quarta-feira, dezembro 12, 2007


Obras em Lençois

As obras de recuperação da Avenida Senhor dos Passos, a principal via de entrada da cidade de Lençóis, localizada na Chapada Diamantina, a 410 quilômetros de Salvador, devem ser concluídas até início de janeiro de 2008. Elas integram o Projeto de Requalificação Urbana dos Logradouros de Lençóis do Programa Monumenta, iniciativa do Ministério da Cultura (Minc).

Inaugurada na segunda metade do século XX, a avenida homenageia o padroeiro dos garimpeiros e tem 2,6 mil metros quadrados de área construída, às margens do Rio Lençóis. Está inserida no sítio histórico de Lençóis, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan) do Minc, em 1973. Os serviços do Monumenta/Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), na avenida, englobam requalificação, manutenção e conservação, continuando a servir como via de veículos e pedestres.

O programa Monumenta tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), contrapartida do governo estadual, apoio da Unesco, fiscalização e coordenação do Ipac, autarquia da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

______________________________________________________________________