terça-feira, julho 22, 2008


NOTÍCIAS DO MOMENTO - EDIÇÃO 2

 

Último adeus a Dercy Gonçalves

 

 

Centenas de admiradores seguiram em procissão o corpo de Dercy Gonçalves até cemitério de Santa Maria Madalena, na Região Serra, saindo pelas ruas da cidade.  Seu  sobrinho, funcionário público aposentado Carlos Chamberlini, de 74 anos, contou que se lembra das dificuldades enfrentadas pela atriz no começo da carreira, e fica orgulhoso ao falar que ela conseguiu superar os obstáculos para firmar seu nome na história do país.

 

 

POLÍCIA

 

MP denuncia máfia dos fiscais

 

O MP paulista mandou para a Justiça, hoje, a denúncia contra os 13 envolvidos na máfia dos fiscais. Eles são suspeitos de participar de um esquema que cobrava propina de camelôs ilegais na região do Brás, no Centro de São Paulo.

 

Dos 13 envolvidos, 11 chegaram a ser presos. A polícia ainda procura dois camelôs foragidos que estão com a prisão preventiva decretada. No dia 15, quatro dos presos foram liberados. Eles vão responder em liberdade.

 

 

SAÚDE

 

Grávidas que optarem por parto normal terão direito a quarto especial

 

 Brasília - A partir de dezembro, as gestantes que optarem pelo parto normal terão direito a um quarto específico para o procedimento, com leito e banheiro, em todas as maternidades do país. A idéia é que o ambiente seja adaptado a todas as etapas do nascimento do bebê, que inclui os procedimentos realizados antes, durante e depois do parto.

 

A medida faz parte de um conjunto de normas para maternidades lançado hoje (22) pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e vale para a rede pública e privada.

 

As unidades de saúde serão orientadas a estimular a evolução natural do trabalho de parto e a adotar medidas para aliviar as dores da grávida, sem necessariamente usar medicamentos.

 

De acordo com o ministério, o objetivo é promover mudanças estruturais nas unidades de atenção obstétrica e neonatal, além de controlar os possíveis riscos à gestante e ao bebê, reduzindo os índices de mortalidade materna e de recém-nascidos.

 

Por anos, são registrados cerca de 3 milhões de nascidos vivos no país, sendo que quase 2,1 milhões nascem nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). Desse total, 1,4 milhão corresponde a partos normais e 670 são cesarianas.

 

 

ECONOMIA

 

Confiança do empresariado na economia cai no segundo trimestre do ano

 

 Brasília - A confiança dos empresários na economia brasileira recuou no segundo trimestre do ano para 59 pontos, depois de quatro trimestres de crescimento, segundo revelou hoje (22) a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

 

Dados preliminares da pesquisa sobre o Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) mostram que o recuo foi de três pontos percentuais em comparação a abril deste ano e de 1,3 ponto na comparação com o mesmo período de 2007.

 

Segundo comunicado da CNI, a confiança dos empresários decorre sobretudo da avaliação das condições atuais da economia brasileira. O Icei varia de zero a 100 pontos e é considerado positivo a partir de 50.

 

As grandes empresas demonstraram o maior recuo, de 4,1 pontos, ficando em 60,3 pontos. Entre as médias empresas, o índice ficou em  57,8 pontos e as pequenas empresas registraram o menor recuo, de 1,8 ponto, com o Icei em 58,4 pontos.

 

A pesquisa preliminar abrangeu 936 empresas, das quais 479 pequenas, 293 médias e 164 grandes. Segundo a CNI, o resultado definitivo da pesquisa deve ser divulgado após o recebimento dos questionários respondidos pelos empresários, que estão atrasados devido à greve dos Correios, encerrada nesta semana.

 

 

Imagem restaurada de São Benedito é devolvida à Igreja de Sant´Ana

 

 

A comunidade da Paróquia de Sant´Ana está em festa com a chegada da imagem de São Benedito com o Menino Jesus, em madeira do século XVIII, destruída por um evangélico em dezembro de 2007. A obra, completamente restaurada, foi entregue pessoalmente pelo Secretário de Cultura Márcio Meirelles, na manhã desta terça-feira (22) na Igreja de Sant´Ana. O Padre José Abel Pinheiro recebeu o Secretário com alegria e fez questão de dar a benção para toda a equipe do Ipac - Instituto do Patrimônio Artístico Cultural (Ipac).

