sábado, abril 12, 2008


Caça-níqueis podem virar computadores

Máquinas caça-níqueis transformadas em computadores. A idéia é da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e será discutida na VIII Escola Regional de Computação dos Estados da Bahia, Alagoas e Sergipe, o Erbase 2008. Com pensamento nos prejuízos provocados pelo lixo tecnológico, a intenção é promover um debate entre profissionais, estudantes da área e sociedade quanto às formas de minimizar os "Problemas Ambientais do Lixo Tecnológico", tema geral do encontro que, este ano, acontece no campus de Ondina, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O evento começa nesta segunda-feira, dia 14, e prossegue até o dia 18, sexta-feira. O evento, organizada pelo Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia e pelo Centro de Processamento de Dados da Ufba, conta com a participação das Instituições de Ensino Superior (IES) dos três estados. As inscrições continuam abertas. Informações, bem como a programação geral, podem ser obtidas no site  www.erbase2008. ufba.br, ou solicitadas pelos telefones  (71) 3241-4008 - 3243-3984, ou e-mail augustagomes. eventos@uol. com.br.

De acordo com coordenadora geral do evento, professora Débora Abdalla, a idéia da SECTI é um dos vários passos que precisam ser dados em direção ao uso mais racional dos aparelhos tecnológicos, computadores pessoais, celulares, laptops e etc. "Esta é, sem dúvida, uma iniciativa interessante do governo, porém ainda há muito para ser feito. O Erbase 2008, realizado este ano pelo Departamento de Ciência da Computação da Ufba, quer discutir essa idéia e pretende abordar também outras questões", afirma.

Para Abdalla, é preciso atingir também aos empresários. "O consumo de equipamentos eletrônicos hoje é desmedido, as pessoas trocam de computadores e aparelhos celulares muito rapidamente e, na verdade, existe uma propaganda muito forte que induz a isso. Muitas vezes, o aparelho ainda funciona, está em perfeito estado, mas o consumidor sente a necessidade de trocar por um mais bonito, mais potente. Aí surge um grave problema: o que fazer com o aparelho antigo? É o que queremos discutir", considera.

Abdalla acrescenta ainda que "o Erbase 2008 é uma oportunidade de reunir profissionais e estudantes dos três estados, Bahia, Alagoas e Sergipe, para discutir um assunto que diz respeito a todos. Acho que nós, que somos da área, temos de ser os primeiros a nos preocupar com essa questão, os primeiros a desenvolver uma consciência de uso racional da tecnologia", completa.

A organização do Erbase 2008 é feita por um comitê formado por representantes institucionais da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) dos três estados envolvidos. Durante o evento é estimada a participação de 800 pessoas, entre estudantes e profissionais e 26 expositores.  
A professora Débora Abdalla informa que a oitava edição da ERBASE destaca os problemas ambientais relacionados às tecnologias de informação e comunicação como tema principal do evento. O chamado lixo tecnológico provocado pelo descarte indevido de equipamentos eletrônicos e, em especial, equipamentos de informática, (computadores pessoais, laptops, monitores de vídeo e baterias, além de PDAs, smartphones, tocadores de MP3 e MP4 e videogames) tem provocado danos consideráveis ao meio ambiente e à qualidade de vida das populações expostas a esse tipo de dejeto.
Para se ter uma idéia da gravidade do problema basta considerar que a indústria tem previsão de vender este ano 10,1 milhões de computadores e 48,8 milhões de novos celulares.  As estimativas são de que mais de 30 milhões de aparelhos antigos serão descartados até o final do ano.
A programação da ERBASE contempla ainda palestras, mini-cursos, laboratórios, e painéis sobre temas de interesse geral; workshop de trabalhos de iniciação científica e graduação Bahia-Alagoas- Sergipe; workshop de educação em informática; workshop de inclusão digital, dentre outras abordagens.

 

______________________________________________________________________