sexta-feira, novembro 30, 2007


Lula vai fazer que diabo na Bolívia?

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, decidiu pôr no limbo uma advertência do Itamaraty ao confirmar, na quarta-feira à noite, sua visita à Bolívia no dia 12 - dois dias antes da data da sanção da polêmica Constituição patrocinada pelo seu colega boliviano, Evo Morales.

À luz do método utilizado por Evo para obter a aprovação do projeto constitucional pela Assembléia Constituinte, no último final de semana, e da onda de violência provocada por essa atitude, o Itamaraty avaliou que seria adequado adiar a visita. Em especial, porque a presença de Lula na Bolívia na antevéspera da sanção da nova Constituição será inevitavelmente interpretada como um apoio do governo brasileiro aos procedimentos e às orientações de Evo.

"A agenda com a Bolívia continua de pé", afirmou o presidente Lula, no Itamaraty, ao ser abordado pela imprensa sobre o possível adiamento da visita por causa dos distúrbios naquele país. O presidente acrescentou que pretende levar consigo uma missão de empresários para estimular investimentos brasileiros no país vizinho, apesar da insegurança jurídica verificada na Bolívia nos últimos anos.

Afirmou ainda que deverá tratar com Evo da construção de um pólo gás-químico na fronteira entre os dois países. Surgido em 2001, esse projeto jamais amadureceu e acabou enterrado pela nacionalização dos setores de gás e de petróleo pelo governo boliviano, em 2006.

No início de novembro, motivado por razões políticas e pelo temor de desabastecimento no País em médio prazo, o governo Lula concordara com a retomada dos investimentos da Petrobras na expansão da produção de gás natural na Bolívia. O Itamaraty concorda com as iniciativas governamentais e empresariais que possam contribuir para a estabilização política e econômica da Bolívia. Mas pretende poupar a imagem de Lula. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

______________________________________________________________________

Governadores do Nordeste divulgam carta

Terminou agora há pouco o V Fórum dos Governadores da Região Nordeste, com a divulgação da "Carta dos Governadores".

A íntegra do documento é a seguinte:

"Os governadores dos estados do Nordeste, reunidos na cidade de Salvador em 30 de novembro de 2007, discutiram temas importantes para os destinos da saúde pública na região, que ainda apresenta preocupantes indicadores sócio-econômicos, impactando em menor capacidade de gerar recursos próprios. Recebe valores per capita de recursos federais para a saúde inferiores às demais regiões, e a maioria absoluta da sua população depende exclusivamente do SUS.

Para o enfrentamento das questões supracitadas explicitam-se como prioridades expressas pelos governadores:

a) A necessária aprovação da prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentações Financeiras (CPMF), que tramita no Senado Federal;

b) O apoio à regulamentação da Emenda Constitucional 29, que garante o financiamento do SUS e viabiliza o PAC-Saúde, ressaltando a necessidade de aprofundamento do debate;

c) A ampliação dos recursos federais repassados para os estados da região nordeste com o objetivo de compensar as diferenças hoje existentes e a dependência exclusiva da assistência pelo SUS da ampla maioria da população da região;

d) A aprovação do Projeto de Lei (PLS nº. 319/07), que altera a Lei 8.080/90 e dispõe sobre a oferta e ressarcimento de procedimentos terapêuticos e a dispensação de medicamentos no SUS.

Por fim renovam a compreensão que somente com o esforço das três esferas de governo é possível estabelecer novos rumos para a Saúde Pública, no sentido de assegurar aos cidadãos nordestinos acesso às ações e serviços de saúde.

Salvador, 30 de novembro de 2007.

Governadores dos Estados do Nordeste do Brasil"

 

______________________________________________________________________

Abertas inscrições de curso de inglês para baianas

 

A Secretaria Estadual de Turismo (Setur) está oferecendo a 120 baianas de acarajé de Salvador um curso básico de Inglês que vai ajudá-las na comunicação com os turistas estrangeiros no próximo verão. As inscrições estão abertas na sede da Associação das Baianas de Acarajé e Mingau (Abam), que funciona no Memorial da Cruz Caída, Praça da Sé, das 8 às 18h.

A atividade será realizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que possui um quadro de instrutores selecionados e já fez o treinamento de mais de mil baianas, dentro do Programa de Alimentos Seguros.

As 120 baianas serão selecionadas pela Abam e formarão três turmas de 40 alunas, que farão o curso em cinco aulas (quatro horas/aula, de segunda a sexta-feira) na unidade do Senac/Aquidabã, a partir dos dias 3, 10 e 17 de dezembro.

______________________________________________________________________

Ponte pode cair

Vendo através da TV as condições precárias da Fonte Nova e a tragédia que ocorreu, pensei na PONTE ILHÉUS PONTAL.

Não precisa ser técnico, engenheiro, perito, ou qualquer coisa do ramo da construção civil, para ver a dimensão do perigo que a população está diariamente exposta ao passar por uma ponte danificada, corroída pelo salitre, pelo tempo e principalmente pelo peso excessivo para o qual não foi edificada.

A única opção é orar para que Jesus com a sua infinita bondade não permita que a quase centenária e abandonada anciã não se parta na hora de pico?

Precisamos chamar a atenção das autoridades para esse problema e exigirmos deles uma solução imediata antes que aconteça uma desgraça maior da que ocorreu na Fonte Nova.

O POVO DA ZONA SUL PEDE SOCORRO PARA A PONTE LOMANTO JÚNIOR E PARA SUAS PRÓPRIAS VIDAS.

Ana Pacheco
anapacheco@incoel.com.br
rma@bitway.com.br
MSN: annelepacheco@hotmail.com
Fone: (73) 3234-3921

______________________________________________________________________

Deu zebra auto de Natal

O ensaio geral para o Auto de Natal do Forte São Marcelo, programado
para o próximo domingo, dia dois de dezembro, foi cancelado pela
direção da Associação Brasileira dos Amigos das Fortificações
Militares e Sítios Históricos (Abraf), que administra o monumento.
 