 

 

"É um momento muito especial para nossa paróquia que está precisando de ajuda. Agradeço ao Secretário Márcio Meirelles e toda a sua equipe por seu compromisso com a Paróquia de Sant´Ana. Nossa Paróquia é um verdadeiro museu por tantas obras importantes que congrega em seu interior, incluindo esta belíssima imagem de São Benedito que ficou completamente restaurada", comemora o pároco.

 

 A imagem de 1,23 metros foi destruída pelo desempregado e evangélico Marcos Vinícius Santos Catarino, 31 anos. Adepto da Igreja Universal e segundo as declarações dadas à imprensa, Marcos "acusou" o santo católico de ser o "demônio" e partiu para cima da imagem que foi jogada no chão e ficou completamente destruída. Preso em flagrante por vandalismo, ele foi liberado após prestar depoimento na 1ª Companhia de Polícia, nos Barris, quando a mãe dele apresentou receitas médicas de medicamentos antidepressivos.

 

 

A obra foi restaurada pelo Ipac e graças a agilidade dos técnicos, os reparos foram concluídos em tempo para a festa em homenagem a Nossa Senhora Sant´Ana que começa amanhã. A imagem está dentro de uma redoma de vidro na sacristia com seis banners onde constam fotos e dados que explicam o passo a passo do processo de restauração.

 

 "Restaurar faz parte do nosso dia-a-dia. No Ipac, trabalho na parte de restauração. Para mim, a parte mais difícil de um trabalho não existe, a cada dia aprendo uma coisa nova. No caso da restauração do São Benedito, a parte do olho deu trabalho porque o olho original quebrou. Tive que fazer um recapiamento para o olho ficar no lugar", explica Francisco Bastos dos Santos, restaurador do IPAC que fez parte da equipe de 24 profissionais responsáveis pela restauração da obra. Francisco se orgulha de ter o mesmo nome do suposto escultor da imagem de São Benedito com o Menino Jesus, Francisco Manoel de Chagas, conhecido como o Cabra, escultor famoso do século XVIII.

 

 Para restaurar as vestes franciscanas da imagem de São Benedito, foi utilizada uma técnica conhecida como "burel". Utilizada no Brasil desde o século XVIII, a técnica consiste em molhar numa mistura especial um pano grosseiro ou uma lã de má qualidade - geralmente os hábitos dos monges – para depois aplicá-lo à estátua. O painel onde o santo ficava e que também foi destruído pelo vândalo, está sendo restaurado pelo Ipac e deve demorar mais alguns meses para ficar pronto. "Estamos recuperando todo o altar e descobrimos uma pintura original por baixo de outras camadas de tinta", explica Kátia Berbert, coordenadora do Centro de Restauro do Ipac.

 

 Construída em 1760, a Igreja de Sant´Ana deu abrigo aos revoltosos que lutaram contra a Coroa Portuguesa pela independência do Brasil. No seu cemitério estão enterrados os restos mortais da heroína da independência baiana, Maria Quitéria. A Igreja também serviu de moradia para Irmã Dulce, que descobriu nesse período sua vocação para o catolicismo. Desde 1941 a igreja é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como patrimônio brasileiro, juntamente com a imagem de São Benedito, agora restaurada pelo IPAC.

 

 

GERAL

 

Coordenadores pedagógicos

Foram nomeados pela Prefeitura 31 novos coordenadores pedagógicos, relacionados no edital publicado no Diário Oficial do Município (DOM), no último dia 18, e aptos a assumir o cargo. Todos devem comparecer à sede da Secretaria Municipal da Administração (Sead), na Avenida Vale dos Barris s/n, até 18 de agosto  para a posse, dentro do prazo improrrogável de 30 dias, a contar da data da nomeação. Outros 41 candidatos aprovados foram convocados para o mesmo cargo, na última quinta-feira, que deverão comparecer apresentando documento de comprovação de habilitação técnica, exigida no edital do concurso, para serem encaminhados à avaliação médica e psicológica.

