quarta-feira, abril 16, 2008


Bahia mostra potencial de investimentos em logística na Intermodal South América

O governo da Bahia está participando da Intermodal South América 2008, que acontece esta quinta-feira (17), no Transamérica Expo Center, em São Paulo, reunindo expositores brasileiros, de países sulamericanos e europeus. Considerada a maior feira da América Latina, focada nos mercados de comércio exterior, logística e transporte internacional, o evento tem registrado uma circulação diária de aproximadamente 15 mil representantes de empresas e governos. Para a Bahia, que expõe o seu plano estratégico de investimentos em infra-estrutura e logística, visando à integração do estado nos mercados global e nacional, a feira é um ambiente dos mais favoráveis ao incremento de novos negócios.
Para os que pensam em investir na Bahia as oportunidades são muitas, já que, segundo o secretário estadual do Planejamento, Ronald Lobato, o estado tem como estratégia integrar a Bahia com o mundo e, para tanto, precisa investir em infra-estrutura e logística. Somente no projeto da ferrovia que liga o oeste do país ao litoral baiano, e cujos estudos de viabilidade técnica e ambiental já estão em andamento, serão investidos R$ 2,5 bilhões.
Os recursos são oriundos dos governos federal e estadual e a ferrovia será especializada em granéis, com predominância de grãos, minérios e biocombustíveis produzidos nas regiões oeste, sudoeste e sul da Bahia. Já para importação, a oeste/leste beneficiará o escoamento de fertilizantes e derivados de petróleo do litoral até o oeste do estado. Com a construção da ferrovia, devem ser gerados mais de 10 mil empregos.
A Bahia é um dos estados que montou estande de serviços e produtos na Intermodal e mandou representantes em busca de potenciais investidores para os seus projetos de infra-estrutura e logística, mas, também para o que pode surgir depois que esses projetos estiverem consolidados.
Os resultados já começam a aparecer. O Grupo Wilson Sons, um dos maiores operadores integrados de logística portuária, anunciou na Intermodal South América investimentos de cerca de U$S 120 milhões em 2008. Parte desses recursos será aplicada no Tecon Salvador, para a compra de duas RTG's, cinco tratores de pátio, seis semi-reboques, três stackers e uma side-loader. Somente com as novas RTG's, a capacidade do terminal eleva em 15%.
Mas a ambição do governo baiano é transformar o estado num portal de integração para o Brasil e para o mundo. E para isso, o plano estratégico inclui vários outros projetos, que foram detalhados na apresentação do secretário Ronald Lobato no Fórum GVclog - Parcerias Internacionais em Logística - promovido, em paralelo à feira, pela Fundação Getúlio Vargas, com exposições de soluções logísticas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
No estande da Bahia, o público da Intermodal conheceu o projeto que integra o Porto Sul, em Ilhéus, à Ferrovia da Integração Oeste Leste, um novo aeroporto internacional de cargas e passageiros, também na região de Ilhéus, além da Plataforma Logística de Juazeiro.

O evento

Focada em inovação, a Intermodal também oferece o que há de mais arrojado em tecnologia, informação, facilidades e serviços para empresas e governos potencializarem negócios no setor de infra-estrutura e logística. Este ano, 14ª edição da feira, a área de exposição foi expandida em mais um pavilhão de quatro mil metros quadrados, com o objetivo de instalar melhor as conferências e possibilitar uma maior área de exposição.
Além disso, ganha destaque a presença maciça dos principais players do setor marítimo como armadores e companhias de navegação, além de tradings, despachantes aduaneiros, portos secos, equipamentos, tecnologia, operadores portuários, terminais, concessionárias de ferrovias, companhias aéreas, transportadores rodoviários, marítimos e aéreos, seguradoras e portos nacionais e internacionais.

______________________________________________________________________