quarta-feira, dezembro 05, 2007


RAIO-X DO TURISMO APONTA PARA CRESCIMENTO EXPRESSIVO DO SETOR EM 2007

 


Estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas em parceria com a Embratur mostra aumento de 10,2% do faturamento do setor no terceiro trimestre de 2007 em relação ao mesmo período de 2006. Maioria dos empresários está otimista com resultados deste ano: previsão de crescimento é de 12,9%

Companhias aéreas, agências de viagens, operadoras de turismo, promotores de feiras, organizadores de eventos, meios de hospedagem, empresas de turismo receptivo e bares e restaurantes foram os setores ouvidos para a realização da 16ª edição do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo, estudo desenvolvido trimestralmente pela FGV-Ebape (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas) em parceria com o Ministério do Turismo, por meio da Embratur.

A comparação entre os terceiros trimestres de 2007 e de 2006 (meses de julho a setembro) mostra que o faturamento do setor de turismo no Brasil cresceu 10,2% - resultado que que se confirma no que diz respeito à contratação de pessoal: o saldo de novas contratações é de 48%.

A previsão de crescimento em 2007, feita pelos empresários entrevistados a partir de resultados consolidados e das expectativas de negócios para os próximos três meses, é de 12,9% - mais do que o dobro do crescimento projetado pelo Ministério da Fazenda para a economia nacional em 2007 (4,8%).

Os resultados da 16ª edição do Boletim de Desempenho Econômico do Turismo corroboram outros números positivos do setor de turismo em 2007. Dados divulgados pelo Banco Central revelam que os gastos de turistas estrangeiros no Brasil entre janeiro e outubro de 2007 totalizam U$ 4,04 bilhões – apontando para mais um recorde histórico na entrada de receitas oriundas de despesas de turistas estrangeiros no país.

O desembarque internacional de turistas no Brasil até outubro deste ano também cresceu e foi 15,22% maior do que outubro de 2006. O desempenho traz dois dados positivos: cresce expressivamente o número de desembarques em vôos internacionais regulares no Brasil e o resultado total de 2007 deve superar o do ano passado.

"O estudo confirma, pela opinião dos empresários do setor, o bom momento do turismo brasileiro. E as perspectivas para 2008 são muito favoráveis, em razão da superação das dificuldades que tivemos este ano", avalia José Francisco Salles Lopes, diretor de Estudos e Pesquisas da Embratur.

O Boletim de Desempenho Econômico do Turismo é um raio-X trimestral da economia do setor de turismo e considera o momento atual dos negócios, o trimestre imediatamente anterior, o trimestre imediatamente posterior e um horizonte para os próximos 12 meses. Nesta edição foram entrevistados 831 empresários do setor de turismo.

______________________________________________________________________