 

 

Fiscalização no comércio

A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Articulação e Promoção da Cidadania (Semap), começou ontem (21) no comércio lojista da capital, uma série de blitze que pretende fiscalizar se as ofertas e produtos anunciados nas lojas seguem os critérios estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor. O principal objetivo da fiscalização não é punir os comerciantes, mas promover a educação de defesa do consumidor. As blitze vão ser feitas, num primeiro momento, nas lojas dos shoppings, depois será a vez das lojas de rua.

 

 

Educação infantil

Mais de 100 professores da rede municipal participaram do III Ciclo de Palestras para a Educação Infantil, promovido pela Secretaria Municipal da Educação e Cultura (SMEC). O evento aconteceu no auditório da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública e foi conduzido pela palestrante Alba Bezerra. O ciclo de palestras pretende informar os docentes sobre vários temas importantes da área, possibilitando a troca de experiências com os colegas de outras unidades. Na última sexta-feira, dia 18 de julho, o tema abordado foi sobre as formas e métodos de avaliação na Educação Infantil. Os próximos encontros do III Ciclo de Palestras estão marcados para os dias 29 de agosto, 19 de setembro e 14 de novembro próximos.

 

 

Combate ao glaucoma

A Sociedade de Oftalmologia de Salvador - SOFBA, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realiza nesta terça, (dia 22) e amanhã (quarta-feira, 23), a campanha Salvador Contra o Glaucoma 2008. O objetivo é alertar a população para a gravidade da doença e os riscos de cegueira irreversível, quando o problema não é diagnosticado e tratado a tempo. Durante a ação, 60 oftalmologistas vão realizar gratuitamente, na Estação da Calçada, exames de Tonometria para verificar a pressão ocular e Fundoscopia,  que investiga alteração no nervo óptico. A expectativa é atender  aproximadamente a mil pessoas por dia, com idade acima dos 40 anos. O atendimento será realizado a partir das 8 horas, mediante distribuição de senha.

 

 

São Marcelo

Cerca de 80 alunos matriculados regularmente na rede municipal de ensino participam nesta manhã de terça-feira, dia 22, do lançamento do Projeto Arte Forte, resultado da parceria entre os responsáveis pela gestão do Forte de São Marcelo e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Na oportunidade, os alunos farão um tour pelas águas da Baía de Todos os Santos, acompanhados de monitores que os orientarão, destacando os aspectos relacionados com o meio ambiente, panorama histórico e geográfico e vários temas relacionados com a História da Bahia, entre os quais a evolução física daquele monumento.

 

 

EVENTOS

 

Barlavento recebe Juliana Ribeiro na Boomerangue

 

Um encontro de culturas e ritmos vem marcando a temporada de apresentações do grupo de samba-de-roda Barlavento, na casa de show Boomerangue (Rua da Paciência, 307, Rio Vermelho).  Além da presença do DJ Charles Morgan (Inglaterra), na próxima quinta-feira, 24, o samba vai ficar completo com a presença da "princesinha do samba" Juliana Ribeiro, que vem encantando o público soteropolitano.

 

O Barlavento tocará o seu samba-de-roda característico, mostrando a vibrante música que predomina no Recôncavo baiano. Estão incluídas também no repertório canções ao ritmo do xote, baião, coco e de forró puxado, e mesmo, temáticas e toques do candomblé.         Já a bem bolada discotecagem do dj Charles Morgan que abrirá as noites, mistura músicas regionais, sons atuais e alguns clássicos, incluindo balanços agitados de electro/dur, pop, indie e afro-beat entre outros.                 

 

 

Grito da Terra Bahia reúne 3 mil trabalhadores rurais em Salvador

 

 

Chegou a hora de fazer ecoar a voz do homem do campo. O Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, através da Federação dos Trabalhadores na Agricultura, Fetag/BA, vai realizar no próximo dia 25 de julho o Grito da Terra Bahia 2008, um movimento de caráter reivindicatório amplo e legítimo para cobrar das autoridades maior atenção e empenho com esse segmento, que é responsável pela produção de mais de 60% dos alimentos que estão nas mesas dos brasileiros.

 

 Com o tema Desenvolvimento Rural Sustentável com o Fortalecimento da Agricultura Familiar, o evento visa mobilizar cerca de 3 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais de toda a Bahia. Na oportunidade também iremos comemorar o dia 25 de julho, Dia do Trabalhador Rural.