A realização do ensaio e das apresentações do Auto de Natal,
programadas para os dias cinco, seis e sete de dezembro, ainda
aguardam aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico
Nacional (Iphan).

 

 

 

 

______________________________________________________________________

Animais em circo com dias contados

O deputado estadual Javier Alfaya (PCdoB) elaborou projeto de lei que proíbe a apresentação de animais de qualquer espécie (domésticos ou silvestres, nativos ou exóticos) em apresentações de circos, em todo o território da Bahia.
Leia mais

______________________________________________________________________

I Encontro do PMN de Salvador

 

O evento contará com a presença da Executiva Municipal, Membros da Estadual e Nacional, personalidades filiadas como Sarajane e Gerônimo. O PMN da Capital cresceu muito e aglutinou forças para as próximas eleições, com seu quadro já consolidado de filiados e com novas aquisições de pré-candidatos de alto nível, com grande densidade de votos, porém, com paridades entre si e sem mandatos, possibilitando assim, uma disputa justa e igualitária entre todos.

                            

DATA: 01/12/2007 (SÁBADO)- Pela manhã.

HORA: das 8:00 às 12:00

LOCAL: Auditório do Centro Empresarial Iguatemi, ao lado do Shopping Iguatemi.

OBS: Após o encontro, todos serão convidados para um almoço de confraternização, sendo que o local e o custo serão divulgados, durante o evento.

Maiores informações: 8757-4427 (Rogério Tadeu Da Luz).

______________________________________________________________________

CRIANÇA E ADOLESCENTE


O Programa de Criança e Adolescente do MOC e a Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH) estão desenvolvendo o projeto de formação para criação e gestão qualificada de Conselhos Municipais de Direitos e Tutelares no estado da Bahia. O projeto pretende capacitar até setembro de 2008, 2.745 conselheiros em 229 municípios baianos. Após esta etapa, o projeto será finalizado com uma avaliação e criação de um banco de dados sobre os municípios.

______________________________________________________________________

Fonte Nova: Crea-BA conclui e encaminha laudo

 

O Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-BA) encaminhou hoje, sexta-feira (30),  laudo sobre  a vistoria  realizada na última terça-feira (27) no estádio Octávio Mangabeira, mais conhecido por Fonte Nova.  Os ofícios foram enviados ao Ministério Público Estadual, procurador Geral Lidivaldo Raimundo Britto, ao governador do estado, Jaques Wagner e ao presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), Marcos Túlio de Melo.

Leia trechos do laudo:

 

7.2 – PROBLEMAS OBSERVADOS:

Na vistoria realizada, verificou-se falta de uma manutenção preventiva e periódica em toda a estrutura do Estádio, apresentando estado de deterioração, com desplacamento de concreto, rachaduras, infiltrações generalizadas, resultando em umidade excessiva, presença de carbonatação e corrosão das armaduras com expansão na massa do concreto, denotando drenagem deficiente para escoamento das águas pluviais fotos nº 09 a 12. Trincas e lascamentos em pilares em função da expansão da armadura do concreto, conforme fotos nº 13.

Constatou-se também, que os sanitários encontravam-se em péssimo estado de conservação, presença de poças d'água e outros líquidos (urina) em diversos espaços, arquibancadas necessitando de limpeza, problemas nas instalações hidrossanitárias, no sistema de drenagem e fiações elétricas expostas, foto nº 15 e 16.

Outro ponto destacado é a falta de acessibilidade geral do Estádio, conforme prevê o decreto Federal nº 5.296/04 e NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, ausência de rampas de acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida e sanitários para pessoas portadoras de deficiência.

 

8 – EXAMES:

Os problemas observados são típicos de falta de manutenção, desgaste em função do tempo de vida útil do equipamento e dos materiais de sua constituição. De uma forma geral, a umidade tem concorrido para ocorrência de manifestação patológica no Estádio.

 

A presença de água causando umidade excessiva associada a outros elementos agressivos, é decorrente de deficiência do sistema de drenagem que retém um volume de água considerável nas arquibancadas, desencadeando um processo de corrosão que tende a abranger toda a extensão mal protegida da armadura, com expansão e diminuição da seção em alguns pontos reduzindo sua resistência, foto nº 17.

De acordo com Cânovas: "A corrosão de armaduras nas estruturas de concreto são decorrentes, preponderantemente, de processos eletroquímicos, característicos de corrosão em meio úmido, intensificando-se com a presença de elementos agressivos e com o aumento das heterogeneidades da estrutura, tais como: aeração, diferencial da

 

peça, variações na espessura do cobrimento do concreto e heterogeneidade do aço ou mesmo das tensões a que está submetido".

 

Os mecanismos de desenvolvimento da corrosão não são simples, neles interferindo diversos fatores, como a permeabilidade do concreto à água e gases, o grau de carbonatação atingido pelo concreto, a composição química do aço, o estado de fissuração da peça e as características do ambiente, principalmente no que tange à umidade relativa do ar e à eventual presença de íons agressivos.

 

As reações de corrosão, independentemente de sua natureza, produzem óxido de ferro, cujo volume é muitas vezes maior do que o original do metal são. Essa expansão provoca o fissuramento e o lascamento do concreto nas regiões próximas às armaduras, fotos nº 08, 1011e 12.

 

9 – CONCLUSÃO:

Diante do exposto e das evidências observadas "in loco", os signatários do presente Relatório, concluem que o acidente ocorrido no Estádio Octávio Mangabeira, (Fonte Nova), situado na Ladeira das Fontes das Pedras, s/nº, Nazaré, Salvador – BA, decorreu de colapso da estrutura da laje, especificamente, nos pontos de engaste com a face inferior da viga, devido a corrosão na armadura de ligação entre as duas  superfícies (da viga e da laje).

Constatou-se que o acidente resultou, entre outros fatores,  da falta de manutenção na estrutura de concreto armado do estádio, tendo-se observado a incidência de umidade generalizada resultante de acúmulo de água e deficiência de drenagem, o que concorreu para o elevado grau de corrosão das armaduras, com redução significativa de sua seção, comprometendo ainda a resistência estrutural.

