quarta-feira, dezembro 05, 2007


Carbon Free no Festival de Verão

O Festival de Verão Salvador 2008, através da RedeBahia/Rede Social, fecha uma parceria com a SOS Mata Atlântica para neutralização do gás carbônico emitido durante os quatro dias do evento, de 16 a 19 de janeiro, no Parque de Exposições. Para tanto, um detalhado inventário das emissões diretas e indiretas produzidas pela "cidade da música" já começou a ser realizado - primeira etapa da estratégia de compensação de emissões de gases de efeito estufa.

 

A metodologia utilizada segue os diversos protocolos e normas internacionais disponíveis para a realização de inventários desta natureza: ISO 14064 [ISOa, ISOb], GHG Corporate Protocol do World Business Council for Sustanable Development e World Resources Institute[GHGp], e Verification Protocol da International Emissions Trading Association [IETA].

 

Objetivamente, a neutralização das emissões de CO2 do Festival de Verão 2008 será feita através do plantio de árvores nativas na recuperação de áreas degradadas para preservação ambiental permanente. Ou seja, o "Seqüestro de Carbono" é o nome que se dá à absorção de dióxido de carbono equivalente que será feita pelas novas árvores. De acordo com o cálculo aproximado, será preciso plantar 2 mil árvores, para que elas fixem em suas biomassas, o CO2 produzido pelo Festival de Verão Salvador. A localização do plantio já está definida: será na região de Serra Grande, Município de Uruçuca, no Sul da Bahia, mais precisamente na Bacia Hidrografica do Rio Pancadinha, afluente do Rio Tijuipe. Assim, a SOS Mata Atlântica irá reflorestar a mata ciliar de várias pequenas propriedades rurais neste local, que compõe a APA de Itacaré - Serra Grande, e fica na parte oeste do Parque Estadual da Serra do Conduru.

______________________________________________________________________