quarta-feira, abril 30, 2008


Reitor pede saída de professor

O reitor da Universidade Federal da Bahia distribuiu nota, com relação à polêmica (leia abaixo) deflagrada pelo coordenador de curso da Faculdade de Medicina. A nota é a seguinte:


Nesta data, fomos informados sobre o desempenho no ENADE dos alunos da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia. Ainda não nos foi dado acesso ao relatório do INEP, porém aproveitamos a oportunidade para esclarecer à comunidade baiana os seguintes pontos:

1) A primeira hipótese a se considerar para justificar o baixo desempenho dos alunos, seria um possível boicote do movimento estudantil ao processo avaliativo. Todos os cursos de graduação da UFBA submetidos à avaliação do ENADE revelaram desempenho satisfatório, exceto aqueles cujo diretório acadêmico assumiu posição contrária aos processos avaliativos. Esta hipótese é reforçada pela constatação de que nossos alunos têm obtido excelentes resultados em processos seletivos de Residência Médica e em concursos públicos.

2) Caso esta hipótese não se confirme, precisamos considerar com responsabilidade a ocorrência de deficiências no ensino na Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA. Nesse caso, será necessário um diagnóstico detalhado e cuidadoso para avaliar se enfrentamos problemas estruturais, com modelo curricular anacrônico, ou se o reduzido desempenho deve-se a queda de eficiência no processo pedagógico do referido curso.

3) Em qualquer das hipóteses, cabem medidas urgentes para superar tais resultados negativos, visto que os processos de avaliação são e serão cada vez mais relevantes para aplicação judiciosa de recursos orçamentários para a educação pública superior brasileira.

4) Independentemente da avaliação do ENADE, algumas iniciativas já se encontravam em andamento, com a finalidade de aumentar a qualidade da formação médica em nossa instituição. Dentre essas, destacam-se:

a) Reforma curricular, aprovada pelo Colegiado de Graduação em Medicina da Faculdade;

b) Adesão ao programa Pró-Saúde e aprovação do projeto pelo Ministério da Saúde;

c) Ampliação do Sistema de Saúde da UFBA, visando uma maior integração ao SUS-Salvador;

d) Incorporação dos distritos sanitários Barra / Rio Vermelho e Centro Histórico como campos de prática de ensino da UFBA, na condição de Território Integrado de Ações em Saúde;

5) O Coordenador do Colegiado de Graduação de Medicina, Prof. Antonio Natalino Manta Dantas, divulgou na imprensa posições próprias, referentes aos motivos do baixo desempenho dos alunos na avaliação, que rejeitamos frontalmente. Nesse aspecto, cabe à Congregação da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA a imediata tomada de medidas acadêmicas e administrativas cabíveis.

______________________________________________________________________