quinta-feira, maio 22, 2008


Aprenda a ganhar dinheiro com ações

Será nos dias 31 de maio e 1º de junho o curso "Aprenda a operar ações com
segurança", Módulo I, que a B2Trade Escola de Investidores não pôde realizar
em 17 e 18 passados, no Hotel Sol Marina Vitória (Corredor da Vitória), por
motivo de doença do instrutor Manoel Bastos. Informações detalhadas sobre o
programa e inscrições antecipadas podem ser obtidas pelos telefones (71)
3491-9701 e 9161-7219, ou pelo e-mail atendimento@b2trade.com.br.

Depois que o Brasil recebeu a classificação de *Investment Grade* o mercado
de ações nacional passou a ser um investimento mais atrativo ainda, atraindo
capital estrangeiro em maior quantidade e melhorando a rentabilidade de quem
já acreditava nesse tipo de aplicação. Se você também deseja aprender a
tirar vantagens dessa ótima oportunidade de negócio chegou a hora de
aprender como obter sucesso comprando e vendendo ações.

O investimento é de R$ 400,00, com direito a coffee-break, material de apoio
e dois instrutores, os professoras Manoel Bastos e Rafael Bastos. Para
estudantes e grupos de três ou mais pessoas, o valor individual cai para R$
370,00. As aulas vão ensinar como obter lucro em todos os tipos de operações
(*day trade*, *short term trading* e *long term trading*) e em todas as
tendências do mercado (alta, baixa e lateral), além de como gerenciar seu
capital na renda variável, gerir riscos da carteira e identificar quais
ações comprar.

______________________________________________________________________

domingo, maio 18, 2008


A Barra agoniza e clama por socorro

Lena Lebram

Pobre menina rica esta Barra, que assistiu em décadas passadas o desfile da gataria da época e o início de namoros, - alguns se tornaram casamentos que duram até hoje – o vai-e-vem dos carros recém lançados, e os modelitos e penteados caprichados para o programa de fim de tarde. Tomou milk shakes, dusty millers e cocos espumantes no bar Oceania. Testemunhou clo nes de James Dean exibindo sua rebeldia. Hoje, o percurso a pé que se inicia no estacionamento do clube espanhol e vai até o forte de São Diogo, desperta uma triste reação: luto fechado! No estacionamento, a pavimentação sumiu. Foi substituída por poças grandes de água lamacenta. A má condição da (des) calçada segue até o fim do percurso: ora falta pavimentação, ora meio-fio, ora é o desnível do solo ou raízes de árvores sem manutenção que impedem a caminhada, tão recomendada por médicos de qualquer especialidade. Esgotos a céu aberto despejam seus detritos à esquerda do Farol da Barra, enquanto em frente a este outrora cartão postal da cidade, o caos impera. Grama inexistente, lama abundante e vendedores ambulantes, idem. Não tendo onde estacionar, ônibus de turismo invadem o espaço dos transeuntes. A insegurança é total: quem é o marginal e quem será a vítima? O Forte de Santa Maria tem seu estacionamento tomado por poças imensas e fétidas, além dos containers de todo o lixo da região. O calçadão em frente ao Instituto Mauá , loja que deveria ser um imã para o turista, é uma tristeza: o espaço, que deveria acolher bares, artesanato, cafés e afins, abriga a ruína de um posto policial em meio à sujeira e abandono. Ah, que lástima para a população e que imensa vergonha dos turistas, que em suas terras nos brindam com cidadania e segurança!!!

Lena Lebram é jornalista e escritora

 

 

 

______________________________________________________________________

O timão e o leme

Cláudio Niederauer
 
Podemos até quebrar o leme, mas nunca devemos perder o rumo. Precisamos ter a autoconfiança na bússola que nos norteia e termos sempre sob o nosso comando o timão, pois o amor e o bom senso são o vento que condu
Podemos até quebrar o leme, mas nunca devemos perder o rumo. Precisamos ter a autoconfiança na bússola que nos norteia e termos sempre sob o nosso comando o timão, pois o amor e o bom senso são o vento que conduz para o caminho do bem, o ódio é um vendaval que quebra o leme e o timão fazendo submergir diante das expectativas da vida. 