Verificou-se que, em locais adjacentes ao sinistro, ocorrem problemas semelhantes com a estrutura que colocam em risco iminente a utilização daquele equipamento. Foram observados que os problemas se estendem aos pilares, vigas e demais lajes, comprometendo a resistência de tais elementos estruturais e o seu uso com  segurança.

Por tudo o exposto, conclui-se pela necessidade de interdição total do Estádio até que se defina, através de análise técnica, feita por especialistas (uma equipe multidisciplinar de profissionais)  a melhor alternativa para o equipamento, ou seja a possibilidade de recuperação total da estrutura ou nova construção, em função da viabilidade e dos custos previstos. Nas condições atuais não há condição de funcionamento.

 

 

______________________________________________________________________

TAM terá vôo direto para Porto Seguro

Radar64 

Foto: DivulgaçãoPORTO SEGURO - A companhia aérea TAM informou que iniciará a operação de vôos diretos ligando o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às cidades de Porto Seguro, Ilhéus e Salvador, durante o período de 1º de dezembro até 15 de março de 2008. 

A operação destas freqüências está dentro do novo limite de 1.500 quilômetros autorizado para os vôos a partir de Congonhas, no intervalo das férias de fim de ano, conforme resolução nº 21 do Conselho de Aviação Civil (CONAC), de 8 de novembro de 2007.

Porto Seguro - A ligação entre Congonhas e Porto Seguro será realizada no vôo JJ 3662, com saída diária de São Paulo às 13h30 e chegada ao destino às 15h30. No sentido inverso, o vôo JJ 3663 decolará de Porto Seguro às 14h15 e chegará a Congonhas às 16h15.

Salvador - vôo JJ 3602 sairá às 11h45 e chegará a Salvador às 14h05, com freqüência de segunda a sexta-feira. O JJ 3600 será diário e decolará de Congonhas às 22h10, pousando na capital baiana às 00h25. O percurso de Salvador para Congonhas será realizado nos vôos JJ 3601 (diário) e JJ 3603 (segunda a sexta-feira), com saídas às 6h05 e 15 horas, respectivamente. 

Ilhéus - A rota entre Congonhas e Ilhéus será operada com o vôo JJ 3660, partindo de São Paulo às 9 horas e chegando ao destino às 11h05. Na volta, o vôo JJ 3661 decolará de Ilhéus às 18h40 e pousará em Congonhas às 20h51. As duas freqüências serão diárias.

______________________________________________________________________

BANCO DO NORDESTE PROMOVE O 239º LEILÃO DO FINOR

 O Fundo de Investimentos do Nordeste (FINOR), operacionalizado pelo BNB, realiza, no próximo dia 6, das 10:45h às 16h, horário local, seu 6º Leilão de 2007, via Sistema Eletônico Mega Bolsa, coordenado pela Bolsa de Valores de São Paulo, em São Paulo. A licitação colocará em oferta aproximadamente 527 milhões de ações, que equivalem a um volume financeiro de R$ 28 milhões.

O leilão contará com a participação de 38 empresas sediadas no Nordeste e em Minas Gerais, sendo 15 do setor primário, 21 do secundário e duas do setor de serviços. Os estados que possuem o maior número de empresas envolvidas são Pernambuco (10), Ceará (8), Bahia e Piauí (5)

______________________________________________________________________

Salvador em clima de Natal

Salvador já entrou em ritmo de natal, basta observar as sacadas dos prédios e, principalmente, as vitrines das lojas. Para reforçar ainda mais esse espírito natalino, o Movimento Arq&Design está promovendo um concurso de vitrines de natal, durante os meses de novembro e dezembro. Para concorrer com força total, a Home Design convidou o competente arquiteto Avelino Fernandes para preparar uma linda vitrine, que causará um grande impacto na fachada da loja. O resultado do concurso acontecerá numa festa de Natal, realizada na Alameda das Espatódeas, no dia 13/12 [quinta-feira], durante todo o dia. Vale ressaltar que tanto o valor dos honorários dos profissionais responsáveis pela decoração das vitrines das lojas, quanto o valor da venda dos itens natalinos, serão destinados a uma associação beneficente.

______________________________________________________________________

Desenbahia financia ambulância

Prosaúde é a nova linha de financiamento da Agência de Fomento do Estado da Bahia – Desenbahia, que vai beneficiar municípios baianos com ambulâncias, utilizando recursos próprios da ordem de R$ 7,5 milhões.As operações de financiamento vão obedecer às especificações da Secretaria de Saúde do Estado, inclusive em relação aos fornecedores e registros de preços dos veículos. Para aquisição das ambulâncias, deverão ser respeitadas quantidades estabelecidas em função da população. O município que tem população igual ou inferior a 25 mil habitantes pode adquirir uma ambulância. Superior a 25 mil até 50 mil habitantes, duas. Superior a 50 mil até 100 mil habitantes, três, e acima de 100 mil, quatro.

______________________________________________________________________

INSCRIÇÕES PARA RAINHA DO CARNAVAL ATÉ DIA 14

Devido o calendário do verão 2007, as inscrições para o Concurso da Rainha do Carnaval 2008 será  até o dia 14 de dezembro. As candidatas tem que ter mais de 18 anos, medir  acima de 1:68 m , estar cursando ou concluído o segundo grau, apresentar uma foto em trajes de banho e outra de rosto(não pode 3 x 4), xerox da carteira de identidade, comprovante escolar e pagar a taxa de R$ 100,00. O local de inscrição é no Shopping Lapa terceiro piso na loja Di Paulo Sob Medida. A eliminatória no dia 16 de dezembro e a grande final no dia 04 de janeiro no Tropical Hotel da Bahia.

