sábado, dezembro 08, 2007


Ovino-caprinocultura e cachaça

O 1º Festival Gastronômico de Cabritos, Cordeiros e Cachaças acontece até o dia 31 deste mês em 134 restaurantes da capital e do interior. As cidades de Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Vitória da Conquista e Juazeiro, além de pontos turísticos como Praia do Forte, Morro de São Paulo, Ilhéus, Porto Seguro e Prado, participam do evento.

 

A finalidade é divulgar a potencialidade gastronômica da ovino-caprinocultura e a qualidade de 11 marcas de cachaça produzidas na Bahia. Em Salvador, o festival ocorre em 48 restaurantes, dentre eles o Grande Sertão, no Costa Azul, o Nacif, no Shopping Iguatemi, o Cheiro de Pizza, da Pituba, do Rio Vermelho e do Dique do Tororó, e o Bahia Café Hall, no Parque Metropolitano de Pituaçu.

 

A Bahia possui um dos maiores rebanhos de caprinos e ovinos do país, com 1.200 criadores, principalmente em municípios como Juazeiro, Pintadas e Jussara. Já a cachaça é produzida em cerca de 7 mil alambiques, que destilam 70 milhões de litros por ano, movimentando R$ 100 milhões.

 

O festival é promovido pelo Sebrae, em parceria com a Associação Brasileira de Bares, Restaurantes e Similares, com apoio do Arranjo Produtivo Local dos Derivados da Cana-de-açúcar, coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

______________________________________________________________________