Devemos procurar navegar sempre na fresca brisa da felicidade, para sulcarmos e estarmos em calmaria no nosso cotidiano, mas, por vezes, há ondas adversas que ocasionalmente nos encobrem em certos momentos da nossa vida. Estas devem ser vencidas com a nossa força interior, é aí que reside a satisfação da nossa auto-estima, ou seja, estarmos condicionados por aqueles elementos básicos da nossa existência: o equilíbrio entre a emoção e a razão. 

Para finalizar, tem aquela máxima chinesa: "A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, as grandes a gente enxerga". Em suma, desviar desses obstáculos dependerá do nosso equilibro emocional e do domínio do nosso timão e do nosso leme.
z para o caminho do bem, o ódio é um vendaval que quebra o leme e o timão fazendo submergir diante das expectativas da vida. 

Devemos procurar navegar sempre na fresca brisa da felicidade, para sulcarmos e estarmos em calmaria no nosso cotidiano, mas, por vezes, há ondas adversas que ocasionalmente nos encobrem em certos momentos da nossa vida. Estas devem ser vencidas com a nossa força interior, é aí que reside a satisfação da nossa auto-estima, ou seja, estarmos condicionados por aqueles elementos básicos da nossa existência: o equilíbrio entre a emoção e a razão. 

Para finalizar, tem aquela máxima chinesa: "A gente tropeça sempre nas pedras pequenas, as grandes a gente enxerga". Em suma, desviar desses obstáculos dependerá do nosso equilibro emocional e do domínio do nosso timão e do nosso leme.
 
........................................................ 
Cláudio Niederauer é poeta, filósofo e fotógrafo gaúcho.

______________________________________________________________________

sábado, maio 17, 2008


Blog da Lena. Eu fui. Vá!

  Lena Lebram, uma das pessoas mais educadas e atenciosas deste planeta, como se não bastasse o fato de fazer poesia e ser competente em tudo o que decide fazer (e olha que a mulher faz é coisas), está com um blog maneiro - como diria minhas filha. Blog feito com muito amor e esmero. Entrem e divulguem que a qualidade e a dona da casa merecem. www.lenalebram.blogspot.com
   Na apresentação do blog, está posto: Ensinou inglês, estudou tradução na Inglaterra, tomou batida de umbu no Diolino. Casou e teve um casal de filhos. Tudo isto no século passado. Comeu salsichão na Alemanha, hot dogs em NY, fondue na Suiça e Pata Negra na Espanha. Multi coisas é sua marca: tudo ao mesmo tempo agora: cozinha, baixa e grava músicas, fala aos telefones, tecla, checa e-mails e desenha. Dá uma de DJ e ajuda os amigos a entenderem suas (lá deles) questões. As suas (lá dela), nem tenta. São antigas demais para terem explicação. Foi operária da construção. É decoradora/designer de interiores há 24 anos. Fala um pouco de muitos idiomas e um muito de inglês. Descasou neste século. Desde abril de 2006 assina n'A Tarde a coluna que tem seu nome e é publicada aos sábados na pag 2 do caderno 2, e aguardem. Novidades no ar! Está sempre querendo perder 3 kg, faz Pilates há 8 anos e odeia academias. Prioriza leituras non best sellers. Música é sua viagem. De Zeca Baleiro a Chet Baker, de Marisa Monte a Billie Holiday, de Jobim a Cole Porter. Uma paixão declarada: seus filhos Renata e Duda. Uma revolta profunda: os desmandos e maltratos a este país tão belo e promissor. Esta é a baixinha!!!

