segunda-feira, julho 14, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO - Segunda Edição

 Vivo faz "Encontro com Tecnologia"

 

 

 A Vivo realizará em Salvador na próxima terça-feira, dia 15 de julho, o evento "Encontro com Tecnologia", que está percorrendo diversas cidades do Brasil. O evento é voltado para empresas de toda a região, que desejam conhecer um pouco mais sobre as aplicações corporativas da telefonia celular e degustar produtos e serviços com total interatividade, como o acesso móvel a internet, os smartphones mais modernos, aplicações para automação de força de vendas, entre outros. O encontro acontecerá a partir das 8h30, no Fiesta Bahia Hotel. Para mais informações e cadastro para participação do evento, acesse www.encontrocomtecnologia.com.br.

 

 

SAÚDE

 

Combate À Haseníase

 

A partir desta segunda-feira, 14, até a próxima quinta-feira, dia 17, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da coordenação de Vigilância Epidemiológica, realiza em todas as unidades de saúde municipais, ações informativas e preventivas, com distribuição de panfletos e realização de exames sobre a Hanseníase, doença conhecida popularmente como Lepra. Já na sexta-feira, dia 18, as ações informativas e a distribuição de panfletos serão realizadas nas estações de transbordo da Lapa, Mussurunga, Pirajá e Iguatemi. A campanha é promovida pelo Governo Federal.   

 

 

VAGAS

 

Mercado de trabalho

 

Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra (Simm) oferece para esta segunda-feira, dia 14, vagas para promotor de vendas externas (vaga de 1º emprego), gerente de vendas, professor de educação infantil, desenhista projetista de construção civil, encarregado de pessoal, técnico em informática, supervisor de manutenção industrial, engenheiro mecânico, médico do trabalho, consultor de vendas, contador, coordenador de caldeiraria e coordenador de informática. As vagas são oferecidas para os municípios de Salvador, Lauro de Freitas e Aracaju e podem ser preenchidas ao longo da semana.. Os candidatos à seleção de uma das vagas devem comparecer à sede do Simm, na Rua Miguel Calmon, 382, Comércio, das 8 às 17 horas, com Carteira de Trabalho, RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. Detalhes sobre estas vagas e informações sobre mais oportunidades de trabalho podem ser obtidas pelo site www.simm.salvador.ba.gov.br .

 

 

 

FERROVIA

 

Novos Trilhos chegaram

A Companhia de Transporte de Salvador (CTS) informa que os novos trilhos para a ferrovia Calçada-Paripe já estão no município e prevê o início das instalações em um prazo de 60 dias. Os trilhos foram importados da Polônia. O lote é constituído de 16.500 metros de trilhos e vai substituir trechos danificados da via férrea, numa extensão total de 7,6 km. O carregamento está em processo de desembaraço aduaneiro. A Ferrovia Calçada-Paripe opera, no momento, com três carros modernizados e transporta, por dia, uma média de 16 mil passageiros. 

 

 

BAFÔMETRO

 

Operação lei Seca diminui acidentes

 

A Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) informa que diminuiu o número de condutores de veículos de Salvador que infringiram a Lei Seca. Na Operação realizada entre quinta-feira (10/07) e domingo (13/07), o número de abordagens foi de 2.043 (contra 2.283 da operação realizada entre os dias 3 a 6/07).  Apenas 25 condutores apresentaram até 0,29 miligrama de álcool por litro de ar expelido no etilômetro, e vão ter que pagar multa de R$ 957,69, ficarão um ano sem poder dirigir (suas carteiras de habilitação foram encaminhadas ao Detran) e tiveram seus veículos retidos. Também foram apreendidos 67 veículos, sendo 31 diretamente ligados ao consumo de álcool por seus condutores e 36 por motivos diversos. Os autos de infrações somaram 206, pelas mais variadas transgressões ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).   