______________________________________________________________________

Detran abre espaço para cidadão

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) está lançando um debate público para questões relacionadas à segurança no Trânsito. Primeira ação neste sentido foi concretizada com o lançamento das câmaras de discussão do Fórum Permanente de Discussão sobre Acidentes de Trânsito e Preservação da Vida, promovido pelo órgão durante as comemorações pelo dia do motorista em 25 de julho. A idéia é que o cidadão possa participar efetivamente na definição de uma nova política de prevenção de acidentes, através da emissão de sugestões, opiniões e proposição de medidas que contribuam para uma maior segurança no trânsito.

      A necessidade de criação do debate permanente sobre segurança no trânsito foi gerado a partir de estatísticas no setor, que retratam o alto nível de acidentes registrados na Bahia. Só para se ter uma idéia, de janeiro a outubro deste ano, as estradas federais que cortam a Bahia já registraram 5.242 acidentes, com 487 mortos e 3.241 feridos, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Em Salvador, dados da Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET) revelam que 167 pessoas já morreram e 4.160 ficaram feridas em mais de 4.800 acidentes ocorridos até o mês de agosto.

______________________________________________________________________

quinta-feira, novembro 29, 2007


Prêmio de jornalismo

 

Para apoiar o esforço de incrementar o consumo humano de derivados de milho, a Associação Brasileira das Indústrias do Milho – Abimilho acaba de lançar o III Prêmio Abimilho de Jornalismo, que vai distinguir as melhores reportagens sobre o consumo humano de milho nas categorias "Impresso", "Rádio", "Televisão" e "Internet". As matérias vencedoras em cada categoria serão contempladas com prêmio de R$ 5.000,00.

As iniciativas reforçam as ações da campanha "Milho É Melhor", de âmbito nacional, baseada na veiculação de anúncios em publicações dirigidas, atividades educativas com alunos da rede pública e cursos para professores e nutricionistas.

______________________________________________________________________

Mais rigor para os veículos no Porto

 

Os veículos de carga, notadamente os envolvidos com transporte de contêineres e granito, que transitam em estado precário, são alvos de uma campanha nos portos  de Salvador, Aratu e Ilhéus. A Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba implanta nesta sexta-feira (30/11), às 10 horas, o Programa de Segurança para os Veículos Transportadores de Carga Portuária.  Dentre as atividades, será desenvolvida nos portos baianos a Campanha "TRANSPORTE SEGURO",  com ações educativas e de conscientização junto aos condutores e contratantes dos veículos transportadores de carga. Serão distribuídos panfletos, cartazes, cartilhas, promovidas palestras, para mostrar os procedimentos básicos que passam a ser exigidos no acesso aos portos,  e constam na Norma de Vistoria de Veículos de Carga, aprovada na 358ª. Reunião da Diretoria Executiva da Codeba.

______________________________________________________________________

GASTOS DE TURISTAS ESTRANGEIROS EM 2007 JÁ ULTRAPASSAM US$ 4 BI

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central (BC), nesta quarta-feira (28/11), US$ 436 milhões ingressaram na economia do País no último mês por meio do gasto de turistas estrangeiros – recorde histórico para um outubro. O valor é 27,77% superior aos US$ 341 milhões registrados no mesmo período de 2006.

De janeiro a outubro de 2007, entraram no País US$ 4,044 bilhões, quantia que já ultrapassou a registrada em todo o ano de 2005, quando ingressaram US$ 3,861 bilhões, e se aproxima da marca de 2006, atual recorde, de US$ 4,316 bilhões. Nesse cenário, mantido o ritmo mensal de entrada de dólares, a receita total de 2007 deve chegar a US$ 4,9 bilhões – novo recorde histórico.

 

______________________________________________________________________

Decreto determina assistência a famílias de vítimas da Fonte Nova

O governador Jaques Wagner assinou decreto determinando que a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) fique encarregada de adotar as providências necessárias à prestação de assistência às famílias fatais do acidente ocorrido no último domingo, no estádio da Fonte Nova. O decreto, publicado na edição de hoje (28) do Diário Oficial do Estado, autoriza a Sudesb a instaurar os procedimentos necessários à apuração e ressarcimento dos danos pessoais.

______________________________________________________________________

Deputado responsabiliza Estado

Sudesb tinha conhecimento desde janeiro da situação precária do estádio

O vice-líder da oposição na Assembléia Legislativa, deputado João Carlos Bacelar (PTN), afirmou ontem que, diante das declarações do diretor de Operações da Sudesb, Nilo dos Santos Júnior, que chegou a solicitar a interdição do estádio Octávio Mangabeira no início do ano ao superintendente do órgão, Raimundo Tavares da Silva, o Bobô _ devido à precariedade estrutural e a ameaça a vida dos freqüentadores locais _, não há como não responsabilizar o governo Jaques Wagner (PT) por negligência. "Tenho me posicionado com cautela, sem politizar os discursos, sem imputar responsabilidade a ninguém, mas, diante das declarações do diretor de operações da Sudesb, não posso mais me calar diante da inatividade do governo Jaques Wagner", disse Bacelar. 

______________________________________________________________________

Atendimento às vítimas do acidente na Fonte Nova

 

Os que não têm condições de pagar advogado devem procurar a Defensoria Pública, no Comércio

 

A Defensoria Pública do Estado da Bahia e a Associação dos Defensores Públicos do Estado da Bahia informam que vítimas e familiares do desabamento na Fonte Nova que não têm condições de pagar advogado para a defesa e garantia dos seus direitos podem procurar o posto de atendimento da instituição situado no SAC Comércio (Av. Estados Unidos, sede do Instituto do Cacau) para serem orientados e representados judicialmente e junto a órgãos competentes.

Segundo a subcoordenadora da Defensoria Especializada dos Juizados Especiais

 

 

______________________________________________________________________

Nota do Cimi em apoio a Dom Luiz Cappio e em defesa do rio São Francisco

Opará. É assim que os povos indígenas que vivem ao longo do rio São Francisco chamam este rio. É o lugar onde vivem alguns de seus "encantados" e de onde eles tiram muito de seu sustento físico e cultural.