______________________________________________________________________

Globo filma novela na Bahia

A Bahia será cenário de A Favorita, próxima novela da TV Globo que sucederá Duas Caras. Estrelas como Mariana Ximenes e Patrícia Pillar, de A Favorita, vão gravar - no período de 28 de maio a 1º de junho - na Fazenda Pratinha, localizada no município de Iraquara, na Chapada Diamantina. A cidade fica distante 50 quilômetros de Seabra e a 75 quilômetros de Lençóis.
"Esta notícia é boa para o turismo da Bahia, já que muitos telespectadores serão atraídos para visitar a Chapada Diamantina, um dos principais roteiros turísticos do estado, que estamos divulgando em nível nacional, visando atrair novos vôos ao aeroporto de Lençóis", afirmou o secretário de Turismo Domingos Leonelli.
A informação foi confirmada pelo proprietário da Fazenda Pratinha, Sílvio Arruda. "Fizemos um acerto com a Rede Globo para disponibilizarmos com exclusividade as instalações da Fazenda Pratinha durante cinco dias para as filmagens de A Favorita. Entre os artistas que virão à Bahia posso citar Mariana Ximenes e Patrícia Pillar", afirmou Arruda.
Segundo ele, a Gruta da Fumaça e a Gruta da Lapa Doce são alguns dos locais escolhidos para as locações. Arruda cita que sua fazenda já foi palco de outras novelas da Globo, como Pedra sobre Pedra e Agora é que são elas, além de dois Globo Repórter.


Abra sua conta no Yahoo! Mail, o único sem limite de espaço para armazenamento!

______________________________________________________________________

domingo, maio 11, 2008


Artigo


Sobre educa-ação

Cláudio Carvalho

 
Leitor contumaz de jornais, raros os dias em que não leio artigos e reportagens sobre educação.

Insistentemente, a cantilena discorrida está sempre associada à falta de investimentos e ao descaso governamentais no setor público, ao custo do ensino para os pais com filhos nas instituições privadas, passando pelos baixos salários dos professores e/ou até um descompasso entre a escola e a cultura na nossa Modernidade Tardia.

Ao qualificar esses discursos como uma arenga, não estou cego diante das dificuldades e impasses vivenciados pela sociedade contemporânea ante o ato de educar – que não se limita aos muros da escola, na verdade começa em casa. Apenas considero a existência de um deslocamento da questão, uma falta de foco ao abordarmos um problema que nos inquieta.

No último dia 3/5, li o artigo na página de opinião de A TARDE, Escola x reforço escolar de autoria do escritor e jornalista Jolivaldo Freitas, no qual encontramos, de forma condensada, esta melopéia agradável aos ouvidos daqueles que querem se subtrair da responsabilidade concernente a todos; pais, escolas, governo, professores e alunos em face do enigma da educação na contemporaneidade. Se a "culpa" pode ser atribuída ao(s) outro(s), a minha implicação fica atenuada, daí à paralisia é só continuar com a lamúria.

É normalmente com uma queixa e uma incapacidade para a ação que as pessoas chegam ao consultório do psicanalista. Ordinariamente, o mal-estar do qual o paciente padece surge em seu discurso como um alienígena, muitas vezes, imputado ao(s) outro(s). Assim é o cônjuge que não dispensa a atenção necessária (como aferir a atenção indispensável?), os filhos que demandam uma dedicação ilimitada – difícil de conciliar com o trabalho, os pais que não o amaram suficientemente (ou amaram demais!) e ainda o governo que não faz a sua parte. Neste sentido, o sintoma pode ser considerado uma forma de dizer que não comunica.

Apresenta-se como enigma.