 

 Queremos chamar atenção ainda para a importância do fortalecimento da agricultura familiar no combate à escassez de alimentos, que vem gerando a temida crise alimentar. De acordo com o Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, a falta de alimentos pode levar à fome 100 milhões de pessoas. A manifestação vai acontecer no Centro Administrativo da Bahia a partir das 9h.

 

 Segue abaixo algumas das reivindicações dos trabalhadores (as) rurais:

 

 Assistência técnica pública de qualidade;

Agilidade na liberação do crédito rural;

Isenção dos produtos da agricultura familiar destinados ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) de impostos estaduais;

Inclusão na merenda escolar de escolas públicas, além de alimentos para presídio, asilo e outras instituições, de produtos da agricultura familiar;

Aquisição da produção familiar e de assentados de reforma agrária para as lojas da Cesta do Povo;

Atendimento de demandas do Crédito Fundiário e Cédula da Terra nos programas Habitação Rural, Água Para Todos, Produzir, Semear e Mata Branca;

Vistorias e licenciamento ambiental com agilidade nos assentamentos de reforma agrária;

Recuperação das matas ciliares nas bacias hidrográficas do estado e áreas de nascentes degradadas;

Construção e recuperação de estradas para facilitar o escoamento da produção;

Acesso amplo de famílias rurais no programa Água para Todos:

Construção de casas populares e reforma de moradias no campo;

           ·        Informatização  das escolas da zona rural;

 

Atendimento médico em consultório móvel em lugares onde não existam hospitais ou postos de saúde próximos;

Ampliação do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher;

Criação de casas do idoso, para abrigar idosos em tratamento médico, além de eventos que promovam a saúde do idoso;

            ·        Construção de espaços esportivos, culturais  e de lazer no campo;

 

            ·        Segurança na zona rural.

 

 

Curso de Jornalismo e Convergência Midiática

 

Salvador oferece um curso de pós-graduação inédito no país, em "Jornalismo e Convergência Midiática". Voltado para profissionais e professores de comunicação, em especial jornalismo, e áreas afins, o projeto busca preparar pessoas para lidar com questões como hipertextualidade, interatividade, mobilidade, descentralização da produção, noções de jornalismo colaborativo (blog, chat, fóruns etc.) e jornalismo open source, multimidialidade, convergência midiática e uso de base de dados. A idéia é, também, trabalhar como os meios tradicionais reagem à era da convergência midiática. As inscrições estão abertas na Faculdade Social da Bahia e podem ser feitas pelo site www.fsba.edu.br/pos. A taxa é de R$ 30. As aulas começam em setembro.

O principal diferencial do curso é a associação de atividades teóricas e da prática em laboratório, que permita a experimentação, a inovação. Outro mérito é o corpo de professores, formado por especialistas, mestres e doutores, com atuação no mercado e na área acadêmica. A equipe alia o domínio conceitual e técnico à experiência na aplicação deste conhecimento. Também são relevantes a possibilidade de conciliar trabalho e estudo, já que as atividades são quinzenais e em finais de semana; o custo-benefício; e a infra-estrutura disponível com laboratórios, salas de aula com ar-condicionado e estacionamento. Para quem pretende seguir carreira acadêmica, a Social oferta, ainda, uma disciplina optativa de Metodologia de Ensino Superior.

Através de 368 horas de aulas das disciplinas obrigatórias, além de 44 horas/aula para execução do Trabalho de Conclusão de Curso, o curso atende a uma demanda do mercado de trabalho. Os suportes com duas ou mais mídias (telefone celular 3G, internet de alta velocidade etc.) exigem novos procedimentos e narrativas para elaboração e disseminação do conteúdo e trazem novas oportunidades de negócios. Com isto, o jornalista, ao invés de se especializar em um ramo (jornal, revista, rádio, TV, assessoria de imprensa etc.) ou uma fase do processo de produção (redação, edição, fotografia etc.), precisa ser capaz de produzir material informativo em texto, áudio, vídeo e fotografia, explorando a tecnologia disponível a seu favor. Mas os cursos de graduação nem sempre oferecem formação adequada para isto.