 

Em defesa do rio e de todos os povos que vivem dele, Dom Luiz Cappio, bispo da Diocese de Barra (Bahia), retomou ontem seu jejum e suas orações para tentar sensibilizar a sociedade brasileira e o presidente da República sobre os males que a Transposição do rio São Francisco pode gerar no nordeste do país.

 

O Cimi se solidariza a Dom Luiz em seu ato profético. Um recurso extremo ao qual ele apela novamente, pois o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não honrou o compromisso assumido em outubro de 2005. Na ocasião, Dom Cappio suspendeu um jejum de onze dias, após Lula ter se comprometido a suspender o processo da transposição e iniciar um amplo diálogo sobre o projeto com a sociedade. Dom Cappio e toda a sociedade se sentem enganados pelo presidente.

 

Dom Luiz e todas e todos que lutam em defesa do São Francisco sabem que a transposição não atenderá à população pobre do semi-árido. Ela beneficiará as grandes empresas responsáveis pela obra, os grandes proprietários de terra da região, os produtores de camarão, de flores e de outros produtos destinados à exportação.

 

Para atender à população do semi-árido, o próprio governo apresentou uma alternativa melhor e mais barata: as 530 obras sugeridas pela Agência Nacional de Águas (ANA) em seu Atlas do Nordeste e que seriam suficientes para abastecer os 1,3 mil municípios da região com mais de 5 mil habitantes a um custo muito inferior ao da transposição: R$ 3,6 bilhões contra R$ 6,6 bilhões.

 

A transposição, ao contrário, trará danos sociais e ambientais irreversíveis. A obra afetará 22 povos indígenas, desde os territórios Truká (em Pernambuco) e Tumbalalá (na Bahia) até o povo Anacé, no Ceará.

 

A vida do franciscano Dom Cappio e do rio São Francisco estão agora, mais do nunca, atreladas. E a vida do São Francisco é também a vida dos diversos povos indígenas, das comunidades dos quilombolas, de ribeirinhos, de camponeses... Todas essas vidas estão agora atreladas à vida de Dom Cappio. Todas essas vidas dependem de uma decisão do presidente da República.

 

Dom Cappio está na Capela de São Francisco, na Vila São Francisco, no município de Sobradinho (Bahia), às margens do rio, próximo à barragem de Sobradinho. O testemunho deste peregrino, que em 1992 realizou uma longa jornada da nascente à foz do rio, convoca-nos para um compromisso solidário, urgente e inadiável com esta causa.

 

Brasília, 27 de novembro de 2007.

Conselho Indigenista Missionário - Cimi

______________________________________________________________________

quarta-feira, novembro 28, 2007


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO SHOPPING BARRA EM DEZEMBRO

Para atender a demanda de Natal, o Shopping Barra vai funcionar em horário especial no último mês do ano. Depois de estimular as compras antecipadas, para os clientes que não gostam do corre-corre de última hora, o empreendimento oferece mais opções de horário para atender ao fluxo que dobra, passando de 50 mil, para 100 mil pessoas por dia. Confira os horários:

Data

Horário

02/12 (domingo)

12h às 21h

03 a 16/12 (segunda-feira a domingo)

9h às 22h

17 a 20/12 (segunda a quinta-feira)

9h às 23h

21 a 23/12 (sexta-feira a domingo)

9h à 1h

24/12 (segunda-feira)

9h às 18h

25/12 (terça-feira)

Fechado

26 a 30/12 (quarta a domingo)

9h às 22h

31/12 (segunda-feira)

9h às 18h

01/01 (terça-feira)

fechado


______________________________________________________________________

Expansão da Fábrica de Pneus Continental vai gerar mais empregos

 

Projetada para ser uma das maiores unidades de produção de pneus da Continental no mundo, a Fábrica de Camaçari obteve mais uma vitória em direção ao crescimento. A partir de 2008 serão aplicados investimentos na ordem de €$ 14,4 milhões para ampliar a produção para 18 mil pneus por dia, quase 5 mil a mais do que o número previsto inicialmente.

Com investimento inicial de US$ 260 milhões, a fábrica de 500 mil m² está situada em uma área de 800 mil m² no Pólo Industrial de Camaçari.

"A empresa irá passar dos atuais 850 para 1.150 colaboradores até o final de 2008 com essa expansão. Procuramos priorizar a qualificação e a geração de renda para o trabalhador baiano. Hoje, 95% dos nossos colaboradores são da Bahia", diz Pedro Carreira, Diretor Superintendente da Fábrica.

Com a abertura da fábrica, foram gerados quase 3.000 empregos indiretos, número que irá aumentar com a ampliação. Só em treinamento, até 2007, os investimentos somam R$ 6,5 milhões. A contribuição para o desenvolvimento da economia baiana também inclui a atração de novos negócios, como a implantação de indústrias para fornecimento de matérias-primas e ferramentaria para a indústria de pneus.

______________________________________________________________________

Auto de Natal do Forte São Marcelo

O Forte São Marcelo apresenta este ano, pela primeira vez, um Auto de Natal que promete transformar-se em tradição na cidade de Salvador. Os figurantes serão o próprio público, numa releitura musicada do nascimento de Jesus, que fala sobre a formação do povo brasileiro, usando o mar como metáfora maior.

No espetáculo, os reis magos representam o homem negro, o índio e o branco, celebrando a miscigenação e o dinamismo intercultural.spetáculo, os reis magos representam o homem negro, o índio e o branco, celebrando a miscigenação e o dinamismo intercultural.

Além dos atores, que são alunos da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), 300 pessoas vão participar de cada uma das três apresentações, programadas para os dias cinco, seis e sete de dezembro.

O Auto de Natal é parte da campanha Natal Solidário do Forte São Marcelo, que vai beneficiar três instituições de apoio social: Os abrigos Dom Pedro II e Mãe Preta e o Instituto Beneficente Conceição Macedo, que atende crianças portadoras do HIV.

Para estar presente às encenações, é preciso trocar um quilo de alimento não-perecível por um "passaporte solidário", válido para uma única apresentação. O objetivo é recolher quase uma tonelada de alimentos.

