sábado, abril 26, 2008


ACESSE AS OUTRAS SEÇÕES DO BLOG

 

Livro relata história de Ilhéus antes do cacau

O livro "Um lugar na História: a capitania e comarca de Ilhéus antes do cacau", será lançado pela Editus - Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), às 19 horas do dia 28(segunda-feira), no auditório do Pavilhão de Direito. O livro, com 322 páginas, é da autoria dos professores Marcelo Henrique Dias (UESC) e Ângelo Alves Carrara, (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora), (MG).

O livro reúne seis textos produzidos pelos professores e bolsistas do projeto de pesquisa  "Estruturas econômicas e sociais da capitania de  Ilhéus, 1700-1850" desenvolvido pelo Centro de Documentação e Memória Regional da UESC em parceria com o Núcleo de História Econômica e Demográfica da Universidade Federal de Ouro Preto (MG).

Segundo os autores o objetivo original era investigar as estruturas sociais e econômicas da Capitania de Ilhéus entre 1700 e 1850 com base no banco de dados constituído a partir da coleta sistematizada  das informações  contidas especialmente nos registros do notariado da vila de São Jorge dos Ilhéus.

Porém os professores perceberam um hiato entre a dinâmica econômica  que as fontes primárias revelavam e as visões correntes na historiografia, as quais apontam um estado crônico de misérias em todo o território da capitania e comarca de Ilhéus entre o final do primeiro século de colonização e o período de expansão da monocultura cacaueira na segunda metade do século XIX.

Como o titulo sugere, o objetivo maior do livro é reivindicar um lugar na história para a capitania e comarca de Ilhéus que mesmo à margem da economia açucareira existiu como um espaço econômico importante no âmbito do sistema colonial e da economia baiana à época do Império.

 

______________________________________________________________________