quinta-feira, abril 03, 2008


Calor e alta umidade provocam chuvas no fim de semana

Devido às regiões nordeste, parte da Chapada Diamantina e Recôncavo, incluindo Salvador, estarem no início do principal período chuvoso, as precipitações continuarão ocorrendo neste fim de semana nessas áreas. Segundo o boletim divulgado hoje pelo Centro Estadual de Meteorologia da Superintendência de Recursos Hídricos (Cemba/SRH), os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam mantendo o céu nublado a parcialmente nublado nessas áreas, ou seja, poucas nuvens e abertura de sol. As chuvas, no entanto, serão mais fracas e ocorrerão com mais freqüência durante a noite e nas primeiras horas da manhã.
Nas regiões norte, do São Francisco e oeste e na faixa centro-norte da Chapada Diamantina, a previsão é de que o céu fique nublado a parcialmente nublado, com chuvas moderadas e fracas. As condições do tempo nessas regiões são influenciadas pela Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que traz umidade do Oceano Atlântico Norte, e pela umidade que vem da Amazônia.
Para as regiões sudoeste, sul e centro-sul da Chapada Diamantina, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro e com possibilidade de chuvas fracas em áreas isoladas.
As temperaturas máximas devem variar entre 30 e 32°C nas regiões do São Francisco, oeste, norte, nordeste e do Recôncavo, incluindo Salvador. Nessas áreas, as mínimas não devem ultrapassar os 22°C. Nas regiões da Chapada Diamantina e sudoeste, as mínimas devem variar entre 19 e 21°C e as máximas entre 29 e 31°C.
O meteorologista Heráclio Alves alerta que devem tomar cuidado os que se habilitarem a ir à praia. "Como os ventos são mais fortes nesse período do ano, as ondas tendem a ser mais elevadas. A previsão é que as ondas variem de 2 a 2,7 metros de altura no período da madrugada e no meio da tarde entre as cidades de Porto Seguro e Salvador", afirmou.
Alves também chama a atenção quanto aos elevados índices de radiação ultravioleta. Ele explicou que a redução da nebulosidade durante o dia mantém elevada a incidência de radiação solar em grande parte da Bahia, tendo como conseqüência os altos índices de radiação ultravioleta.
Assim, os índices 10 e 11 previstos para o período entre sexta, sábado e domingo fazem parte das categorias 'muito alta' e 'extrema', segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o que exige cuidados com a pele e os olhos, como o uso de óculos escuros e de protetor solar.

______________________________________________________________________