sexta-feira, novembro 16, 2007


MARCOS GUSMÃO E OS ALUNOS

O jornalista Marcus Gusmão, no blog FALANDO NA LATA, mandou o recado sobre o artigo que escrevi em A Tarde, com o título "A Ditadura dos Alunos":

Caro Joli,

Outro dia um aluno em uma grande escola de Pública de Salvador mandou a professora, com todo as letras, tomar no cu. Numa escola particular, um outro fez o mesmo, em outras palavras: _ Quem paga seu salário é meu pai.
Você tem razão, a crise é de autoridade. Crise de autoridade que começa em casa com os pais. Rosely Sayão ( blogdaroselysayao.blog.uol.com.br ) tem batido nesta tecla.
Agora, aqui pra nós, escola é uma droga lícita. Quarenta adolescentes com os hormônios à flor da pele durante 40 minutos sentados ouvindo blá-blá-blá em cinco aulas seguidas é de lascar. Este velho modelo está falido. O diabo é que ainda não existe outro e o mundo está a cada dia mais rápido do que a escola. Tentei começar um mestrado e o modelo era igualzinho: um doutor na frente num blá-blá-blá interminável, vomitando conteúdo. Fui.

.............. 

Resposta para o Marcus:

Marcus, não contei da missa metade. No Vieira, onde minha filha estuda, a mãe falou pro diretor que seu filho estava sendo prejudicado na sala de aula. Ele tem deficiência de atenção e o colocaram numa sala com mais quatro com o mesmo problema. E tem mais dois hiperativos. Já viu o pandemônio? E os professores não estão preparados para esta galerinha "complicada". O diretor disse que estava bom como está, que é para formar caráter e os guris aprenderem a se relacionar. Tudo bem. Mas, sem orientação é de lascar! Como não entendo de psicologia nem pedagogia, gaguejei e não pude dizer nada à mãe que veio se queixar comigo.

(Leia o artigo abaixo)

______________________________________________________________________