Como professor e psicanalista, ao ler o artigo do jornalista, sinto-me instado a me pronunciar sobre o assunto: 1) na condição de professor não me considero, tampouco aos meus colegas, relapso e sem qualificação. Trabalho, com orgulho, em uma instituição de ensino privada, séria e profissional; 2) Como psicanalista, recebo em meu consultório adolescentes com dificuldades na escola, pais relutantes em exercer a autoridade parental própria ao ato educativo, com obstáculos reais e imaginários para acompanharem seus filhos em seu processo de desenvolvimento, o que aponta uma maior complexidade ante a questão. As duas profissões não são fáceis. Se Freud apontou educar, psicanalisar e governar como "profissões impossíveis", não foi para recuarmos ou ficarmos imobilizados, e sim para melhor situar o desejo, esse enigma que nos impele à ação.
---------------------------  
Professor e psicanalista - Email: ccarvalho19.ba@uol.com.br

______________________________________________________________________

sábado, maio 10, 2008


Artigo



JOLIVALDO FREITAS

 O Estado tem obrigação de oferecer educação gratuita e de qualidade. É para isto que os trabalhadores pagam impostos de forma direta e indireta. Na prática não é o que acontece. A escola pública está cada vez pior, e não tem adiantado criticar, denunciar ou dar dichote. A educação no Brasil é das piores do mundo.

Nossos professores não estão qualificados, e os alunos entregues na mão de Deus.

O professor tem se mostrado relapso e quem o coordena demonstra não ter aptidão, parecendo que são pessoas que não deram certo em algum lugar e foram encaixadas de qualquer jeito. Fugindo do ensino público, que é verdadeiro atraso de vida, é que os pais optam pelas escolas particulares.Mas, estas também deixam a desejar. Todas niveladas por baixo. Houve um tempo, antes dos anos 60, que estudar em escola privada era ser taxado de burro. Lembro dos alunos do Iceia pirraçando os colegas de uma escola particular, cantando: "Colégio Anísio Melhor, entra burro e sai pior". Era uma vergonha. Todos sabiam que ali estavam garotos que tiveram dificuldades em passar de ano. Tanto que a pecha era: Pagou, passou! O tempo foi-se, as escolas particulares ganharam status, mas agora já voltaram a perder.

Hoje são raros os colégios particulares que têm o respeito dos alunos e dos pais, por sua excelência.

Pais e mães estão enlouquecidos. A avaliação média dos alunos, com raras exceções,está abaixo da crítica. Os professores se queixam que os alunos não prestam atenção. Os alunos se queixam da falta de paciência dos professores. O estresse é de todos.

Os pais estão pagando caro, mas não vêem resultado. Aqueles que se queixam são vistos como pessoas chatas. Um caso emblemático é da mãe que procurou a coordenadora de tradicional escola para dizer que achava estranho o fato do seu filho, que gostava da matéria, estar mal em matemática e mostrava a média dos colegas, também baixa. A coordenadora disse apenas "não acredito!". Sequer foi tratar do assunto com a professora. Uma mostra que colégio não é mais lugar de aprendizado.

É um rally.

Com isso os pais estão buscando uma terceira via, que é o reforço escolar, antigamente batizado de "banca". Quem paga colégio caro se estrepa ainda mais com o reforço, sendo este uma prova cabal que a escola, como um todo, não cumpre sua função precípua.

Trata-se de mais um gasto injusto. Culpa da falta de profissionalismo das escolas, que contrata qualquer um e que viraram caç a n í q u e i s.

O pior é que não se sabe de uma ação concreta por parte do Conselho Estadual de Educação.

Este deveria procurar, escola por escola, tanto nas públicas como privadas, saber a quantas anda o desenvolvimento do alunado.

Como está é que não pode ficar. A educação está uma droga. E toda droga é prejudicial, mesmo quando se trata de remédio.

