terça-feira, março 25, 2008


Transplante de medula óssea

Mesmo sem o credenciamento para a realização do transplante de medula óssea, o Centro de Transplantes de Medula Óssea (CTMO) começou a funcionar, desde 2007, no Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Hospital das Clínicas) já nas novas instalações do Serviço de Oncohematologia. O objetivo principal é oferecer o acompanhamento e tratamento adequado ao paciente de Transplante de Medula Óssea (TMO) nas fases de Pré e Pós Transplantes.

 

As atividades do CTMO são realizadas no Hospital-Dia de Hematologia/TMO, nos ambulatórios de Pré e Pós TMO e na enfermaria de Hematologia. É responsável por organizar o fluxo dos pacientes que necessitam do transplante, como o encaminhamento às unidades de TMO fora do Estado, já que no momento não existe nenhuma unidade credenciada. O centro também é responsável pelo levantamento de dados estatísticos relacionados à terapêutica em nosso Estado (números de transplantes necessários e realizados por ano, resultados, "lista de espera", etc).

 

O serviço que realiza hoje uma média de 220 consultas por mês, sendo 20 casos novos, é resultado de uma parceria do Complexo HUPES /UFBA com a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) e a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (HEMOBA) que disponibilizaram 12 novos profissionais, entre pessoal administrativo, médicos, enfermeiros, psicólogo e infectologistas.

 

O projeto, resultado dessa parceria, foi dividido em duas etapas: a primeira, já concluída, foi a inauguração do CTMO; a segunda prevê a construção de uma enfermaria para pacientes hematológicos e uma unidade fechada para TMO, com previsão de conclusão das obras ainda este ano. Com isso, todo o processo ligado ao transplante passa a ser realizado no estado.

 

Antes de receber a nova medula, o paciente passa por exames e avaliações clínicas feitas por uma equipe multidisciplinar, necessários para a realização do transplante, como testes de compatibilidade HLA entre irmãos, estadiamento de doença, avaliação de indicação de transplante de medula óssea, avaliação e preparação psico-social, além do encaminhamento para o procedimento através de um grupo formado por cinco médicos especializados (comitê de TMO).

 

Para a professora Dra. Gloria Bomfim, chefe do Serviço de Hematologia, o novo serviço é uma grande vitória para população dependente do sistema publico de saúde. Dr. Marco Aurélio Salvino, coordenador do CTMO, vê o projeto como um grande desafio e o primeiro passo para que o Complexo HUPES se torne o primeiro Hospital Público na Bahia a realizar Transplantes de Medula Óssea. Uma vitória do Sistema Único de Saúde (SUS), da Secretaria Estadual de Saúde e (SESAB) e da Universidade Federal da Bahia (Ufba).

 

Marcação de consultas: De segunda à sexta pela manhã

Atendimentos: De segunda à sexta manhã e tarde.

______________________________________________________________________