"Com esta nova dinâmica, o jornalista deve estar preparado para que sua notícia seja divulgada no jornal impresso, site, programa de rádio e telejornal de uma rede, simultaneamente. Ele pode sair da redação com uma pauta para impresso e, no meio da apuração, ser comunicado pelo editor que precisa fazer imagens e gravar áudio para lançar a matéria também em um portal", explica a jornalista Mônica Celestino, coordenadora da especialização. "Novas práticas são instauradas, quando há a possibilidade de câmeras e microfones cederem espaço para o celular", completa a coordenadora geral da Pós da Social, Elizabeth Freitas, ressaltando a necessidade de um estudo mais cuidadoso na área.

O mercado brasileiro segue uma tendência mundial de convergências empresarial (várias empresas interligadas entre si, formando redes), de conteúdo, tecnológica (suportes de informação e comunicação multimídia, que reúnem texto, áudio, vídeo e foto e propiciam a interação) e profissional. O surgimento de tecnologias da informação e da comunicação e a globalização das culturas, entre outros fatores, provocaram estas mudanças nos processos produtivos e gerenciais de organizações de desenvolvimento e distribuição de conteúdo no mundo. Agora, tanto os profissionais quanto as empresas procuram assimilar as mudanças e investir em inovações editoriais e administrativas.

 

Fique por dentro do curso:

 

Currículo:

Disciplina

Carga

Horária

Período em que será ministrada (previsão)

Convergência Midiática Aplicada ao Jornalismo

24

Set. 2008

Novas Tecnologias Aplicadas ao Jornalismo

24

Out. 2008

Elementos do Jornalismo On-line

24

Nov. 2008

Ética e Direito Autoral Contemporâneo

16

Dez. 2008

Cibernegócios e Comunicação

16

Dez. 2008

Apuração Jornalística em Redação Virtual

24

Jan. 2009

Narrativa Jornalística Multimidiática

24

Fev. 2009

Fotografia na era multimídia

24

Mar. 2009

Infografia na era multimídia

24

Abr. 2009

Arquitetura de Informação Multimídia

24

Mai. 2009

Edição Jornalística e Convergência Midiática

24

Jun. 2009

Radiojornalismo e Convergência Midiática

24

Jul. 2009

Imprensa e Convergência Midiática

24

Ago. 2009

Telejornalismo na Era Digital

24

Set. 2009

Assessoria de Comunicação na Era Multimídia

24

Out. 2009

Metodologia de Pesquisa

24

Nov. 2009

Trabalho de Conclusão de Curso (PEX ou Monografia)

44

Dez. 2009 - Mar.2010

 

Carga horária: 368 horas de aulas + 44 horas para TCC

Período de aulas previsto: Aulas quinzenais, no primeiro e terceiro final de semana de cada mês (a exceção dos meses de dezembro e junho, em que ocorrem no primeiro e segundo final de semana em decorrência dos recessos natalino e junino). Sábado, das 08h00min às 12h00min e das 13h00min às 17h00min, e domingo, das 08h00min às 12h00min.

Local: Sede da Faculdade Social da Bahia (Ondina).

Corpo docente: Mestres, doutores e especialistas, com ampla experiência nas áreas das suas disciplinas.

Coordenação pedagógica: jornalista e mestre em História Mônica Celestino

Público-alvo: Profissionais graduados em jornalismo e de áreas afins, como relações públicas, publicidade e propaganda, rádio e TV, design, marketing e administração, além de professores de cursos de graduação, que necessitem aprofundar conhecimento e/ou atualizar-se em jornalismo na era multimídia utilizando diversos suportes, e demais interessados. Incluem-se neste perfil repórteres, repórteres-fotográficos e cinematográficos, editores, chefes de reportagem, pauteiros, redatores, produtores, revisores, assessores de comunicação organizacional e parlamentar, infografistas, apresentadores, entre outros profissionais. Estudantes em último semestre do curso de graduação podem matricular-se

Investimento: 18 X R$ 350,00. Há descontos para quem paga em dia, grupos de amigos, empresas etc.

Inscrições no site da Faculdade www.faculdadesocial.edu.br , no link Pós-graduação, com pagamento de taxa de R$ 30,00 (a ser deduzida da primeira mensalidade).

Documentos para matrícula: Fotocópias do RG, título de eleitor, CPF, diploma ou certificado de conclusão de curso de graduação, além de um retrato 3x4.

Informações adicionais: (71) 4009 –2825 e 4009-2840; www.faculdadesocial.edu.br

______________________________________________________________________