesquisa ou de caráter científico-tecnológico, além de dirigentes de organizações do terceiro setor e diretores de escolas da rede pública ou de consórcio público-privado.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Secretaria da Educação (SEC), o edital tem como objetivo apoiar propostas que promovam a melhoria da qualidade do ensino das ciências, estimulem jovens para carreiras científicas e tecnológicas e agucem sua curiosidade, criatividade e capacidade de inovação.

"É importante que os projetos tenham em vista o uso da ciência e tecnologia em favor da inclusão social e da redução das desigualdades", afirmou o diretor científico da Fapesb, Robert Verhine.

 

 

MINÉRIOS

 

Cresce a procura pelas oportunidades minerais da CBPM

 

A Bahia é o estado mais bem estudado e conhecido geologicamente do País, com 38,5% do seu território coberto através de levantamentos aerogeofísicos. Tal característica se converte em vantagem competitiva para o investidor, uma vez que reduz custos e riscos inerentes à atividade de extração mineral. A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) sente o reflexo positivo dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento que vem fazendo ao longo dos seus 35 anos de existência.

 

Recentemente, a CBPM lançou 16 editais de concorrência pública para transferir à iniciativa privada as áreas sob a sua titularidade e, em menos de 15 dias, 20 empresas demonstraram interesse pelas oportunidades minerais disponíveis, adquirindo quase 50 editais. Os direitos minerários da CBPM são arrendados por períodos de até 20 anos, em bases renováveis, mediante pagamento de royalties e de um prêmio de oportunidade.

______________________________________________________________________