terça-feira, abril 01, 2008


Praia dos Artista

* Por Suzana Tavares

A Boca do Rio é um bairro popular de Salvador. Seu nome é devido ao tão conhecido e poluído Rio das Pedrinhas, que arrasta para a praia milhares de dejetos que, por consequência, acabam também poluindo a praia dos Artistas.

Na década de 70 esta praia era muito frequentada por artistas baianos que ancoravam na praia fazendo dela um porto seguro para fugir das tensões do centro urbano de Salvador. Para eles o local servia como um refúgio espiritual: buscavam neste lugar paradisíaco a leveza para continuar a "tocar" a vida.

A brisa da maresia faz deste lugar um espaço cultural, deixando muita história para contar, ambiente para quem era contestador. Faziam parte deste cenário artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Betânia, Gal Costa, Novos Baianos, dentre outros.

Nela também está localizada a Sede de Praia do Esporte Clube Bahia, degradada devido a alta poluição do rio. Mas não esconde a beleza deste lugar reduto de boêmios, músicos, poetas e intelectuais. A praia ostenta um belo coqueiral e boas quadras poliesportivas. Bares e restaurantes compõem a infra-estrutura do local.

Ventos fortes, em alguns trechos perigosa devido as fortes correntes. É muito procurada pelos moradores do núcleo urbano. O fenômeno da Praia dos Artistas e a sua vocação para reunir artistas e todas as tribos aconteceu com o movimento da contracultura e pelo desejo de liberdade que a ditadura queria sufocar.

Não por acaso, o ambiente sossegado encontrado na outrora aldeia de pescadores foi o local perfeito para quem queria viver a vida de maneira alternativa. O barraqueiro Aloisio de Souza Almeida grande figura desta praia que é sempre citada por quem já passou por lá, se faz presente na história deste lugar. Vindo de Conceição do Almeida, do mato ele trouxe o acessório que tornaria a sua marca: o chapéu.

"Aloisio é uma grande figura aqui, não tem uma pessoa que visite esta praia e que não goste dele. A barraca Yellow Sky é parada obrigatória pra todos os frequentadores. Trocamos a maior idéia, pensamentos, dividimos experiências, gosto de ouvir as histórias (contadas por ele) dos artistas que passaram e ainda passam por aqui. Desta pessoa sou fã", diz a moradora Luciana Costa que não deixa um só fim de semana com sol para tomar o jatobá gelado muito pedido pelos frequetadores da barraca.

A praia ficou famosa depois da onda do topless que pairou na década de 70: era moda ir à Praia dos Artistas para a vanguarda - artistas, intelectuais, jornalistas, pintores, homossexuais.

A sensibilidade da contracultura já não existe tão presente, porém a praia continua sendo aprazível, tendo ainda a tribo GLS, estudantes, moradores, intelectuais e artistas como frequentadores assíduos.

______________________________________________________________________

1 Comments:

At 11:13 AM, Blogger Dona Preta said...

Ameiiiiiiiiii. Seu blog deve ser muito visto então que seja uma abertura para olheiros jornalistas verem e eu consiguir um trabalho. Obrigada visse pela força agora estou famosa (risos)

 

Postar um comentário

<< Home