______________________________________________________________________

sexta-feira, maio 09, 2008


Crônica

Ô, miséria! Que semana, a que passou. Foram dias de notícias ruins o tempo todo, sem descanso. Só o que me fez rir foram os comentários de Ildázio Júnior, da Transamérica, que faz um programa de escrache total, mas muito vivaz e inteligente. Coisa de DNA já que o pai Ildázio Tavares é dos maiores poetas brasileiras, articulista e até ópera já fez, o que demonstra que o homem é bom no que faz: além de ser um fazedor de filhos como nunca vi. Aliás, sempre me impressionei com quem escreve ópera. Fico abestalhado e para mim um cara assim é o mais inteligente do Brasil. Do Brasil não, mundo. Do mundo não. Do universo. E o Júnior saiu ao pai. Ele desabafou de forma tão interessante sobre o noticiário dos jornais da semana passada que deu até vontade de escrever a respeito.
Aliás, por falar em rádio, é onde hoje, tem mais vida inteligente que em outras paragens. O radialismo, que todos achavam, ia acabar, por esgotamento de sua fórmula, por influência da TV e agora da Internet, tem mostrado um fôlego de gato correndo de cachorro grande.Não se pode deixar de citar o esquema da programação da Metrópole, de Mário Kertesz, que fazendo sucesso com sua fina ironia e cultura geral, determinou que outras emissoras buscassem agilidade e criação. Quem vai duvidar da inteligência de Zé Eduardo, também na Transamérica, sem falar seu tino para grandes investiduras? Correndo na outra ponta temos Emmerson José na Bahia FM e Jefferson Beltrão, na Globo FM. Perfilino Neto, na Educativa, é o Papa. Quem não se liga nos comentários de Malu Fontes, esta jornalista que se bandeou para o rádio e está dando show não sabe o que está perdendo. O noticiário esportivo das FMs e AMs é pirante. Mesmo um campeonato baiano pífio, peba, os caras conseguem animar como se cada jogo entre Ideal de Santo Amaro e Quero-Quero de Canabrava fosse uma final de Copa do Mundo.
Foi justamente das rádios que partiram os mais insólitos e também os mais inteligentes comentários acerca dos dramas e tragédias que vivenciamos na última semana. Começando com o caso Isabella, levado à exaustão. Do jeito que as emissoras de TV transformaram o drama num pastelão mexicano, com fortes doses de emoção e até pathos, com certeza que vamos ter um milagre de Isabella, dentro de alguns dias, pois sempre aparece um maluco para dar depoimento, e ela será canonizada. Brasileiro adora deuses e santos. Minha avó Juvência, que Deus a tenha, na dúvida usava no pescoço um escapulário de Santo Antonio. Na parede da sala, num lado, o Sagrado Coração de Jesus. No outro lado a Santíssima Trindade sobre símbolos da maçonaria. Num canto a imagem em gesso de Iemanjá. Num outro o de Janaína. Em um lugar que não lembro agora, tinha a estátua do caboclo. Uma réplica daquele índio que simboliza o 2 de Julho. Quer mais? Tinha duas Bíblias. A da Igreja Católica Apostólica Romana e uma dos protestantes.
Ela acendia vela para os santos católicos e incensava a casa em nome dos ícones da Umbanda. Só não acendia vela para o diabo. Mas, nem por isso, deixamos de pegar catapora, gripe, resfriado, espinhela caída e frieira. Se levarmos em conta, que por menos do que aconteceu com Isabella, Santa Maria Goretti virou culto, com direito até a santinho, espere para ver. Vai virar santa antes mesmo de Irmã Dulce, que tem se virado em seu santo sepulcro com o caso Neylton da Silveira, mas aí é outra história.
A semana que passou e, Deus nos livre de acontecer de novo, foi lasca. Ainda me apareceu o professor maluco da Escola de Medicina da Ufba com sua "teoria da relatividade". Tudo bem que Olodum não é cultura, mas é arte pop. Berimbau não é oboé e Medicina da Ufba não é USP. Mas o homem querer esconder sua própria culpa e a culpa da Ufba de ser uma universidade peba, em boa parte dos cursos é dose. Justamente por causa de professores e administradores como ele, que vêem a situação ruim, mas ficam encastelados, comendo a carne podre, como bactérias. E o resto que se lasque.
Para piorar a semana, me vem o Bahia e não entrega o jogo. Era para deixar o Vitória da Conquista golear e levar o Campeonato Baiano. Era melhor levar uma surra dos conquistenses, que foram na verdade os melhores da competição, do que ver a torcida do Vitória rindo a gosto. Só dando surra de cansanção em todo mundo do outrora Esquadrão de Aço. Pior é que vamos ter de sofrer, a partir de agora, com esta porcaria na segundona do Brasileiro.
Deixa estar. Quero aproveitar este espaço e convidar vocês para o lançamento do meu novo livro. São contos eróticos e algumas crônicas nada eróticas, mas que botam para jambrar. Apareça na Livraria Civilização Brasileira do Shopping Barra, quinta-feira depois das 18 horas. O livro é baratinho. Mulher não paga, mas também não leva. Que esta semana seja melhor que a outra.



