domingo, fevereiro 24, 2008


Partidos angolanos criticam governo

Dois dos mais representativos partidos de Angola acusam o governo de estar usando dinheiro público numa campanha eleitoral ilegal, pois ainda não foram definidos os prazos e etapas para as eleições. Num debate, hoje, na Rádio Ecclésia, com sede em Luanda, o secretário da Frente para a Democracia, Luiz Nascimento e o deputado da Unita, Daniel Domingos acusaram o MPLA – Movimento pela Libertação de Angola, o partido oficial, de uso indevido da máquina e recursos públicos.

   Para Luís Nascimento, alguns partidos já começaram a fazer campanha eleitoral. Por exemplo, o MPLA já começou a ação há muito tempo e tem usado todos os meios do Estado para que a sua mensagem chegue a todas as províncias do país."Condenamos esta atitude do MPLA porque a campanha eleitoral tem uma etapa e não deve ser feita fora deste tempo".

   Já para o representante da Unita, conhecido como "Maluka", observou que a regra política diz que mal termina uma campanha, começa a outra e no nosso caso concreto, assiste-se que o MPLA usa os meios do Estado em beneficio do seu partido e no caso da Unita estamos a trabalhar para ser alternativa. "Até o dinheiro público é confundido com o dinheiro do partido que está a governar, isso é que grave. Penso que o MPLA tem que mudar de atitude e governar com maior responsabilidade para o bem-estar de todos os angolanos", disse.

   Ele ainda afirmou que para a realização de eleições sem problemas, uma campanha de educação cívica eleitoral deve ser feita para o bem das pessoas e da sociedade em geral. "Nas campanhas eleitorais, o angolano não quer ouvir os males da guerra. Por exemplo: quem partiu (destruiu) as escolas, ou as estradas, as pontes; uma espécie de acusação barata -. sim, alternativas, medidas, soluções para o fim da nossa crise social".

   O democrata Luís Nascimento observou que uma campanha de educação cívica eleitoral deve servir até par o fim dos discursos musculados, e evitar os conflitos partidários.

______________________________________________________________________