 

 

GESTÃO

 

Política afirmativa para gestores municipais

 

A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) promove, amanhã, terça-feira (dia 15), às 8h30, um café da manhã para a sensibilização dos gestores municipais sobre os dois principais programas de política afirmativa da Prefeitura: o de Combate ao Racismo Institucional (PCRI) e o Selo da Diversidade. O evento vai ocorrer no restaurante Grande Sertão (Rua Adelaide Fernandes da Costa, nº122, Costa Azul), com o objetivo de chamar a atenção para a questão do racismo institucional em Salvador, de forma a elaborar estratégias para que o projeto seja implantado em todas as instituições do poder municipal e estadual. A atividade contará com a participação do economista Hélio Santos, diretor-presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD), que destacará a importância de uma política afirmativa permanente, ampla e integrada. 

 

CULTURA

 

Festival instrumental reúne 43 atrações e 200 músicos de nove estados de três regiões brasileiras

 

 

 

FORTALEZA – O Festival BNB da Música Instrumental chega à sua terceira edição, confirmando a vocação do evento para a promoção da diversidade musical e reiterando a importância da abertura de mais espaços para a movimentada cena instrumental brasileira.

 

Em 2008, quando o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza comemora seus dez anos de criação, a programação do III Festival BNB da Música Instrumental se amplia e se aprimora, apresentando espetáculos gratuitos no Theatro José de Alencar e no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (ambos em Fortaleza), além dos três CCBNBs (Fortaleza e Cariri, no Ceará; e Sousa, na Paraíba).

 

Juntos, os cinco equipamentos recebem, no período de 16 de julho (próxima quarta-feira) a 02 de agosto, nada menos que 43 formações instrumentais oriundos de nove estados de três regiões brasileiras (Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia, da região Nordeste; Mato Grosso e Distrito Federal, do Centro-Oeste; e Rio de Janeiro e São Paulo, do Sudeste), movimentando mais de 200 músicos, de diferentes trajetórias, influências e propostas estéticas.

 

Em comum, a revelação de uma nova seara da produção musical brasileira, quase sempre distante dos holofotes da grande mídia e, também por isso, ainda buscando um maior contato com o que se convencionou chamar "grande público".

 

Uma platéia formada potencialmente por qualquer pessoa com disposição suficiente para rever estigmas arraigados, que procuram traçar limites para a música instrumental, associando-a ao estereótipo de uma linguagem complexa, hermética, elitista, destinada somente a músicos e a alguns poucos "iniciados". De poucas e inviáveis pretensões de falar a uma platéia mais ampla.

 

Na empreitada de contrariar essa tese, responsável por um injusto e equivocado subestimar de possibilidades para grande parte da atual produção musical brasileira, soma-se aos programas regulares dos centros culturais este III Festival BNB da Música Instrumental.

 

Um evento de grande porte, não apenas na quantidade de atrações reunidas para uma mesma realização, mas principalmente pela variedade de sonoridades apresentadas ao público.

 

Das cores jazzísticas à improvisação aplicada à música instrumental brasileira, renovando gêneros como o choro, o samba, o baião e a valsa, a um vasto espectro musical em que cabem influências tão plurais quanto o rock progressivo, os grupos de metais e madeiras, os instrumentos de cordas e de sopro, a tradição pianística e a inovação em formações aparentemente inusitadas.

 

A variedade de grupos é o destaque, com trios, quartetos, quintetos, sextetos e até um duo de... contrabaixos. No vasto leque de instrumentos de diversos naipes, saxofones, flautas, guitarras, teclados e bateria se fazem presentes no mesmo evento que abre espaço a violões de sete, de seis, de dez e de doze cordas.

 

E ainda a acordeons, fagotes, sintetizadores, cavaquinhos, groove-boxes, bandolins, bandoloncelos, pandeiros, rabecas, berimbaus, violas caipiras, pífanos, clarinetes, dobros, zabumbas e inúmeros recursos de percussão, entre outros instrumentos desta palheta plural.

 

Distante da pretensão de definir um espaço para a música instrumental, o festival é antes de tudo estímulo a um mergulho nessa produção, que não pode ser dissociada do contexto atual da música brasileira como um todo.

 

Através de uma mostra internacional de vídeos, uma edição especial do programa "Troca de Idéias", a realização de uma oficina de formação artística e uma diversificada programação de shows nos Centros Culturais Banco do Nordeste de Fortaleza, do Cariri e de Sousa, no Theatro José de Alencar e no anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Festival espera dar sua contribuição ao fortalecimento dessa movimentada celebração musical.

 

______________________________________________________________________