______________________________________________________________________

Itinga ganha Correios

 

LAURO DE FREITAS/BA - Com 80 mil moradores, o bairro de Itinga ganhou a sua primeira agência dos Correios, inaugurada com a presença do diretor da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Cláudio Moras Garcia, da prefeita Moema Gramacho, secretários, vereadores e a comunidade. Além dos serviços normais de correios, a agência funcionará como banco postal em parceria com o Bradesco, disponibilizando serviços de abertura de conta, contratação de empréstimo, recebimento de títulos bancários e contas de água, luz e telefone. Na nova agência, considerada modelo, foram investidos cerca de R$200 mil. Segundo o coordenador regional de negócios da empresa, Jackson Jacques, a expectativa é que uma média de 800 pessoas/dia utilize os serviços.

______________________________________________________________________

Bispo em greve de fome

O frei Luiz Flávio Cappio, bispo da diocese de Barra (BA), iniciou nova greve de fome contra o projeto de transposição do rio São Francisco. O ato acontece na Vila São Francisco, localizada no município de Sobradinho (BA), às margens do Velho Chico.

O anúncio será feito pelos membros da Comissão Pastoral da Terra (CPT), dom Tomas Balduíno e Roberto Malvezzi, em coletiva de imprensa marcada para as 11 horas em Brasília (DF). O frei Luiz apresentará também uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pedindo o arquivamento imediato do projeto e explicando as motivações do jejum.

Em entrevista exclusiva ao Brasil de Fato, Malvezzi, o Gogó, antecipa como será a mobilização. De acordo com ele, a justificativa não é muito diferente daquela utilizada na primeira greve de fome, realizada entre o final de setembro e o início de outubro de 2005.

Frei Luiz mantém a convicção de que a transposição não atenderá à população pobre do Semi-Árido, mas sim às empreiteiras responsáveis pela obra, a grandes proprietários de terra, produtores de camarão do litoral e a empresários ligados a setores exportadores. Ele entende que a melhor alternativa para a população em geral são as 530 obras sugeridas pela Agência Nacional de Águas (ANA) em seu Atlas do Nordeste e que seriam suficientes para abastecer os 1,3 mil municípios da região com mais de 5 mil habitantes a um custo muito inferior ao da transposição, R$ 3,6 bilhões contra R$ 6,6 bilhões. Para o meio rural, frei Luiz aposta nas alternativas de convivência com o clima desenvolvidas no âmbito da Articulação do Semi-Árido (ASA).

Tempo para ganhar tempo

O bispo esperava convencer o presidente Lula das alternativas à transposição quando aceitou encerrar a primeira de fome. Na ocasião, o governo prometeu abrir um diálogo sobre o projeto. Em dezembro de 2005, frei Luiz reuniu-se em Brasília com Lula e acertou a realização de uma rodada de debates. Em 2006, porém, a transposição foi saindo da agenda conforme as eleições se aproximavam.

"Aos poucos, (frei Luiz) percebeu que o governo apenas tinha dado tempo para poder ganhar tempo", analisa Gogó. Ele evitou um tema polêmico para não arriscar perder votos. Tanto que no dia 18 de dezembro de 2006, o ministro Sepúlveda Pertence, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu as liminares que questionavam a licença ambiental prévia da obra.

Mesmo assim, o governo só voltou a se posicionar abertamente com relação à transposição quando incluiu a obra dentro da lista de projetos do Programa de Aceleração de Crescimento (PAC), anunciado no dia 22 de janeiro deste ano.

A partir de então, movimentos sociais de todo o Semi-Árido promoveram mobilizações contra o início das obras. De seu lado, o governo colocou, em junho, o Exército para fazer a primeira etapa da transposição, acelerando o projeto uma vez que, assim, eliminava a necessidade de abrir licitações. No dia 26 daquele mês, cerca de 1,2 mil manifestantes ocuparam o canteiro de obras do eixo Norte em Cabrobó (PE). O acampamento durou até o dia 4 de julho, quando agentes das polícias federal e militar foram fazer o despejo. Apesar de criticarem a truculência da operação, os manifestantes saíram pacificamente.

Desde então, o gesto tomado nesta terça-feira por frei Luiz é a grande manifestação dos opositores da transposição. Confira, abaixo, a entrevista com Gogó.

Brasil de Fato – Por que o frei Luiz vai fazer uma nova greve de fome?

Gogó – Não tem muita novidade nas motivações. Ele fez a greve de fome e parou em função de um compromisso do governo de dialogar alternativas mais adequadas para o Semi-Árido. Aos poucos, percebeu que o governo apenas tinha dado tempo para poder ganhar tempo, mas não tinha interesse num diálogo mais profundo. Ele protocolou (no dia 21 de fevereiro) uma carta ao Lula e não teve resposta. E de lá para cá apareceram algumas alternativas, sobretudo o Atlas do Nordeste da Agência Nacional de Águas que propõe 530 obras para mais de mil municípios, abastecendo mais 34 milhões de pessoas. Ele achava que, com a proposta do Atlas (orçada em R$ 3,6 bilhões, contra R$ 6,6 bilhões da transposição), o governo aceitaria um diálogo maior. Mas, diante da resistência do governo a qualquer alteração – mesmo diante de propostas mais viáveis e baratas –,diante da ação do Exército que, embora do ponto de vista da engenharia da obra seja insignificante, está fazendo alguma coisa, diante da situação grave do São Francisco neste momento, com quase 600 quilômetros de esgoto e a baixa do lago de Sobradinho, diante do sofrimento das comunidades tradicionais e da longa estiagem que pegou os nove estados do Nordeste, mais o Norte de Minas Gerais, ele resolveu retomar a greve de fome. Não sei exatamente o conteúdo da carta (que será apresentada durante a coletiva de imprensa), mas, por cima, ele nos informou que (a justificativa) vai nessa direção.

Por que ele não tomou essa atitude antes?

