sexta-feira, abril 18, 2008


Governo e Unesco assinam acordo de cooperação para o Centro Antigo

O governo do Estado e a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) assinam, nesta quarta-feira (23), às 14h30, na governadoria, um acordo de cooperação internacional que capacitará técnicos da Secretaria de Cultura (Secult) a elaborar estratégia de sustentabilidade, baseada na relação Cultura e desenvolvimento, para a reabilitação, preservação e valorização do Centro Antigo de Salvador e seu entorno, compreendendo o Centro Histórico, inscrito na lista do Patrimônio Mundial da Unesco.

A parceria deverá consolidar conhecimentos e metodologia capazes de gerar um instrumento de gestão moderno e inovador, que possibilite o manejo de um vasto rol de variáveis, não apenas culturais, mas sociais e econômicas. O investimento será de R$ 1.461.600,00, oriundos do orçamento da Secult, e a capacitação tem duração prevista de 24 meses.

Este convênio vem complementar outras ações do governo estadual, implementadas a partir do Acordo de Cooperação Técnica, assinado em outubro de 2007 com a União e o município de Salvador. Além disto, vêm sendo desenvolvidas uma série de ações imediatas, envolvendo segurança, iluminação pública, limpeza urbana e assédio de ambulantes.

O governo está investindo cerca de R$ 200 milhões na requalificação, para uso habitacional, de imóveis em ruínas, recuperação de monumentos e infra-estrutura urbana, além de parcerias, como o plano para requalificar a Baixa dos Sapateiros e a Vila Nova Esperança - antiga Rocinha.

O Plano do Centro Antigo é uma das metas prioritárias do governo, pois envolve uma população de cerca de 67 mil pessoas, sendo 14 mil no Centro Histórico, numa área de 7 km², com muitas carências urbanas e sociais.

O objetivo do governo do Estado é integrar o Centro Antigo, um território urbano de valor simbólico, cultural, social e econômico, à dinâmica moderna da cidade, tornando-o um local bom para morar, trabalhar, freqüentar e visitar; socialmente justo, ambientalmente sustentável e economicamente viável.

______________________________________________________________________