Jolivaldo Freitas é escritor e jornalista. e-mail: jfk6@uol.com.br

______________________________________________________________________

Lançamento da 9ª Bienal do Livro da Bahia

 

 

 

Foi dada a largada para o maior acontecimento literário do Estado. No dia 27 de maio, a Fagga Eventos realiza o lançamento da 9ª Bienal do Livro da Bahia - 2009. Na ocasião serão apresentados os principais números, novidades e expectativas da próxima edição. Entre os presentes, a vice-presidente Andréia Repsold e o diretor da Fagga Eventos Antônio Vieira Júnior, o Secretário de Cultura da Bahia, Márcio Meirelles e o Diretor da Fundação Pedro Calmon, Ubiratan Castro de Araújo. O lançamento vai ser no Salão dos Espelhos do Palácio Rio Branco (Praça Tomé de Souza – Salvador), às 18h.

 

A 9ª Bienal do Livro da Bahia vai ser de 17 a 26 de abril de 2009, no Centro de Convenções da Bahia. Tendo o livro como personagem central, a Bienal promove a educação e a cultura, incentiva o hábito da leitura e as ações de responsabilidade social.  Para se ter uma idéia da importância da Bienal para a Bahia basta dar uma olhada nos números. Da primeira edição (em 1996) até a mais recente, no ano passado, o público foi de mais de 1,3 milhões de pessoas. A mesma coisa acontece com os expositores que na última edição já contavam 350.

______________________________________________________________________

I Anuário de Saúde será lançado em junho

 

Já foi o tempo da propaganda boca a boca, pelo menos na área de saúde. Em junho, a Marketing Consultoria Idéias e Resultados, com apoio do Conselho Regional de Medicina da Bahia (CREMEB), lançará o I Anuário de Saúde da Bahia. Uma publicação inédita que reúne informações, especialidades e referências de médicos, clínicas, hospitais e empresas prestadoras de serviços na área, como laboratórios e farmácias. "O Anuário de Saúde que tem 180 páginas é a primeira iniciativa deste ramo na Bahia e muda radicalmente toda a relação médico-paciente, norteando com segurança a escolha do profissional ou serviço pelo cliente", afirma Ênio Carvalho, criador do projeto.

Serão 10 mil exemplares distribuídos gratuitamente para um mailing list especial pensado para atender um público ávido por boas informações desse segmento. Toda a distribuição terá a credibilidade da Pricewaterhousecoopers, que autentica e coordena a saída de cada exemplar.  O projeto I Anuário de Saúde passou por diversas etapas de pesquisa antes de ser produzido. Estudou, inclusive, a necessidade de informar com profundidade às pessoas que não conhecem a fundo o potencial de oferta médica, de serviços e especialidades na Bahia e, costumam ficar à mercê de opiniões de terceiros quando desejam um serviço na área.

______________________________________________________________________

domingo, maio 04, 2008


MEU NOVO LIVRO

Quinta-feira que vem, dia 8 de maio, a partir das 18 horas, na Livraria Civilização Brasileira do Shopping Barra tem o lançamento do meu novo livro, desta vez com contos eróticos. "Vulgar – Brincando de Sexo & Outras Bobagens" é o nome da obra. Apareça lá.

______________________________________________________________________