Ele é uma pessoa muito reflexiva, que acredita até o último momento na possibilidade de diálogo. Ele só vai numa atitude dessa quando percebe que não tem mais outra linguagem, que os outros caminhos se esgotaram. E certamente ele sabe que – embora ele esteja aberto para discutir – o governo não vai querer conversa. Minha impressão é que ele está querendo sinalizar para um horizonte mais amplo, mais a frente, no sentido de questionar, além até da própria transposição, o modelo de desenvolvimento do país.

Onde vai ser a greve?

Está acertado para ser no município de Sobradinho (BA), que fica às margens do São Francisco, próximo à parede da barragem de Sobradinho. Lá tem uma vila, a Vila São Francisco e tem uma capela, a Capela São Francisco.

E quais movimentos sociais estão com ele?

Vão estar junto no grupo que o acompanha o MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), o MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores) e pessoas do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) local, além da Pastoral da Terra e pessoas das comunidades tradicionais. Desta vez, ele já vem de uma forma articulada com os movimentos sociais.

Fazendo uma avaliação das outras mobilizações que já tiveram neste ano contra a transposição (acampamento em Brasília e ocupação do canteiro de obras, além das cartas e solicitações de debate), por que a saída encontrada foi novamente a greve de fome? As outras vias...

As outras vias se mostraram esgotadas. Inclusive a ocupação. O governo não cede. Não é que frei Luiz pense que o governo vá ceder. Acho que ele não aposta nessa possibilidade. Ele está querendo colocar uma sinalização mais profunda para que a sociedade brasileira possa pensar os caminhos que o Brasil está tomando em termos de sua relação com os bens naturais, particularmente com a questão do São Francisco.

O que você pode dizer sobre as obras que já estão sendo feitas, a transposição começou mesmo?

O Exército foi escolhido para fazer essas obras porque não precisa de licitação. Mas o Exército também não tem competência técnica para ir muito longe. Então, eles precisam realmente da licitação das empresas. O Exército cumpriu um papel mais estratégico e político de sinalizar que estava começando. Mas as obras não têm grande importância técnica. São trechos muito breves, curtos, próximos às tomadas de água do rio. Na verdade, o investimento pesado virá com as empresas, com os oito lotes partilhados entre as empreiteiras para o início das obras em vários pontos.

Esse trabalho de agora, então, é mais simbólico?

Ele é real, mas não tem grande impacto em termos de engenharia. As empreiteiras é que vão fazer as partes difíceis e mais exigentes em termos de engenharia e de custo.

Toda essa disputa em torno da transposição, principalmente após a entrada do frei Luiz, acabou ficando centrada na figura do presidente Lula. Qual a sua avaliação do comportamento do governo durante todos esses quase cinco anos?

É uma coisa um tanto difícil para nós. O Lula sempre relutou como pessoa diante dessa obra, enquanto candidato. E a surpresa foi ele, logo ao assumir o governo, colocá-la como uma prioridade. Sabemos que passou pela uma aliança com o Ciro Gomes, mas a nossa avaliação é que é uma obra de interesse do capital globalizado. De grandes empreiteiras brasileiras aliadas com o capital internacional, que quer as frutas da exportação, tem vinculação com empresas do aço no Porto de Pecém (vizinho a Fortaleza – CE), na criação de camarão em cativeiro no litoral, no abastecimento da indústria de turismo, com muita água no litoral, particularmente em Fortaleza, e residualmente tem alguma coisa em termos de abastecimento humano, mas que é muito pouco. 70% das águas são destinadas à fruticultura irrigada, 26% destinada ao abastecimento urbano e só 4% destinado à população difusa do campo (esses dados constam do relatório de impacto ambiental da transposição, produzido pelo Ministério da Integração).

Qual sua expectativa para a greve e para as mobilizações deste último mês do ano?

Imagino que o frei Luiz, como é uma pessoa muito reflexiva e racional, tenha pensado muito. Ele não é de tomar atitudes precipitadas. Eu acho que o governo não deve recuar, entendo que ele sabe disso, por isso vejo que o quadro vai ser extremamente complexo. E as previsões, não sei, não vejo como boas nã

______________________________________________________________________

TCM e o combate à corrupção

O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Conselheiro Raimundo Moreira, participou do XXIV Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil, realizado em Natal, no Rio Grande do Norte, cuja temática foi: "Os Tribunais de Contas: defesa do interesse público e o combate à corrupção". Ao final do evento foi aprovado em Assembléia Geral um documento, denominado Carta de Natal.

         Defesa da eficiente aplicação dos recursos públicos; programa de modernização do Controle Externo; integração dos Tribunais de Contas com os Poderes constituídos; ampla abertura das cortes de contas, inclusive com a instalação de ouvidorias nos tribunais; programa de apoio aos servidores dos TC, notadamente na área de capacitação profissional, e a importância da crescente interação com os gestores públicos, além da implantação e fortalecimento do Controle Interno em todos os níveis administrativos da Federação, foram alguns dos temas debatidos no evento.  

______________________________________________________________________

TODOS SABIAM DA MENINA NA CELA COM ADULTOS


LAURA CAPRIGLIONE
Enviada especial da Folha a Belém (PA)

Da rua em frente à delegacia de polícia de Abaetetuba, 130 km de Belém, tem-se visão ampla da carceragem, um galpão de 80 metros quadrados, três banheiros minúsculos e uma cela de segurança, separados da cidade livre apenas por um portão de grades enferrujadas.

Foi lá que, durante pelo menos 20 dias, uma menina de 15 anos, L., acusada de tentativa de furto, permaneceu encarcerada com mais de 30 homens, submetida a abusos sexuais, violência e estupros seguidos, que só tiveram fim no dia 15.

"Era um show isso daqui. Todo mundo sabia que a menina estava lá no meio daqueles homens todos, mas ninguém falava nada", disse uma mulher na delegacia, sexta-feira à noite.

"Antes de comer, os presos se serviam dela", lembra inflamada outra mulher, falando alto bem em frente à sala do delegado de plantão. Refere-se ao fato de os presos obrigarem a menina a praticar sexo como condição para lhe darem alimento.

