segunda-feira, fevereiro 25, 2008


JABUTI SOLITARIO, NA MAIS BELA E GOSTOSA PRAIA DO MUNDO.

Valci Barreto.

editor do bikebook.blogspot.com - muraldebugarin.com

Acordei cedo, o que sempre acontece quando não durmo muito tarde. De sorte que, às seis da manhã já estava saindo para meu " Jabuti Solitário Feliz," pela região da Barra. Pedalando aqui, olhando ali, dei uma entradinha na Banca Cultural, que fica aberta 24 horas, ao lado da Quadra de Esportes e do Ondina Apart Hotel; Abri a Revista Piaui e consegui ler um texto sobre a visita que fez um "escriba " ao escritor Jorge Luiz Borges. Não vou contar a matéria . Apenas recomendo a leitura.

Despeço-me e sigo em direção ao Porto da Barra. Tendo saido sem nada pôr no estomago, parei na Dona Trindade e tomei um delicioso mingáu de tapioca, servido junto ao muro da Cabana da Barra.

Estomago quietinho, sigo . No Porto da Barra, "um monte" de triatletas se organizava para um treino com suas bicicletas, alá George e Dimitri. Passo com minha monaretinha e recebo a atenção de um garoto simpático ,que ajudava o pessoal a tirar as "máquinas" dos carros. Ele brinca comigo olhando para minha "brasileirinha":
-" vai acompanhar a gente?"

-"Não, meu amiguinho, voces andam muito devagar...As suas bicicletas são muito lentas...",devolvo com a mesma festa. Prossigo,um pouco chateado por não estar com a minha máquina fotográfica para registrar a turma.

O grupo é de aventuras, corridas, mergulho, triatlon , atletas ,enfim, que se preparavam para "uma brincadeira", segundo alguns me disseram.

Retorno pelo mesmo caminho, sendo saudado por alguns amigos e conhecidos , colhendo mais frutos do "meu dia global":
_"Vi você no Rede Bahia Revista"!

Vou contemplando pessoas e a "minha práia", a melhor do mundo.

Sempre achei que o Porto da Barra tinha melhor e mais gostosa praia do mundo. Mas não conhecendo as de outros paises, não me achava com autoridade para sair fazendo esta afirmação. Um dia, porém, vi e ouvi  Caetano Veloso , na tv ,em uma campanha de limpeza no Porto da Barra, afirmando contudentemente: "é a melhor e mais bela práia do mundo". A partir de então, perdi minha timidez, viquei ousado, arrogante em Porto da Barra e passei a propagar, sem medo, sem susto, com toda a autoridade de que precisava para assim também afirmar.

Vez em quando alguém para me testar,concorrrer, provocar ou mesmo brincar, questiona: "voce conhece todas as praias do mundo, para dizer isto?"

Respondo fácil: " Eu não , mas Caetano Veloso conhece".

Como sempre , há insatisfeito, espirito de porco, contumazes perguntadores, que vão ainda mais longe nos seus questionamentos:

-"Voce tem certeza que Caetano Veloso conhece todas as praias do mundo? Caetano já lhe disse isto?

Aí não tem jeito : o provocador perde todas:

-" Caetano nunca falou comigo". Mas , Gilda Matoso , através de "Assessoria de Encreca", da Ediouro, me deixou certo de que Caetano conhece o mundo inteiro. E o mundo inteiro conhece Caetano Veloso. E Matoso não contou tudo, porque o livro tem poucas páginas para isto.

Claro que não vou mais perder meu tempo com estes eternos implicantes. Há alguns meses atrás, o escritor e jornalista Jolivado Freitas, também apaixonado pelo Porto da Barra, em uma das suas crônicas afirmou que o The Guardian , jornal londrino, elegeu o Porto da Barra como uma das mais, melhores e belas práias do mundo. Não sei a classificação, mesmo porque para os teimosos e duvidosos nem mesmo a morte lhe deixam certos de que um dia dela receberá a implacável visita...

Antes de Caetano, Joli e The Guradian eu já achava a melhor práia do mundo. Foi só visuá-la , chegar ali  pela primeira vez, o que conteceu no início dos anos 70, para assim considerá-la. E hoje com maior razão. Não por causa das tres autoridades , em Porto da Barra, citadas. Bastava, tão sòmente, o meu Jabuti desta manhã.

Acho uma coisa meio criminosa passar de carro por ali. O Porto é lugar para ir-se de bicicleta ou a pé.

Vez em quando os jornais noticiam descobertas de planetas que podem ter água. Se isto acontecer, e também houver práia, nem assim perderá o Porto o seu trono.

E olhem que hoje nem pus os pés na suas águas... ,
 

______________________________________________________________________