"Ela gritava e pedia comida para quem passava, chamava a atenção para si, e, como ela era conhecida por aqui, não dava para ignorar", afirma outra.

Nos bastidores do governo federal, em Brasília, existe a convicção de que o caso configura-se em uma das mais graves violações dos direitos humanos, uma ofensa ao Estatuto da Criança e do Adolescente, além de ferir os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

O mais constrangedor, porém, é que todo esse horror foi patrocinado por instituição do Estado (a Polícia Civil) comandada pela petista Ana Júlia Carepa, governadora do Pará.

L. não poderia estar no sistema penitenciário, menos ainda sob acusação de tentativa de furto e, pior, presa entre homens. "Só se pode internar um adolescente por violência, grave ameaça ou prática reiterada de delito grave, o que não era o caso", diz a advogada Márcia Ustra Soares, 42, da subsecretaria de promoção dos direitos da Criança e do Adolescente da Presidência da República.

______________________________________________________________________

Familiares de vítimas da Fonte Nova são recebidos na Sudesb

Familiares de vítimas do acidente da Fonte Nova foram recebidos, hoje (27), pelo diretor-geral da Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô), no auditório da autarquia. Bobô voltou a explicar que nenhum relatório técnico sinalizou qualquer deficiência nas estruturas físicas do estádio, que justificassem uma intervenção no anel superior, onde ocorreu o acidente.

"Há muito tempo não se fazia na Fonte Nova nenhuma intervenção física para manutenção do equipamento. Nós, assim que assumimos o cargo, tomamos esta decisão, para dar mais dignidade aos torcedores. E durante três meses e meio interditamos 75 por cento das arquibancadas, com base em relatório de setembro de 2006 de uma consultoria especializada", disse o diretor.

Lamentando as perdas humanas, Bobô se emocionou por completo ao falar ao grupo. "Eu sou uma pessoa extremamente sensível e aberta. E assim como vocês estou bastante dolorido com as perdas que sofremos".disse.

Sebastião da Cruz, pai de Márcia Santos Cruz, uma das vitimas, ficou sensibilizado pelo gesto. "Ele teve amor e solidariedade conosco", falou. Lembrando da filha que perdeu a vida, Sebastião disse, cabisbaixo: "ela deixou um menino de seis anos, que também poderia ter morrido junto, se tivesse ido com ela no jogo".

Ao lado de Sebastiã, Fábio dos Santos Marques, irmão de Anísio Marques Neto, também vítima da tragédia, ressaltava o gesto solidário de Bobô. "Ele mostrou muito sentimento ao próximo. É isso que eu esperava dele", afirmou. A reunião contou com as presenças das assistentes sociais da Sudesb e da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.

______________________________________________________________________

Pólo industrial de Camaçari perde

Apesar de faturar R$14 bi por ano, complexo enfrenta risco de perder investimentos

 

Na próxima semana o Pólo industrial de Camaçari comemora 30 anos, mas ao que parece a data não será comemorativa, ao menos no que diz respeito a infra-estrutura e competitividade do local. Para discutir sobre a questão a Comissão de Infra-estrutura Desenvolvimento Econômico e Turismo presidida pelo Deputado Júnior Magalhães, realizou audiência hoje na Assembléia Legislativa da Bahia. Estiveram presentes o presidente do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Manoel Carnaúba; Superintendente de Indústria e Mineração (SICM), Antonio Carlos Matias; representante da Bahiagás, Celestino Boente; diretor executivo da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Paulo Villa, além de representantes de algumas empresas do complexo, como Taminco, Dupon, Elequeiroz, entre outras.

O pólo corresponde hoje a 30% do PIB baiano, oferece 13 mil empregos diretos e tem um faturamento anual de R$ 14 bi por ano.  Conforme o presidente do Cofic, Manuel Carnaúba, no entanto, o pólo tem perdido concorrência e investimentos para outros estados devido à precariedade de sua infra-estrutura. Problemas como volume acumulado de dívidas, logística, demora no fornecimento de gás, e formação de mão-de-obra foram citados como as principais causas. "Não dá para continuar vivendo no Brasil com essa guerra fiscal. Temos diversos problemas e hoje um centavo de dólar faz toda a diferença. Se não tivermos investirmos em tecnologia de ponta não teremos condições", sintetizou.

Conforme o diretor executivo da Associação de Usuários dos Portos da Bahia (Usuport), Paulo Villa, aspectos de infra-estrutura deviam ser primordiais para se pensar na expansão e concorrência do pólo. "Os navios mudaram de tamanho, mas nossos portos têm a mesma estrutura de 40 anos ou mais", disse. Villa citou também o prejuízo, que chega a R$ 33mi por ano, por conta da espera que os navios enfrentam nos portos. 

A falta de segurança no local também é uma das preocupações dos empresários. O deputado Júnior Magalhães aproveitou para lembrar de um projeto de polícia especial para o local que havia sido aprovado em março de 2006, mas que não entrou em vigor.  Conforme o superintende da Cofic, Mauro Guimarães, o Cofic disponibilizou R$ 600 mil, mas o projeto não saiu. "Estamos terminando o ano e perdemos isso por falta de agilidade dos órgãos competentes", disse.

 

 

______________________________________________________________________

Aracruz e o ISE

A Aracruz Celulose compõe, pela terceira vez consecutiva, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), que foi lançado ontem pela Bovespa, em São Paulo. O índice engloba 32 companhias selecionadas que apresentam alto grau de comprometimento com sustentabilidade e responsabilidade social. "Nossa presença no ISE desde que foi criado, há três anos, demonstra o consistente compromisso da Aracruz com a geração de valor para o acionista e demais partes interessadas em bases sustentáveis", diz Isac Zagury, diretor Financeiro da Aracruz. O ISE, lançado em dezembro de 2005, foi formulado com base no conceito do "triple bottom line", que avalia, de forma integrada, elementos ambientais, sociais e econômico-financeiros no desempenho das empresas. Neste ano, foram adi cionados outros três indicadores: governança corporativa, características gerais e natureza do produto. Veja mais aqui.

______________________________________________________________________